Viu como se Faz
Viu como se Faz √© um projeto colaborativo que visa construir e compartilhar artigos com instru√ß√Ķes passo-a-passo | instru√ß√Ķes e dicas em diversos assuntos.

Como fazer soro caseiro

Aprenda como fazer soro caseiro e descubra a solução para desidratação e diarreia com uma mistura rápida de ingredientes simples? Nos acompanhe e venha aprender como fazer soro caseiro.

Usado desde a d√©cada de 70, o soro de reidrata√ß√£o oral mais conhecido como soro caseiro, √© uma mistura composta por ingredientes comuns: √°gua, sal e a√ß√ļcar, √© a solu√ß√£o para quadros graves de desidrata√ß√£o e ajudam nos casos de diarr√©ias.

Como fazer soro caseiro

Como surgiu o soro caseiro?

Norbert Hirschhorn: esse é o nome do homem responsável por determinar as medidas certas da solução que é tida por muitos como o avanço médico mais importante do século XX. O doutor é originário dos Estados Unidos e educou na renomada Universidade de Columbia, em Nova York.

Ap√≥s sua formatura, Norbert prestava servi√ßo militar em seu pa√≠s, quando foi enviado para uma regi√£o de baixa qualidade de vida, onde hoje fica Bangladesh. Devido √†s condi√ß√Ķes de higiene e saneamento de l√°, o pa√≠s vivia uma grave epidemia de c√≥lera.

Foi l√°, em uma regi√£o onde 40% dos moradores morriam sem um tratamento apropriado, que Norbert iniciou as suas pesquisas sobre reidrata√ß√£o oral, mas ele n√£o foi o primeiro a tentar. Hirschhorn trabalhava com Robert Phillips, que por anos vinha tentando desenvolver a solu√ß√£o, sem alcan√ßar sucesso.

Portanto, Norbert não é creditado com a invenção do soro caseiro, mas sim com a formulação correta de sua composição. Antes dele, um homem chamado David Sachar já havia demonstrado que a glicose auxiliava o corpo a transportar o sódio, fator crucial para o combate à desidratação.

Como Fazer soro caseiro

Preparados para aprender a como fazer soro caseiro? Siga nossa receita abaixo:

Tempo necess√°rio: 5 minutos.

Para fazer soro caseiro você vai precisar de:
‚úď 01 recipiente
‚úď 01 litro de √°gua filtrada
‚úď 01 colher (sopa) de a√ß√ļcar ou 20 gramas
‚úď 01 colher (ch√°) de sal ou 3,5 gramas

  1. Modo de preparo Misture todos os ingredientes em um recipiente com o auxílio de uma colher.
  2. Aten√ß√£o √Č necess√°rio muita aten√ß√£o para fazer o soro caseiro principalmente com rela√ß√£o √†s medidas pois devem ser exatas, nenhuma grama nem a mais, nem a menos, pois correspondem exatamente aos sais minerais e l√≠quidos perdidos durante as crises de v√īmitos e diarreias.

Viu? Não disse que os ingredientes eram simples? Agora, é só misturar tudo em um recipiente com o auxílio de uma colher.

A UNICEF indica a utiliza√ß√£o de uma colher espec√≠fica que possui medidas padr√£o em suas pontas para esse tipo de preparo, o objeto √© fornecido em todos os postos de sa√ļde.

Como fazer soro caseiro

Se achar mais seguro, o soro √© distribu√≠do pelo Minist√©rio da Sa√ļde para as unidades da Farm√°cia Popular, √© gratuito e v√™m dentro de envelopes lacrados, neste caso, vamos ensinar com ingerir:
Dissolva o envelope com a mistura de sal e a√ß√ļcar em 01 litro de √°gua filtrada e fervida por 5 minutos (aguarde a √°gua esfriar para diluir o soro). Depois √© s√≥ tomar.

Como devo tomar o soro?

O soro deve ser ingerido em pequenos goles e várias vezes ao dia e poderá ser mantido até 24 horas após o preparo, porém, é necessário colocá-lo
em um recipiente fechado e se possível, refrigerado.

O indicado é meio copo para crianças acima de dois anos a cada 40 minutos.
Ingestão do soro a colheradas para bebês e crianças abaixo de dois anos.

Como fazer soro caseiro

Contraindica√ß√Ķes

Apesar da desidratação atingir facilmente bebês e crianças, os adultos podem ser afetados Inclusive:

  • Beb√™s que ainda mamam exclusivamente no peito
  • Pessoas com hipertens√£o e diabetes (uso apenas com orienta√ß√£o ou acompanhamento m√©dico)

Normalmente as quantidades de sal e a√ß√ļcar n√£o s√£o suficientes para afetar a press√£o arterial ou glicemia dos pacientes, ainda assim, √© necess√°rio cautela na ingest√£o do soro.

Como fazer soro caseiro para cachorro ou pet’s

Nossos animais tamb√©m sofrem com a desidrata√ß√£o, quando eles eliminam uma quantidade consider√°vel de l√≠quidos mais do que ingerem. √Č importante tratar imediatamente pois possue riscos de transformar em uma urg√™ncia veterin√°ria s√£o altos. Os quadros graves de desidrata√ß√£o podem trazer mais risco de vida do animal.

Conhecer o seu c√£o ou gato ajuda bastante na identifica√ß√£o do estado de sa√ļde em que se encontra, fique atento se aparecerem os sintomas abaixo:

  1. perda de elasticidade na pele
  2. letargia
  3. falta de energia e √Ęnimo
  4. gengivas secas
  5. língua seca

Soro caseiro para cachorro ou pet’s

Os ingredientes que voc√™ precisar√° para aprender como fazer soro caseiro para cachorro ou demais pet’s s√£o:

  • 01 litro de √°gua mineral
  • 03 colheres (sopa) de a√ß√ļcar
  • 01 colher (ch√°) de sal
  • 1/2 colher (ch√°) de bicarbonato de s√≥dio
  • Suco de lim√£o

Para preparar coloque a água no fogo, quando começar a ferver, desligue o fogo e despeje a água em um recipiente de preferência de vidro, misture todos os ingredientes e mexa bem.

No outro dia, retire a √°gua.

De qualquer forma, indicamos levar o animal para o veterin√°rio para os devidos tratamentos.

Soro Caseiro para Diarréias

ORIENTA√á√ēES E USO EM CASO DE DIARREIA

  • Tome bastante l√≠quido (cerca de 2 a 3 litros por dia). D√™ prefer√™ncia ao soro caseiro ou a bebidas que contenham s√≥dio e pot√°ssio, como √°gua de coco. √Č importante¬†ingerir de 50 a 100 mL (meio copo americano) de l√≠quido depois de cada ida ao banheiro.
  • Aten√ß√£o: pessoas com¬†press√£o alta, doen√ßas renais ou card√≠acas,¬†glaucoma, entre outras, n√£o podem ingerir s√≥dio em grandes quantidades. Se voc√™ tem alguma doen√ßa cr√īnica e apresentar diarreia, consulte seu m√©dico;
  • Caso o paciente ainda seja lactente, mantenha o aleitamento materno. Pessoas de outras faixas et√°rias devem manter a alimenta√ß√£o, mas evitar alimentos gordurosos e com res√≠duos, como baga√ßo de frutas e salada.
  • Lave bem as m√£os depois de usar o banheiro e antes das refei√ß√Ķes;
  • Preste aten√ß√£o √†s crian√ßas, idosos e pessoas com doen√ßas cr√īnicas, pois eles desidratam mais depressa, √†s vezes em um s√≥ dia.

Afinal, o soro caseiro é realmente eficaz?

Positivo. O soro é essencial para evitar a desidratação após sofrer com algumas doenças como a diarreia. Se preparado corretamente e em caso de ser ingerido as quantidades corretas para que a composição tenha efeito total.

Cuidado pois o excesso de sal (sódio) pode levar à quadros graves de desidratação e piorar

Por este motivo, o governo atrav√©s do Minist√©rio da Sa√ļde fornece gratuitamente o soro de reposi√ß√£o oral nos postos de sa√ļde, onde encontramos as dosagens certas de sal e a√ß√ļcar.

Como fazer soro caseiro

ATENÇÃO!!!

A mistura de soro caseiro só deve ser preparada e ingerida em uma situação de emergência ou caso não seja possível o acesso a mistura pronta entrega nas unidades da farmácia popular.

Caso esteja fazendo o tratamento caseiro e notar piora em sua sa√ļde √© recomendado procurar a ajuda e aux√≠lio de um m√©dico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceitar Ler mais