Como cuidar do seu carro | Peças paralelas vs Peças originais

0
6
Peças paralelas vs peças originais

Usar peças que não são originais de fábrica diminuem o valor de mercado do seu carro?

Usar peças que não são originais de fábrica diminuem o valor de mercado do seu carro?

Usar peças que não são originais de fábrica diminuem o valor de mercado do seu carro?

“Ao ler o texto, você vai descobrir a melhor maneira de como cuidar do seu carro entendendo a diferença das peças genuínas para as demais”

como cuidar do seu carro

O seu carro precisa da substituição de alguma peça independente do motivo, a hora de escolher onde é qual peça comprar acaba se tornando uma tarefa extremamente difícil devido à variedade de peças encontradas e ao valor atribuído ao veículo.

Mesmo como funcionamento sendo praticamente o mesmo existem algumas pequenas diferenças entre elas que podem agir de maneira diferente em um carro onde não existe mais nenhum problema além da peça a ser trocada, e em um carro onde existem vários problemas além deste.

Qual escolher, peças paralelas, genuínas ou originais? 

Antes de tomar essa decisão vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes dentre elas a mais comum “qual peça é melhor?”, se seguirmos a linha encontrada em algumas revistas, blogs, sites e mídias relacionadas e muitas vezes especializadas em automóveis as peças genuínas são as mais adequadas para todo e qualquer tipo de veículo, porém essa informação pode estar um pouco distante da realidade.

Existe uma grande quantidade de peças originais e paralelas que são fabricadas com o intuito de corrigir algumas falhas das peças genuínas. Diferente de algumas peças originais, se paralelas que são desenvolvidas com algumas correções de falhas pelas peças genuínas. Vale ressaltar que não são todas as peças que possuem esse tipo de correção por isso antes de realizar a compra é necessário realizar uma pesquisa aprofundada sobre as condições das peças principalmente as de fabricação.

Cada peça possui sua singularidade podendo ser melhor para uma finalidade dependendo da situação. Em alguns casos, peça paralela pode ser muito melhor que uma peça genuína, pode-se dizer que o fator responsável por essa diferença é a marca do fabricante pois uma marca de peça paralela pode oferecer muito mais durabilidade e desenvolvimento superior à sua peça genuína. Mesmo existindo um mesmo Fabricante para diferentes peças ainda sim encontramos essas diferenças mais uma vez é necessário lembrar que cabe ao consumir buscar informações sobre o produto que está adquirindo pois pode estar pagando o dobro do preço por um produto com uma qualidade inferior.

A finalidade da troca da peça também pode influenciar, nos carros os problemas podem surgir e te pegar de surpresa e a troca de uma peça deve ser realizada por uma questão de emergência. Pode-se considerar uma faixa de preço mais barata e acessível para o momento. Caso você queira elevar o desempenho do veículo escolha pelas peças que proporcionam melhores resultados mesmo que o preço possa ser salgado. 

Como cuidar do seu carro…

Tipos de peça

peças paralelas, genuínas ou originais?

Pensando nas quantidades de peças existentes e como isso pode ser confuso na hora de realizar a compra, separamos os tipos de peça e as principais diferenças entre elas.

Peças Genuínas

Ela é idêntica as que foram utilizadas na fabricação do seu veículo seguindo as mesmas características e suas especificações técnicas. Geralmente são vendidas em rede de concessionárias, em caixas personalizadas para a marca do automóvel, como por exemplo um Logan em Curitiba, normalmente elas são utilizadas em caso de troca onde a garantia ainda não expirou ou em casos de manter a originalidade do produto.

Peças Originais

Peças que acabando sendo usadas de forma a substituir as genuínas geralmente são fabricadas nas mesmas especificações técnicas e qualidade das genuínas. Em outras palavras são peças que no geral são idênticas as genuínas com uma pequena diferença, as peças vendidas não possuem a logo marca da montadora mais sim a do fabricante, isto ocorre porque muitas montadoras terceirizam o serviço de fabricação de suas peças que acabam sendo vendidas para a montadora em uma caixa personalizada onde todas possuem o logo da marca.

Peças Paralelas

Também denominadas como genéricas ou alternativas, diversas empresas acabam desenvolvendo esta linha e muitas delas não possuem uma linha genuína para os seus veículos. Tentando usar as especificações idênticas a das genuínas elas possuem um valor mais acessível pelo fato de não serem homologadas pelas montadoras, porém a qualidade pode variar muito de fabricante para fabricante, muitas peças paralelas são utilizadas com o intuito de melhorar o desempenho do veículo pois as especificações podem ser diferentes dos originais. Esse é o tipo de produto que exige mais atenção do consumidor pois um mesmo fabricante pode produzir uma peça com um desempenho péssimo para um determinado tipo de veículo e outras com um desempenho bem mais elevado para outra linha de veículos. Um ótimo meio para realizar essas pesquisas são os fóruns de discussões na internet onde é possível compara a qualidade das diferentes linhas de fabricação.

Na grande maioria das vezes a marca da peça é indicada pelo seu mecânico se ele for autorizado. Geralmente essas indicações são práticas muito comuns em oficinas menores ou em até mesmo oficinais um pouco maiores que acabam não sendo oficiais de fábrica. É preciso ter atenção pois na maioria dos casos as indicações são feitas a base do lucro em que o mecânico teria, claro que não podemos generalizar e realmente existem algumas exceções onde o profissional só quer ajudar o cliente que já fez o orçamento e existem peças melhores no mercado.

Ao nos depararmos com esse impasse na hora de escolher quais peças utilizar para substituir as anteriores, temos sempre que levar em conta a sua segurança consequentemente a dos passageiros, se você escolher por comprar peças paralelas lembre-se que a pesquisa dos fabricantes é indispensável, as peças genuínas são as mais indicadas por todos os especialistas em carros, porém é preciso lembrar que nem sempre são as melhores opções disponíveis no mercado automobilístico uma peça paralela pode ter um desempenho superior a uma genuína dependendo do modelo do seu veículo. Em caso de querer vender seu carro e pegar outro, consulte sempre o valor dele na Tabela Fipe.

Se você é apaixonado por automóveis e gosta de aprender como cuidar do seu carro da melhor forma, não deixe de compartilhar esse texto com seus amigos para que eles também possam se informar sobre a diferença das peças que circulam no mercado e descobrirem qual a melhor opção na hora em que forem troca-las

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui