O que est√° procurando?

Como Atrair e Fidelizar Clientes Para o Seu Negócio

0

Obtenha atualiza√ß√Ķes em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Atrair e fidelizar clientes é o objetivo de toda empresa, afinal de contas, sem eles, como um negócio vai crescer e ter lucros?

Os clientes são parte fundamental para qualquer negócio, seja para empresas que vendem produtos ou para empresas que oferecem serviços.

Por isso, é essencial buscar maneiras para que os consumidores estejam sempre presentes e claro, dando dinheiro para sua empresa.

Por√©m, como fazer isso? Como atrair e fidelizar clientes? Quais estrat√©gias s√£o mais adequadas? √Č sobre isso que voc√™ ir√° conferir a partir de agora!

Dicas essenciais para atrair e fidelizar clientes

Atendimento personalizado e de qualidade

O primeiro e principal ponto que você precisa se atentar para atrair e fidelizar clientes é oferecer um atendimento personalizado!

E para isso, é importante que você se coloque no lugar dos seus clientes. Como eles gostariam de ser atendidos?

Isso porque, os consumidores esperam sempre um bom atendimento quando vão fechar um negócio.

Atendimentos ruins, que n√£o ajudam e que n√£o s√£o feitos de maneira educada, emp√°tica, √°gil e respeitosa, apenas afastam os consumidores.

Por isso, conhe√ßa bem o seu cliente, o seu p√ļblico-alvo e proporcione a ele o melhor atendimento poss√≠vel, tanto presencialmente quanto a dist√Ęncia. 

O padr√£o de qualidade precisa ser o mesmo em todos os meios e ambientes.

Al√©m disso, √© importante que todos os colaboradores sejam treinados com uma certa regularidade e estejam qualificados para oferecer um atendimento de qualidade, isto √©, que compreenda as necessidades e prefer√™ncias dos clientes e que n√£o fique apenas tentando ‚Äúempurrar‚ÄĚ um determinado produto ou servi√ßo.

Experiência do consumidor

Voc√™ j√° ouviu este termo, ‚Äúexperi√™ncia do consumidor‚ÄĚ? Ele est√° cada vez mais em alta e com certeza precisa ser levado em considera√ß√£o em seu neg√≥cio.

Isso porque, a maioria dos clientes espera uma experiência ao visitar sua loja ou seu site na internet.

Por exemplo, se você tem um restaurante, as pessoas que vão nele esperam ser bem atendidas, esperam uma comida boa, esperam um ambiente agradável e aconchegante…

E o mesmo vale para o seu site na internet, isto √©, ele precisa ser r√°pido, precisa ter um design e um layout bonito, precisa funcionar bem em dispositivos m√≥veis, precisa fornecer informa√ß√Ķes claras e relevantes, e tudo mais que possa agregar para a experi√™ncia do usu√°rio.

N√£o adianta apenas ‚Äútentar vender‚ÄĚ, ‚Äúfor√ßar‚ÄĚ algo que as pessoas n√£o querem ou que n√£o est√£o buscando no momento.

O principal ponto neste tópico é proporcionar uma experiência incrível aos consumidores, de modo que eles queiram voltar mais vezes e ainda recomendem/indiquem a sua empresa para outras pessoas.

Pense sempre na satisfação do cliente e no quão agradável é a experiência que sua organização oferece a ele.

Marketing digital

Atualmente, gra√ßas √† internet e ao marketing digital h√° in√ļmeras possibilidades e oportunidades para conseguir atrair e fidelizar clientes.

Por isso, investir nesta estratégia online é fundamental nos dias de hoje.

Você pode investir, por exemplo:

  • Em um site;
  • Em um blog;
  • Em p√°ginas nas redes sociais;
  • Em an√ļncios online;
  • Em e-mails marketing;
  • Em Inbound Marketing;
  • Em marketing de afiliados;
  • E muito mais!

Explore este mar de possibilidades que o marketing digital oferece à sua empresa e veja qual ou quais estratégias funcionam mais para o seu negócio.

Comunicação, relacionamento e feedbacks

A comunica√ß√£o, o relacionamento e os feedbacks s√£o fundamentais para uma boa rela√ß√£o empresa-cliente. 

Isso porque, você precisa conversar, interagir e falar com os clientes, você precisa ouvir os feedbacks que eles têm para dar… e, assim, você conseguirá estreitar laços e ir ajustando as coisas conforme necessário, até que elas fiquem da melhor maneira possível, que, de fato, agradem e satisfaçam os clientes da sua marca.

A comunicação precisa ser uma via de mão dupla e a sua empresa precisa dar voz aos consumidores, precisa agradecê-los, reconhecê-los e manter um bom relacionamento com eles.

E pegando o gancho com o que falamos anteriormente, as redes sociais, por exemplo, podem ser √≥timos canais para voc√™ se relacionar, engajar e interagir com seu p√ļblico.

Voc√™ pode usar o perfil da sua empresa nessas redes para tirar d√ļvidas, fazer enquetes, promover debates, dar dicas, pedir sugest√Ķes‚Ķ enfim, h√° in√ļmeras possibilidades para explorar.

Brindes

Outra forma interessante para atrair e fidelizar clientes √© dar brindes a eles, afinal, quem n√£o gosta de ganhar algo? √Č de gra√ßa!

Sendo assim, voc√™ pode investir em alguns tipos de brindes, claro, desde que fa√ßam sentido para o seu p√ļblico-alvo. 

Por exemplo, você pode dar um calendário, um copo personalizado, um bloquinho de notas, uma caneta, um squeeze… enfim, opção é o que não falta.

E, ao adotar esta estrat√©gia, voc√™ estar√° mostrando ao cliente que se importa com ele, que o valoriza e que agradece por ele comprar da sua empresa. 

Dar um brinde é oferecer algo além, algo que surpreenda o consumidor positivamente.

Programas de fidelidade

Programas de fidelidade, apesar de já existirem há décadas, ainda são bastante importantes para estratégias de atração e, principalmente, retenção de clientes.

E esta estratégia basicamente consiste em gamificar o consumo. Ou seja, quanto mais os consumidores compram, mais vantagens e pontos ganham e, depois, eles podem trocá-los por brindes especiais, prêmios, descontos, entre outras coisas.

Pós-venda

Por fim, mesmo após fechar uma venda, a sua empresa precisa estar presente para o cliente. Ela não pode achar que pronto, o trabalho foi feito.

Isso porque, as vezes os consumidores t√™m d√ļvidas, precisam de ajuda e de algum suporte t√©cnico‚Ķ por isso, fazer um acompanhamento e ajudar o cliente quando necess√°rio √© de suma import√Ęncia.

Assim, voc√™ demonstra que a sua empresa se preocupa com os clientes e pensa neles mesmo depois de efetuar uma venda. 

Isso gera valor e passa aos clientes a sensação de que eles podem contar com a empresa, que ela está lá não só para vender, mas para ajudar e contribuir para seu sucesso de alguma maneira.

Obtenha atualiza√ß√Ķes em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceitar Ler mais

error: © 2020 - Viu como se faz. All Rights Reserved.