Viu como se faz

Viu como se Faz – Blog | é um projeto colaborativo que visa construir e compartilhar artigos com instruções passo-a-passo | instruções e dicas em diversos assuntos.

Como clarear os dentes

Como clarear os dentes

Como clarear os dentes em casa ? aprenda neste artigo maneiras fáceis para deixar seus dentes branquinhos e ficar com um sorriso marcante.

Antes de ensinar como clarear os dentes é importante lembrar que existem vários fatores que causam o amarelamento dos dentes e faz com que eles percam o brilho.

Certos alimentos podem manchar o esmalte dos dentes, que é a camada mais externa dos dentes.

Este tipo de descoloração geralmente pode ser tratada com limpeza e clareamento de remédios. No entanto, às vezes, os dentes acabam ficando amarelos porque o esmalte tem erodido, revelando a dentina subjacente. A dentina é, naturalmente, tecido ósseo amarelo que se encontra debaixo do esmalte.

Aqui estão algumas maneiras simples que você pode fazer em casa e que te ajudarão a clarear naturalmente seu sorriso.

Como clarear os dentes

1 – Clareando os dentes com óleo de coco

A prática implica a bochechar com o óleo todo na sua boca, para remover as bactérias, que pode se transformar em uma placa e causa de seus dentes para olhar amarelo.

O óleo de coco é uma escolha popular porque possui um sabor agradável e oferece muitos outros benefícios para a saúde.

O óleo de coco é também rico em ácido láurico, que é conhecida por sua capacidade de reduzir a inflamação e matar as bactérias,

Infelizmente, não existem estudos científicos que comprovam que o óleo de coco clareia os dentes. No entanto, é uma prática segura e definitivamente vale a pena tentar. Muitas pessoas alegam que seus dentes ficaram mais brancos e brilhantes após o uso regular do óleo de coco.

Como clarear os dentes com óleo de coco

Como clarear os dentes com óleo de coco?

Para clarear os dentes com óleo de coco, coloque 1 colher de sopa de óleo de coco em sua boca e bochechar.

O óleo de coco é sólido à temperatura ambiente, de modo que você pode ter de esperar alguns segundos para que ele derreta.

O ideal é bochechar durante 15 a 20 minutos.

Ao contrário de muitos outros métodos de clareamento dental, o óleo de coco não expõem os dentes a ácidos ou outros ingredientes que corroem o esmalte. Isso significa que ele é seguro para fazer diariamente.

2 – Clareando os dentes com Bicarbonato do sódio

O bicarbonato de sódio possui propriedades naturais para clareamento do esmalte dentário, é um ingrediente seguro, popular e muito encontrado nas pastas de dente.

O bicarbonato de sódio é um abrasivo suave que pode ajudar a eliminar as manchas superficiais nos dentes. Além disso, o bicarbonato de sódio, cria um ambiente alcalino em sua boca, o que impede as bactérias de se proliferarem.

Este método não vai clarear os dentes do dia para a noite, mas você irá notar uma diferença no branco de seus dentes ao longo do tempo.

A ciência ainda não comprova que a escovação com bicarbonato de sódio irá clarear os dentes, mas vários estudos mostram que a pasta de dentes com bicarbonato de sódio tem um significativo efeito branqueador.

Um estudo descobriu que os cremes dentais que possuem bicarbonato de sódio foram significativamente mais eficaz na remoção de manchas e amarelo dos dentes do que o padrão de cremes dentais sem bicarbonato de sódio. Quanto maior a concentração de bicarbonato de sódio, maior o efeito.

Além disso, uma análise de cinco estudos mostraram que cremes dentais contendo bicarbonato de sódio removia a placa bacteriana dos dentes de forma mais eficaz do que os cremes dentais sem bicarbonato de sódio.

Como clarear os dentes com bicarbonato de sódio

Como clarear os dentes com bicarbonato de sódio?

Para clarear os dentes utilizando bicarbonato de sódio , misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com 2 colheres de chá de água e escove os dentes com a pasta. Você pode fazer isso algumas vezes por semana.

dentes brancos

3 – Clareando os dentes com Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio é um agente natural de branqueamento, que também mata as bactérias em sua boca.

Muitas pessoas têm utilizado o peróxido de hidrogênio por anos para desinfectar feridas devido a sua capacidade de matar bactérias.

Muitos produtos para clareamento dentário contêm em sua fórmula peróxido de hidrogênio, embora com uma concentração muito superior do que você irá usar.

Um estudo descobriu que a escovação com creme dental que possui em sua fórmula bicarbonato de sódio e peróxido duas vezes por dia levou a 62% de dentes mais brancos em seis semanas.

No entanto, existem algumas questões a respeito da segurança do peróxido de hidrogênio.

O peróxido de oxigênio em grandes concentrações ou o seu uso excessivo pode causar irritação da gengiva causar sensibilidade dentária. Há também a preocupação de que altas doses podem causar câncer, mas isto não foi comprovado.

Como clarear os dentes com peróxido de hidrogênio

Como clarear os dentes com peróxido de hidrogênio?

Uma maneira de usar o peróxido de hidrogênio é como um anti-séptico bucal antes de escovar os dentes. Verifique se você está usando um 1,5% ou 3% solução para evitar efeitos colaterais.

O mais encontrado em drogarias é o peróxido de hidrogênio com concentração de 3% . Você pode facilmente diluir essa concentração para 1,5% misturando em partes iguais peróxido de hidrogênio e água.

Outra maneira de usar o peróxido de hidrogênio é misturado com bicarbonato de sódio para fazer uma pasta de dente.

Como clarear os dentes com peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio

Como clarear os dentes com peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio?

Para isso misture 2 colheres de sopa de peróxido de hidrogênio com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e gentilmente escove os dentes com a mistura.

Não esqueça de Limitar o uso da mistura por algumas semanas, seu uso excessivo pode corroer o esmalte dos dentes.

Como clarear os dentes

4 – Clareando os dentes com Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem sido usado por séculos como um desinfetante natural e como produto de limpeza.

O principal ingrediente ativo do vinagre de maçã é o Ácido acético, que é o que efetivamente mata as bactérias. As propriedades antibacterianas do vinagre de maçã é o que o torna útil para a limpeza de sua boca e o clareamento de seus dentes

Um estudo realizado descobriu que o vinagre de maçã tem um efeito de poderoso de branqueamento dos dentes. No entanto, eles também descobriram que o vinagre pode amolecer os dentes.

O ácido acético no vinagre de maçã, tem o potencial de corroer o esmalte de seus dentes. Por isso, você não deve usar o vinagre de maçã todos os dias.

Como clarear os dentes com vinagre de maçã

Como clarear os dentes com vinagre de maçã?

Uma maneira de usar o vinagre de maçã é o diluindo em água e utiliza-lo como um anti-séptico bucal antes de escovar os dentes.

5 – Clareando os dentes com Frutas

Uma dieta rica em frutas e vegetais pode ser bom para seu corpo e seus dentes.

Em particular, morango e abacaxi são duas frutas que podem ajudar a clarear os dentes.

Tenha em mente que essas frutas não são nenhum substituto da sua higiene diária.

Como clarear os dentes com morangos e bicarbonato de sódio

Clarear os dentes com morango e bicarbonato de sódio tem sido um remédio natural tão popular que vem sendo feito por algumas celebridades.

Os defensores deste método afirmam que o ácido málico encontrado em morangos irá remover a descoloração nos dentes, enquanto o bicarbonato de sódio distanciar as manchas.

No entanto, esta solução não tem comprovação cientifica ou até um estudo realizado acerca do assunto.

Muitos acreditam que morangos podem ajudar a esfoliar os dentes e torná-los mais branco, mais, é improvável que eles penetram as manchas em seus dentes.

Um estudo recente descobriu que uma colher de morangos em mistura com bicarbonato de sódio não traz tanta diferença na alteração de cor nos dentes

Apesar de estudo mostrarem efeitos minimos sobre o esmalte dos dentes, o uso excessivo pode causar danos.

Como clarear os dentes com morangos e bicarbonato de sódio?

Se decidir clarear seus dentes usando morangos e bicarbonato de sódio, esmague 2 ou 3 morangos e misture com bicarbonato de sódio, escove a misture delicadamente e deixe agir por alguns minutos. Limite o seu uso a algumas vezes por semana.

Como clarear os dentes com abacaxi

Alguns afirmam que o abacaxi pode clarear os dentes.

Recentemente um estudo descobriu que um creme dental que contém bromelaína, uma enzima encontrada no abacaxi, foi significativamente mais eficaz na remoção de dente manchas de um padrão de pasta de dente.

No entanto, não há nenhuma evidência de que comer abacaxis produz o mesmo efeito.

6 – Clareando os dentes com Carvão ativado e óleo essencial de laranja

O que é carvão ativado ?

Carvão Ativado é um carbono que é concebido  da queima de determinadas madeiras a temperaturas limitadas a partir de 800°C.

Esse produto pode ser encontrado em sua forma BRUTA em farmácias ou lojas do ramo e utilizados para diversas finalidades.

Mas atenção. A forma BRUTA ao qual é encontrado não serve para clarear os dentes, porque sua espessura além de grossa e muito abrasiva. Portando quando  o carvão ativado não é tratado corretamente é inevitável o desgaste do esmalte dentário.

Dessa forma, todo cuidado é pouco. Quando encontrar ofertas de clareadores dentais com valores muito baixo do mercado, aqueles baratinhos de R$ 50,00 . Não compre.

O que é óleo essencial de laranja?

Óleos essenciais de uma forma geral nada mais são do que compostos retirados da compressão de frutos e são um emaranhado de componentes químicos diversos originados de um procedimento físico.

São manipulados em laboratório sempre visando um determinado objetivo que no caso do clareamento dental além de facilitar o clareamento, também contribui para eliminar bactérias e mal halito.

Como clarear os dentes com carvão ativado e óleo essencial de laranja?

Essa forma de clarear os dentes é a forma caseira mais eficaz. Porém  antes de mais nada é preciso saber algumas coisas :

  1. Procedimento pode ser feito em casa. Porém não com o carvão ativado que é encontrado em farmácias na forma bruta. Porque degenera de forma permanente o esmalte dentário.
  2. Desconfie de produtos muito baratos, a grande maioria é oferecida na forma bruta. Somente o carvão ativado processado em laboratório que possui o formato de micro-pó e tem um RDA não abrasivo (menos abrasivo que pastas dentais).
  3.  Somente o Carvão Ativado Manipulado em laboratório pode ser usado para essa finalidade. Então é sempre bom procurar saber se o produto que vai adquirir tem registro na Anvisa.

O carvão ativado juntamente com o óleo essencial de laranja atua apenas na primeira camada do esmalte dentário. Removendo o amarelado natural ou provocado pelo consumo de cigarro ou ingestão de vinho.

O procedimento para clarear os dentes :

  • Utilize uma escova de dentes com cerdas grossas;
  • Umedeça a escova e aplique nela uma pequena quantidade do produto
  • Escove os dentes naturalmente durante 5 minutos (não faça esforço)
  • Enxague a boca.

Esse procedimento deve ser realizado duas vezes ao dia e os resultados ocorrerão dentro de 15 a 30 dias.

Encontramos no mercado um Clareador Dental pronto para uso com a composição CARVÃO ATIVADO e ÓLEO ESSENCIAL DE LARANJA  que se chama XTRADENT. Vale ressaltar que esse produto foi um dos poucos que realmente oferece o micro pó processado em laboratório e tem aprovação da Anvisa.

A grande maioria dos clareadores dentais baseados nessa formula são ineficientes e abrasivos, pois sua composição é o carvão na sua forma bruta.

A grande vantagem do XTRADENT  é o custo beneficio,  pois o preço que se pagaria para manipular em uma empresa de manipulação o custo sairia bem mais caro.

Abaixo os benefícios do XTRADENT.

Benefícios:

  • Melhor custo-benefício;
  • Não desgasta o esmalte dentário;
  • É indolor
  • Não causa sensibilidades;
  • 100% natural e sem contra indicações;
  • Não precisa de receita para comprar
  • Remove o amarelado dos dentes;
  • Melhora a saúde bucal;
  • Acaba com o mal hálito.

Esse produto é apenas encontrado no site oficial e caso tenha interesse em utilizar esse método de clareamento basta clicar no banner abaixo :

Alguns fatos sobre o clareamento dental

Seus dentes vão ficando naturalmente mais amarelos com a idade, mas há algumas coisas que você pode fazer para evitar manchas nos dentes.

  • Evitar café;
  • Evitar vinho tinto;
  • Evitar refrigerantes

Isso não significa que você tem que parar de tomar café refrigerante ou vinho tinto pelo resto de sua vida, mas você deve limitar a quantidade de tempo que estas substâncias estão em contato com seus dentes.

Se possível, principalmente no caso de refrigerantes, beba usando um canudo para evitar o contato direto com os dentes.

Além disso, escove os dentes logo após o consumo de um desses alimentos ou bebidas para limitar seus efeitos sobre a cor de seus dentes.

Clareamento dental

Além disso, evite o fumo e tabaco de mascar, Estes são os principais causadores da descoloração dos dentes.

Limite a quantidade de Açúcar na Sua Dieta

Se você deseja branquear os dentes, cortar sua ingestão de açúcar.

Uma dieta rica em açúcar apoia o crescimento de Streptococcus mutans bactérias, o principal tipo de bactéria que faz com que a placa bacteriana e gengivite apareçam.

Quando você consumir um doce alimentar, escovar os dentes logo depois de comer.

Acrescente mais Cálcio em Sua Dieta

A descoloração dos dentes é causada por esmalte desgastados e isso acaba deixando exposto a dentina, que é de cor amarela. Portanto, tudo o que pode fazer para fortalecer o esmalte dos dentes vai ajudar a manter seus dentes brancos

Alimentos ricos em cálcio, tais como leite, queijo e brócolis, que podem ajudar a proteger seus dentes.

A escovação Regular e o uso de fio dental também é de suma importância e também ajudam seus dentes a ficarem brancos pois reduzem as bactérias em sua boca.

Há alguns elementos naturais e outros métodos de clareamento dos dentes, mas não há nenhuma evidência científica para provar que eles são eficazes ou seguros.

Aqui estão alguns dos métodos comprovados:

  • Carvão ativado: Escovação com pó de carvão, supostamente, puxa toxinas da boca e remove as manchas dos dentes.
  • Argila de caulim: Defensores deste método alegação de que a escovação com argila ajuda a remover as manchas dos dentes.
  • Cascas de frutas: a Fricção de laranja, de limão ou casca de banana sobre os dentes é reivindicada para torná-los mais brancos.

Os defensores destes métodos afirmam que eles deixam significativamente os dentes mais branco, mas não há estudos que tenham avaliado a sua eficácia. Isso também significa que eles não foram testados para efeitos colaterais quando usado sobre os dentes.

Existem vários métodos naturais para ajudar a clarear os dentes. No entanto, a maioria dos dentistas oferecem tratamentos de clareamento que são muito mais fortes do que estes remédios naturais. Eles envolvem o clareamento dos dentes, que podem ser mais eficazes para problemas comuns de descoloração dos dentes.

Questões e respostas rápidas…

Como clarear os dentes com óleo de coco?

Bochechar óleo em sua boca por 15 a 20 minutos para remover as bactérias. Praticando este diário pode reduzir a placa bacteriana e pode clarear seus dentes

Como clarear os dentes com Bicarbonato de sódio?

Escovar os dentes com uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água pode reduzir as bactérias em sua boca e remover manchas, ajudando a clarear os dentes

Como clarear os dentes com Peróxido de oxigênio?

O peróxido de Hidrogênio é um natural agente de branqueamento e é eficaz para matar as bactérias na boca. Você pode usá-lo como um anti-séptico bucal ou misturar com bicarbonato de sódio para formar um pasta eficaz para o clareamento dental

Como clarear os dentes com Vinagre de maçã?

O vinagre de Maçã tem propriedades anti-bacterianas que podem ajudar a clarear os dentes. No entanto, o uso excessivo de vinagre também pode corroer o esmalte de seus dentes, utilize 1 ou 2 vezes ao mês

Como clarear os dentes com Carvão ativado?

Carvão Ativado, argila de caulim e cascas de frutas podem ajudar a clarear os dentes, mas não há estudos que tenham avaliado a segurança ou a eficácia desses métodos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *