Viu como se Faz
Viu como se Faz é um projeto colaborativo que visa construir e compartilhar artigos com instruções passo-a-passo | instruções e dicas em diversos assuntos.

Como aumentar o leite materno

- Anúncio -

Como aumentar o leite materno
Como aumentar o leite materno

É  importante que a mulher que está amamentando  beba cerca de 3 a 4 litros de líquidos por dia, faça uma alimentação equilibrada rica em frutas, vegetais e cereais integrais, e também aumente a frequência e a duração das mamadas, para estimular o reflexo do hormônio prolactina que aumenta a produção de leite materno.

 Desafios na amamentação são muitos e não é incomum  pensar que o corpo parou de produzir leite.

Embora em alguns casos a baixa produção ainda está relacionado a algum aspecto da saúde da mãe, na maioria das vezes o problema real é a falta de estímulo.

Quanto mais você amamentar o bebê, mais leite a mãe produz. Portanto, o primeiro passo é   deixar o bebê sempre mamar a todo momento que ele sentir fome, mesmo durante a noite e se possível, deixar o bebê  esvaziar a mama até o final e em seguida, oferecer o outro lado.

  A sucção adequada e regular do bebê é muito importante, porque a partir deste estímulo o seio passa a produzir mais leite.

Como aumentar o leite materno rápido

Separei alguns hábitos que se deve ter para obter aumentar o leite materno rápido, porém como já dito acima o maior estimulante é deixar o bebê mamar a todo momento que sentir fome.Vamos as dicas de como aumentar o leite materno:

  • Beber àgua ( a ingestão de 3 a 4 litros de líquidos por dias ajuda a aumentar o fluxo de leite materno, é importante tomar 1 copo de suco, sopa, chá ou água antes e depois de amamentar);
  • Fazer uma boa alimentação ( é importante também fazer uma boa alimentação de alimentos que fornecem bastante energia como canjica, bacalhau e castanha. Claro não pode faltar os alimentos ricos em água como: gelatina e assim como frutas sendo indicado a laranja, melancia e melão);
  • Oferecer o peito logo após o parto ( Assim que o bebê nascer já oferecer o peito para estimular a produção de leite);
  • Esperar a mama esvaziar e depois trocar de lado ( é super importante esse método de como aumentar o leite materno pois o organismo entende que precisa produzir mais leite, caso você troque de lado antes que esvazie a mama, nosso organismo pode entender que não há a necessidade de produzir mais leite pois o que ele produziu foi o suficiente);
  • Relaxar ( descansar garante que o corpo tenha energia suficiente para a produção de leite);

Como fazer para aumentar o leite materno 

 Além dos métodos mais simples para aumentar o leite materno há também outras formas de estimular o organismo para que produza leite de forma adequada para seu bebê. 

  • Compreender quando está realmente faltando leite ( A melhor forma é observar se o bebê está sugando bem, se faz xixi e cocô várias vezes ao dia, se a urina está clara e até mesmo se o bebê está com o peso que deveria estar);
  •   Massagens e compressas ( Há vários motivos pelos quais o leite não seja produzido de forma adequada, vai desde o formato das mamas até desequilíbrios hormonais. O que pode ajudar também são as massagens que estimula na região das mamas, e até mesmo compressas diárias com água morna, que favorecem a atividade das glândulas mamárias e a vasodilatação);
  •  Remédios (também podem auxiliar na produção de leite materno, porém é necessário consultar um clínico e/ou pediatra para verificar se é mesmo necessário, pois ocorrem somente em casos específicos);
  • A chupeta  é um item muito comum utilizado pela mamães, porém as chupetas também podem atrapalhar na produção de leite materno, uma vez  que o bebê ainda está aprendendo a mamar o ideal é não oferecer a chupeta até o 15º dias de vida);
  •   Observar se a pega está correta (Parece simples mas nem todos os bebês mamam de forma correta, observe se o bebê está abocanhando a auréola toda e não somente o bico, pois pode atrapalhar no momento da sucção).

- Anúncio -

Cuide de você, cuide do seu baby, pois o amor está no mais simples gesto que fazemos, somente para vê-los felizes ! 

 Como aumentar o leite materno 

 Por fim o ideal é que com o estímulo do bebê, a inserção de 3 a 4 litros de líquidos por dia, fazer uma boa alimentação e esperar a mama esvaziar e logo após trocar de lado, o corpo produza leite de forma adequada para seu bebê. Caso ainda assim não haja resultados expressivos há outro método de como aumentar o leite materno. 

De forma natural é sempre importante checar se o corpo está realmente produzindo leite materno no ritmo correto, e há  várias formas de verificar se está tudo certo com o  ritmo em que o corpo está produzindo leite. Portanto fique atenta aos detalhes. 

Verifique se realmente o corpo está produzindo leite de forma correta de acordo com o peso do bebê, ou seja se o seu bebê estiver ganhando o peso de forma adequada.

Verifique com o pediatra de o seu bebê está ganhando peso de forma adequada, caso isso não esteja ocorrendo o mesmo pode orientar o uso da mamadeira com leite adaptado, para completar a amamentação ou como forma de substituição.

Outra forma de como aumentar o leite materno, é tomando suplementação. Há suplementos que podem ser usado para auxiliar na produção de leite, porém para tomar algum suplemento é necessário primeiro consultar o clínico geral e/ou pediatra do bebê.

O ideal é o bebê mamar somente no peito até os 6 meses de vida, e mesmo que a mãe retorne ao trabalho antes deste prazo, pode-se optar por tirar o leite do peito e deixar com alguém para dar ao bebê.

Embora cada mamãe seja um caso específico, o ideal é sempre estar atenta a todos os detalhes, e em caso de dúvida procurar o clínico e\ou pediatra para verificar quais são as melhores medidas a ser tomadas. 

 espero ter ajudado !

- Anúncio -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceitar Ler mais