Viu como se faz

Viu como se Faz – Blog | é um projeto colaborativo que visa construir e compartilhar artigos com instruções passo-a-passo | instruções e dicas em diversos assuntos.

Como fazer um currículo

como-fazer-curriculo

Está a procura de um emprego mais não sabe como fazer um currículo?

Escrever um currículo não é exatamente um bicho de sete-cabeças, o segredo está nos pequenos detalhes.

Nós te ensinamos como fazer um currículo para bombar no mercado de trabalho, ser chamado para entrevistas e efetivamente conseguir o emprego que tanto quer!!

É necessário ter noção de que é um documento que divulga você para os recrutadores, suas qualidades, suas experiências, além disso, é o ponto de início para a avaliação feita onde identificam se a pessoa é compatível com a vaga ofertada ou não.

Como fazer um currículo

Para introduzirmos ao tutorial de como fazer um currículo, é interessante pensarmos no conceito de Marketing Pessoal, pois a finalidade do currículo é atrair e convencer os profissionais de RH de seu potencial, fazendo com que o recrutador tenha interesse em conhecer a pessoa por trás do papel.

Como fazer um currículo ?

A forma simples e descomplicada, abaixo lhe ensinamos como fazer um currículo passo a passo.

1 – Estrutura do currículo

Além do conteúdo ser essencial para fazer um currículo perfeito, devemos nos preocupar também com sua estética, é como os sábios dizem “A primeira impressão é a que fica!” portanto é necessário estipular alguns padrões para que o documento tenha uma estrutura harmônica aos olhos do recrutador desde fontes, texturas, tamanhos do papel, tons e etc.

como fazer um curriculo bom

Você algum dia ouviu o ditado de nunca julgar um livro pela capa? pois os empregadores julgam e não é nada bom. Uma imagem do layout do currículo já é processada em seus cérebros antes que eles tenham sequer tempo de ler os textos e frases elaboradas. Então vamos te ensinar como impressionar o leitor subconscientemente e causar um boa primeira impressão:

Uma imagem do layout do currículo já é processada em seus cérebros antes que eles tenham sequer tempo de ler os textos e frases elaboradas. Então vamos te ensinar como impressionar o leitor subconscientemente e causar um boa primeira impressão:

Alinhamento: Cabeçalhos, rodapés, níveis de experiências, habilidades complementares, informações educacionais e outras seções apresentadas devem ser alinhadas à esquerda do papel.

Margens: Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) documentos desta categoria devem possuir margens de 3 centímetros na parte superior e esquerda e 2 centímetros na parte inferior e direita.

Fontes: As mais indicadas para documentos deste porte são as do universo Serif que tem linhas pequenas adornando os cantos das letras e as Sans Serif querem dizer sem serifa. que significa que as letras não possuem linhas pequenas ou as linhas pequenas nas extremidades.

Fontes serifadas. Com serifa e sem serifa.

Qual das fontes escolher se trata de uma questão de preferência pessoal, sendo que não temos a capacidade de adivinhar qual das fontes agradará os empregadores, segue nomenclatura das fontes que podem ser utilizadas:

Fontes Serif:

  1. Old Bookman
  2. Geórgia
  3. Times New Roman

Fontes Sans-Serif:

  1. Arial
  2. Avenir
  3. Balcony
  4. Calibri

Tamanho da fonte: Um dos pontos que não passa despercebido em relação a padronização aplicada nestes documentos são os diferentes tamanhos aplicados as fontes.

As dimensões da fonte utilizada nos currículos estão conectadas simultaneamente com os estilos de fontes, ambos devem estar em perfeita harmonia, portanto, escolha o estilo de fonte primeiro e vá ajustando seu tamanho conforme achar necessário, indicamos o tamanho 11 pt por ser compatível com diferentes fontes.

Linhas e símbolos: Para incluir dinamismo no conteúdo, é interessante utilizarmos linhas e marcadores tipo bullet point (único que possui permissão para que seja utilizado em documentos do conjunto).

Lembrando que outros elementos não alfanuméricos não são aceitos de modo algum como por exemplo o WordArt, emoticons, etc.)

Linhas: Para uma boa distribuição do texto, é necessário quebras de linhas, assim permitimos que o cérebro receptor absorva uma informação de cada vez.

A função de quebra de linha pode ser aplicada a cada seção do currículo como no item “Objetivo” para enfatizar o subtítulo. Além disso pode ser utilizada na separação de títulos especiais e exclusivos.

Relação de símbolos.

Símbolos: Existe um universo imenso de símbolos, tradicionalmente utilizamos eles na forma de marcadores ou espaçadores, porém o mais comum é o ponto de marcador bullet point que nada mais é que um ponto pequeno apresentado na cor preta. É a melhor forma de inserir marcadores em documentos, portante, se torna a escolha mais segura para fazer seu currículo.

Sabe quando as noivas preparam um casamento e criam uma paleta de cores para as decorações, vestidos e outros apetrechos? Pois é, devemos usar este método para fazer o currículo também para existir harmonia e sintonia em todos os elementos existentes.

Cor: Se você não for um profissional na carreira de Comunicação Visual ou Design, recomendamos que sempre mantenha a cor preta como padrão nestes documentos.

Elaborando o conteúdo do currículo

Tempo necessário: 1 hora.

A forma definitiva para elaborar o seu currículo profissional

  1. Informações Pessoais

    Quando fazer seu currículo, sempre inicie informando seus dados pessoais, os recrutadores sempre prestam atenção nestas seções. Você precisará indicar seu nome completo, endereço, nacionalidade, contatos (telefone fixo, celular e e-mail), estado civil e idade.
    Como fazer um currículo

  2. Objetivo

    Como o título já diz, o objetivo é um resumo descrevendo o que você pretende, como em qual setor possui mais experiência e qualidades para a vaga ofertada. Geralmente o objetivo não passa de duas linhas e serve para o recrutador analisar se o candidato é compatível com a oportunidade.

  3. Experiência profissional

    Nesta seção do currículo você deve detalhar todas os trabalhos anteriores que sejam relevantes mencionar, sendo tanto remunerados quanto voluntários, meio período ou em tempo integral, ou contratos determinados e temporários, lembrando de informar datas de início e término, funções e empresas.

    Em cargos de liderança deve ser incluso a descrição de suas responsabilidade no cargo e se houver, conquistas e melhorias aplicadas durante o período de atuação.

  4. Formação Acadêmica

    Possui conquistas acadêmicas, diplomas e certificados? Inclua-os nesta seção, utilizando sempre cronologia inversa dos acontecimentos, começando com os recentes e finalizando com os antigos.

    Seus níveis devem ser detalhados separados, com nomes do curso, datas de início e fim, entidades educacionais, notas, credenciais, etc.
    É interessante incluir alguns projetos relevantes que executou, será um diferencial e chamará a atenção do recrutador.

Aprendeu como fazer um currículo esta Preparado para arranjar um novo emprego?

Agora é só criar seu currículo, editar, distribuí-lo e esperar os chamados para entrevistas.

Como fazer currículo par entrevista

Temos certeza que o trabalho já está garantido mas mesmo assim boa sorte!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *