Viu como se faz

Viu como se Faz – Blog | é um projeto colaborativo que visa construir e compartilhar artigos com instruções passo-a-passo | instruções e dicas em diversos assuntos.

Como fazer soro caseiro

Como fazer soro caseiro

Aprenda como fazer soro caseiro e descubra a solução para desidratação e diarreia com uma mistura rápida de ingredientes simples? Nos acompanhe e venha aprender como fazer soro caseiro.

Usado desde a década de 70, o soro de reidratação oral mais conhecido como soro caseiro, é uma mistura composta por ingredientes comuns: água, sal e açúcar, é a solução para quadros graves de desidratação e ajudam nos casos de diarréias.

Como fazer soro caseiro

Como Fazer soro caseiro

Preparados para aprender a como fazer soro caseiro? Siga nossa receita abaixo:

abaixo:

Tempo necessário: 5 minutos.

Para fazer soro caseiro você vai precisar de:
✓ 01 recipiente
✓ 01 litro de água filtrada
✓ 01 colher (sopa) de açúcar ou 20 gramas
✓ 01 colher (chá) de sal ou 3,5 gramas

  1. Modo de preparo Misture todos os ingredientes em um recipiente com o auxílio de uma colher.
  2. Atenção É necessário muita atenção para fazer o soro caseiro principalmente com relação às medidas pois devem ser exatas, nenhuma grama nem a mais, nem a menos, pois correspondem exatamente aos sais minerais e líquidos perdidos durante as crises de vômitos e diarreias.

Viu? Não disse que os ingredientes eram simples? Agora, é só misturar tudo em um recipiente com o auxílio de uma colher.

A UNICEF indica a utilização de uma colher específica que possui medidas padrão em suas pontas para esse tipo de preparo, o objeto é fornecido em todos os postos de saúde.

Como fazer soro caseiro

Se achar mais seguro, o soro é distribuído pelo Ministério da Saúde para as unidades da Farmácia Popular, é gratuito e vêm dentro de envelopes lacrados, neste caso, vamos ensinar com ingerir:
Dissolva o envelope com a mistura de sal e açúcar em 01 litro de água filtrada e fervida por 5 minutos (aguarde a água esfriar para diluir o soro). Depois é só tomar.

Como devo tomar o soro?

O soro deve ser ingerido em pequenos goles e várias vezes ao dia e poderá ser mantido até 24 horas após o preparo, porém, é necessário colocá-lo
em um recipiente fechado e se possível, refrigerado.

O indicado é meio copo para crianças acima de dois anos a cada 40 minutos.
Ingestão do soro a colheradas para bebês e crianças abaixo de dois anos.

Como fazer soro caseiro

Contraindicações

Apesar da desidratação atingir facilmente bebês e crianças, os adultos podem ser afetados Inclusive:

  • Bebês que ainda mamam exclusivamente no peito
  • Pessoas com hipertensão e diabetes (uso apenas com orientação ou acompanhamento médico)

Normalmente as quantidades de sal e açúcar não são suficientes para afetar a pressão arterial ou glicemia dos pacientes, ainda assim, é necessário cautela na ingestão do soro.

Como fazer soro caseiro para cachorro ou pet’s

Nossos animais também sofrem com a desidratação, quando eles eliminam uma quantidade considerável de líquidos mais do que ingerem. É importante tratar imediatamente pois possue riscos de transformar em uma urgência veterinária são altos. Os quadros graves de desidratação podem trazer mais risco de vida do animal.

Conhecer o seu cão ou gato ajuda bastante na identificação do estado de saúde em que se encontra, fique atento se aparecerem os sintomas abaixo:

  1. perda de elasticidade na pele
  2. letargia
  3. falta de energia e ânimo
  4. gengivas secas
  5. língua seca

Soro caseiro para cachorro ou pet’s

Os ingredientes que você precisará para aprender como fazer soro caseiro para cachorro ou demais pet’s são:

  • 01 litro de água mineral
  • 03 colheres (sopa) de açúcar
  • 01 colher (chá) de sal
  • 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • Suco de limão

Para preparar coloque a água no fogo, quando começar a ferver, desligue o fogo e despeje a água em um recipiente de preferência de vidro, misture todos os ingredientes e mexa bem.

No outro dia, retire a água.

De qualquer forma, indicamos levar o animal para o veterinário para os devidos tratamentos.

Afinal, o soro caseiro é realmente eficaz?

Positivo. O soro é essencial para evitar a desidratação após sofrer com algumas doenças como a diarreia. Se preparado corretamente e em caso de ser ingerido as quantidades corretas para que a composição tenha efeito total.

Cuidado pois o excesso de sal (sódio) pode levar à quadros graves de desidratação e piorar

Por este motivo, o governo através do Ministério da Saúde fornece gratuitamente o soro de reposição oral nos postos de saúde, onde encontramos as dosagens certas de sal e açúcar.

Como fazer soro caseiro

ATENÇÃO!!!

A mistura de soro caseiro só deve ser preparada e ingerida em uma situação de emergência ou caso não seja possível o acesso a mistura pronta entrega nas unidades da farmácia popular.

Caso esteja fazendo o tratamento caseiro e notar piora em sua saúde é recomendado procurar a ajuda e auxílio de um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *