Viu como se Faz
Viu como se Faz é um projeto colaborativo que visa construir e compartilhar artigos com instruções passo-a-passo | instruções e dicas em diversos assuntos.

Como formatar celular

Como formatar seu celular android

como formatar celular

Esqueceu a senha do seu celular e não sabe o que fazer? Seu aparelho está mais lento do que o normal e não sabe como resolver? Nós te ensinaremos duas maneiras fáceis de como formatar celular.

Atenção!

Formatar seu celular deve ser um dos últimos recursos utilizados pois no processo pode ocorrer perdas de fotos, vídeos e documentos salvos no aparelho.

A formatação do celular serve para diversas situações, como quando você esquece a senha da tela de bloqueio, quando pretende doar ou vender o aparelho e até quando se está com problemas no software após atualizações feitas.

A função de restaurar aos padrões de fábrica é totalmente focada na memória interna, onde é apagado todos os dados armazenados nela, isso inclui: fotos, vídeos, músicas, aplicativos, contato e configurações personalizadas, por isso, nestes casos é recomendado gerar uma cópia de segurança de todos as suas informações.

Passo 1

Faça uma cópia de segurança de todos os dados Antes de formatar o seu smartphone, para que não se perca definitivamente seus dados, é necessário efetuar uma cópia de segurança de tudo o que pretende manter.

Este procedimento pode ser realizado mediante o uso de memória usb transmitindo os arquivos para um computador, serviço de armazenamento em nuvem (backup) ou através de aplicativos voltados especificamente para esta função.

Alguns dispositivos não fazem uma cópia de segurança de todos os seus dados automaticamente, portanto, fique atento.

Passo 2

Verifique se está tudo pronto Além das cópias de segurança dos dados, é necessário verificar o estado da bateria antes de formatar o celular.

Recomendamos que o aparalho esteja no mínimo com 60% de carga, para que não ocorra do aparalho descarregar no meio do processo. Em primeiro lugar, certifique-se de que você tem o acesso a sua conta do Google.

Nos modelos mais recentes de smartphones que funcionam com o sistema operacional Android 5.1 ou superior, você deve digitar o usuário e a senha da conta para completar a operação. Caso contrário, a assistência técnica poderá ajudar você. 

Passo 3

  • Formatando pelas configuraçõesSe você tem a intenção de vender ou doar o seu celular e o melhor de tudo é remover permanentemente os dados para que não possam ser acessados pelo novo proprietário.
    Se o seu smartphone é muito lento, formatá-lo, também pode ser uma solução.

    Para fazer isso, vá a Definições > Cópia de segurança e restaurar. Em seguida, role a página até o final para encontrar a opção de Restaurar o padrão de fábrica.

    Antes de clicar no botão” Restaurar o dispositivo”, leia as informações sobre as consequências da ação (todos os dados serão apagados): após a tela de alerta de perda de dados que aparece, deve confirmar mais uma vez que está ciente das consequências de tal ação.

    Clique no botão” Limpar tudo: O celular vai reiniciar de imediato. Este é o momento em que todos os dados serão apagados. Reinicia outra vez, em alguns dos dispositivos no ecrã principal, aparece a configuração dos padrões de fábrica.

    A partir da cópia de segurança realizada previamente pelo download de seus dados e instalação dos aplicativos.
como formatar celular

Como formatar celular android? | Através dos botões

Se você não tem acesso às opções de configuração do telefone, por causa de sua senha ou qualquer outro motivo que seja, é necessário acionar os botões da unidade para poder formatá-lo.

Por exemplo, o Samsung Galaxy desligado, pressione e segure ao mesmo tempo os botões de volume para cima, Home e on/Off: a tela se acende e se apaga, ela ligará uma segunda vez. Nesse momento, solte apenas o botão de Ligar/Desligar.

Continue segurando os dois botões até que apareça o robô do Android. Quando isso acontecer, solte os botões. Aparecerá na tela um par de opções. O uso dos botões de volume, navegue até a opção” Wipe data/factory reset (Limpar dados/reset de fábrica).

como formatar celular

Em seguida, selecione “Yes-delete all user data(ou seja, apagar todos os dados do usuário).

Depois disso, selecione Reboot system now (Reiniciar o sistema agora). Na tela de inicialização e pode ser aberto com a configuração padrão de fábrica.

A terminologia pode variar um pouco de um dispositivo para outro, mas que, sem dúvida, será adaptado para o caminho.

Como formatar celular? 2º forma

Para fazer isso, vá a Definições > Cópia de segurança e restaurar. Em seguida, role a página até o final para encontrar a opção de Restaurar o padrão de fábrica.

Antes de clicar no botão” Restaurar o dispositivo”, leia as informações sobre as consequências da ação (todos os dados serão apagados): após a tela de alerta de perda de dados que aparece, deve confirmar mais uma vez que está ciente das consequências de tal ação.

Clique no botão” Limpar tudo: O celular vai reiniciar de imediato. Este é o momento em que todos os dados serão apagados. Reinicia outra vez, em alguns dos dispositivos no ecrã principal, aparece a configuração dos padrões de fábrica.Como formatar meu celular?

Pressione e segure ao mesmo tempo os botões de volume para cima, Home e on/Off: a tela se acende e se apaga, ela ligará uma segunda vez. Nesse momento, solte apenas o botão de Ligar/Desligar.

Continue segurando os dois botões até que apareça o robô do Android. Quando isso acontecer, solte os botões. Aparecerá na tela um par de opções. O uso dos botões de volume, navegue até a opção” Wipe data/factory reset (Limpar dados/reset de fábrica). Em seguida, selecione “Yes-delete all user data(ou seja, apagar todos os dados do usuário).

Depois disso, selecione Reboot system now (Reiniciar o sistema agora). Na tela de inicialização e pode ser aberto com a configuração padrão de fábrica. A terminologia pode variar um pouco de um dispositivo para outro, mas que, sem dúvida, será adaptado para o caminho.

Como restaurar um iPhone

Se você tiver apagado o conteúdo do telefone que pretende continuar usando, poderá restaurar o conteúdo para o telefone a partir do backup. Aqui está como:

… via backup do iCloud

Com a redefinição de fábrica concluída, você precisará passar pela configuração do seu iPhone novamente desde o início:

  1. Inicie o iPhone e insira seus detalhes quando solicitado, incluindo a senha do WiFi, até chegar à página em que você é perguntado como deseja ‘Configurar o iPhone’.
  2. Agora você tem três opções: Configurar como um novo iPhone, Restaurar a partir do backup do iCloud ou Restaurar a partir do backup do iTunes – selecione a opção iCloud e você será solicitado a inserir os detalhes da sua conta do iCloud.
  3. Depois de fazer isso e concordar com os termos e condições, seu iPhone começará a restaurar todos os seus dados.

Obviamente, isso pode demorar um pouco se você tiver backups grandes ou uma conexão lenta à Internet, portanto, não tente se estiver com pressa. Quando o backup for concluído, o iPhone será reiniciado e iniciará o trabalho maior de baixar todos os seus aplicativos.

… via backup do iTunes ou do Finder

  1. Como nas instruções do iCloud já descritas, siga as etapas até a tela ‘Configurar iPhone’ e selecione Restaurar do iTunes.
  2. Você será solicitado a conectar-se ao iTunes, então conecte seu iPhone e verá uma tela no iTunes que oferece a opção de restaurar um backup. Clique em continuar e seu iPhone será configurado automaticamente, com os aplicativos sendo restaurados a partir do backup do iTunes.
  3. Quando terminar, você terá um sistema recém-limpo. Espero que qualquer problema que você tenha encontrado antes seja coisa do passado.
  4. Se você estiver instalado no macOS Catalina, o iTunes não existirá mais no seu sistema – mas as funções acima serão executadas pelo Finder. Siga as mesmas instruções nesse aplicativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.