Aprenda como jogar blackjack

O blackjack é considerado como um dos “clássicos” jogos de cassino, sendo também conhecido como “vinte e um”. Por ser um jogo de cassino, não funciona colocando os adversários ao mesmo nível, como sucede no poker ou no truco; em vez disso, uma das partes funciona como crupiê, representando o cassino, e sua dinâmica de jogo é diferente da do jogador – ou jogadores, pois vários usuários podem enfrentar simultaneamente o mesmo crupiê.

Naturalmente a atividade dos cassinos físicos é proibida no Brasil, mas isso não impede que os brasileiros peguem um baralho de cartas e joguem o jogo tal como sucede nos cassinos de Las Vegas. Os mais ousados e competentes poderão até tentar imitar Ben Affleck e verificar se conseguem contar as cartas do baralho para garantir vitórias; jogando contra amigos isso será admissível, mas nos cassinos reais não é, e por isso Affleck foi banido de jogar, como o G1 revelou em 2014. Mas vejamos como funciona na prática.

Decisões a tomar

Cada carta tem um valor em pontos: as figuras valem dez e as restantes valem seu número em pontos, exceto o ás, que pode valer 1 ou 11 como for mais vantajoso. O objetivo é conseguir uma mão o mais próxima possível de 21 pontos, mas sem ultrapassar esse limite. 

Todas as versões de jogos de blackjack online exigem ao jogador um conjunto básico de decisões. Quase todas começam por o jogador receber duas cartas, que ficam visíveis, e o crupiê também duas, ficando uma delas visível e outra virada para baixo. 

Aí, o jogador tem várias escolhas. Pode pedir mais cartas, uma de cada vez, procurando aproximar sua mão dos 21 pontos; cuidado, se ultrapassar perde a rodada de imediato. A qualquer momento pode “parar”, isto é, não receber mais cartas por considerar que tem uma mão forte ou que está demasiado perto dos 21 pontos para arriscar pedir mais.

Quando o jogador estiver satisfeito com sua mão, o crupiê irá virar sua carta escondida. Dependendo do valor e das regras da variante em questão, ele poderá perder ou ganhar de imediato, ou pedir também cartas até um certo limite (por exemplo, até ultrapassar os 17 pontos).

Quando o crupiê não puder pedir mais cartas, comparam-se os pontos e ganha quem ficar mais perto de 21 sem ultrapassar. Em caso de empate a aposta é normalmente devolvida ao jogador, mas isso depende também das regras específicas do jogo em questão.

Outras opções à disposição

Quando as duas primeiras cartas têm valor igual (por exemplo, dois oitos), o jogador pode abrir. Faz uma segunda aposta no valor igual da primeira, separa as duas cartas e recebe mais duas, formando duas mãos. Irá jogar ambas, podendo perdê-las, ganhá-las ou perder uma e ganhar outra.

Muitas variantes também permitem duplicar sua aposta; por exemplo, quando o jogador tem uma mão muito forte (dois reis, por exemplo) e a carta visível do crupiê é baixa. A probabilidade de vitória é grande, e o jogador pode tentar lucrar em cima disso.

Até é possível desistir

Certas variantes permitem também ao jogador desistir, quando a mão é fraca e o crupiê mostra uma carta visível alta (como uma figura ou um ás). Desistindo, o jogador recebe metade de sua aposta. Só poderá desistir no momento inicial; se pedir uma carta, não poderá desistir depois disso.

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