Cansado de declarar o imposto de renda de seus investimentos, hoje no Viu Como se Faz você vai conhecer 3 Investimentos isentos de Imposto de Renda.

Investimentos isentos de imposto de renda normalmente são os que trarão benefícios ao governo de alguma forma, principalmente em termos de preservação de cidades, estados e/ou do país como um todo.

Vem com a gente e descubra quais sãos esses 3 investimentos isentos de imposto de renda, aqui você vai ter soluções de longo. médio e curto prazo também, sendo que é totalmente possível lucrar com cada uma destas, vamos lá.

CRI e CRA

Estes são siglas dos certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio, são um pouco mais arriscados e contribuem para o setor imobiliário e agronegócio como os seus próprios nomes já entregam.

O emissor deles é normalmente uma seguradora e esses investimentos por sua vez são de médio e longo prazo, ou seja, só podem ser resgatados na data de vencimento; Atualmente são apenas 3 possibilidades validas para você obter os retornos do CRI e do CRA, são eles:

  • Índices de Inflação
  • Taxas pré-fixas
  • Correspondência com o CDI

Poupança como investimento

Esse investimento é o que há o menor número de riscos e está entre a mais escolhida dentre os conservadores, mas apesar disso você precisa saber que o seu rendimento irá ficar variando de acordo com a taxa selic, que corresponde entre 2,5 a no máximo 4,5% ao fim de cada ciclo.

Quer saber mais sobre a taxa selic? Confira: Taxa Selic: O que é, para que serve, qual a Selic de hoje?

FIIs

Este é um dos poucos investimentos isentos de IR que tem maior chance de sucesso se houver o envolvimento de um especialista em gestão e seleção dos ativos.

FIIs nada mais são do que a venda de pequenas cotas,fundos ou partes de diversas estruturas do setor, como por exemplo: Blocos Empresariais, Armazéns, Shopping Centers, Hospitais entre outros; Mas fique atento as seguintes observações.

  1. Qualquer pessoa com dinheiro em sua conta pode investir em um FIIs e negociar em uma bolsa ou mercado de balcão organizado.
  2. Quem detém 10% ou menos das cotas de cada fundo ou realiza negócios com mais de 50 cotistas tem rendimentos isentos de imposto.
  3. As FIIs podem ser vendidas também, mas há um imposto sobre isso, ele é representado por 20% da alíquota do imposto de renda.

Considerações Finais Sobre os Investmentos Isentos de Imposto de Renda

Nós sabemos que a isenção de qualquer tipo de imposto é bom, mas isso não quer dizer que você não deve deixar de declara-los, certo?

Por essa razão, independente se você for uma pessoa física ou jurídica, evite problemas como a malha fina e declare o seu IR direitinho, tá bom? Até a próxima!!!

Share.

0