Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas estão tendo a oportunidade de aproveitar as transações financeiras facilitadas pela internet. No entanto, com o número crescente de fraudes financeiras na internet, o risco de se envolver em transações financeiras fraudulentas também aumentou. Por isso, é importante estar atento e aprender a identificar e evitar fraudes financeiras na internet.
Uma vez que você se familiarize com as táticas de fraude às quais os fraudadores recorrem para tirar vantagem de transações financeiras, é possível tomar as medidas necessárias para prevenir e reduzir o risco de se tornar vítima de uma fraude financeira. Aqui estão algumas das principais maneiras de identificar e evitar fraudes financeiras na internet:
É importante estar atento a todos os e-mails de solicitação de informações confidenciais. Os fraudadores às vezes usam e-mails para tentar obter informações confidenciais, como números de cartão de crédito ou senhas. Se você receber algum e-mail que pareça suspeito, não responda ou ofereça informações de conta, ou cartão de crédito. Sempre busque verificar a fonte, abra-o e revise as informações antes de prosseguir.
Como identificar fraudes financeiras na internet
1. Fique atento a ofertas que parecem ótimas para ser verdade: este é um sinal de alerta de que a oferta pode ser fraudulenta.
2. Sobre faça minuciosas perguntas antes de investir seu dinheiro. Alguns fraudadores tentam se aproveitar da sua bondade para tentar lhe roubar.
3. Evite anúncios enganosos que tentam lhe atrair. Grandes promessas de lucros se tornam difíceis de cumprir.
4. Analise informações on-line e avalie a informação que você lê. Certifique-se de que a fonte seja confiável antes de tomar qualquer decisão de investimento.
5. Procurar informações sobre empresas em sites conhecidos e certificados. Procure nos órgãos financeiros locais, como a Comissão de Valores Mobiliários ou a SEC.
6. Verifique o histórico das empresas em que empresa planeja investir. Se a empresa é nova no mercado, considere investir apenas uma quantia reduzida.
7. Faça suas transações financeiras utilizando apenas sites de confiança, segura e confiáveis. Verifique também se a página tem certificado de segurança válido.
8. Nunca envie seu número do cartão de crédito para ninguém, mesmo que eles lhe prometam grandes retornos ou o assustem com a ideia de perca de dinheiro.
9. Nunca faça transferências para pessoas desconhecidas, mesmo que as transações permaneçam aparentemente seguras, pois pode ser uma tentativa de fraude.
10. Utilize um serviço de proteção de identidade para proteger sua privacidade e detecção de fraudes, como o Equifax e outros serviços de verificação de crédito.
Porque existem tantos golpes e fraudes na internet
Os golpes e fraudes na internet cresceram tanto nos últimos anos porque os criminosos aproveitaram as tecnologias emergentes para ignorar leis e regulamentos. As fraudes na internet – como falsificação de páginas da web, softwares maliciosos de mineração criptográfica, ataques de força bruta, phishing e tentativas de fraude de cartão de crédito – aumentaram significativamente como resultado do acesso à internet mais amplo.
Outro fator importante é a disseminação de informação e habilidades básicas sobre como realizar fraudes na internet. Esta informação está disponível on-line, à distância ágil e, o que é mais preocupante, a um custo muito baixo. Alguns hackers oferecem serviços a comprá-los, o que significa que qualquer um pode acessar conhecimentos técnicos sobre fraudes cibernéticas.
Além disso, a cada ano, novas vulnerabilidades de segurança são descobertas, e hackers e infratores exploram-nas para fins maliciosos. À medida que ainda mais dispositivos inteligentes e dispositivos Internet das Coisas se conectam à Internet.
Essas descobertas oferecem aos hackers cada vez mais oportunidades de realizar golpes e fraudes de informação pela Internet. As vulnerabilidades de segurança existentes também facilitam o acesso aos sistemas e para extrair informações confidenciais.
Como evitar golpes e fraudes com origem da internet
1. Não responda a e-mails, mensagens de texto ou ligações telefônicas suspeitos. Mesmo que seja daquela empresa ou conta que você usa. É comum que golpistas usem o nome de marcas conhecidas para tentar enganar.
2. Sempre navegue e faça compras em sites seguros. Utilize sites que estejam criptografados com o protocolo “HTTPS ou SSL” (este protocolo criptografa os dados e informações).
3. Não compartilhe suas informações pessoais com desconhecidos. Sempre exija identificação das pessoas que enviam mensagens para você.
4. Verifique a reputação online de sites e aplicativos. Existem vários locais diferentes onde você pode encontrar avaliações e comentários de usuários sobre os serviços.
5. Atualize o seu antivírus. Proteger o seu dispositivo com um software antivírus de qualidade é uma boa forma de evitar que seus dados sejam comprometidos.
6. Mantenha as senhas em segurança. Não utilize senhas fracas ou palavras-chave, mas crie senhas fortes com a combinação de letras, números e caracteres especiais.
7. Ative as atualizações de segurança. Instale as atualizações de segurança assim que eles estiverem disponíveis para seu sistema. Dessa forma, você garante que está usando a última versão, que foi testada para abordar as mais recentes vulnerabilidades de segurança.
8. Não clique nos links de e-mails suspeitos. Se tiver dúvidas sobre se a mensagem é real ou não, não clique nos links.
9. Não deixe navegadores e sistemas desatualizados. Assim como as atualizações de aplicações e sistemas, as versões mais recentes também podem trazer mais segurança aos seus dispositivos e serviços em geral.
10. Use aplicativos ou extensões confiáveis para evitar fraudes. Muitas extensões e aplicativos adicionais podem ajudá-lo a identificar possíveis ameaças e fraudes na Internet. Verifique com cuidado a reputação e a origem deles antes de instalá-los.
Conclusão
Finalmente, as regulamentações globais fracas aumentam os riscos para que os infratores perpetrem fraudes sem consequências significativas. Enquanto isso, as operações líquidas dos fraudadores são difíceis de rastrear, o que torna difícil para as agências de investigação prenderem os responsáveis pelas fraudes.
Leia também| Dicas Para Negociar Dívidas E Sair Do Vermelho