Como jogar League of Legends – Guia Iniciante

0
52

Guia LoL para iniciantes (tudo o que você precisa saber)

Bem-vindo ao nosso guia para iniciantes em League of Legends, neste guia, abordaremos os fundamentos básicos de como o LoL é jogado.

Esteja você pensando em jogar, baixando-o ou ainda aprendendo as cordas, este guia é para você!

Psss! Você não está se perguntando por que os Mobalytics Summoners gostam mais do jogo e escalam mais rápido? Junte-se a nós; 100% grátis!

1. O que é League of Legends?

League of Legends é uma arena de batalha online para vários jogadores, também conhecida como MOBA. Foi um dos jogos mais populares de todos os tempos e atualmente um dos maiores e-sports.

Em um jogo padrão da Liga, dez jogadores são divididos em dois times de cinco e batalham em um mapa chamado Summoner’s Rift.

Cada um desses jogadores controla um único personagem, conhecido como campeão.

O que é um campeão?

Todos os dez jogadores em uma partida do League of Legends controlam um único campeão.

Atualmente, existem mais de 140 campeões, sendo os novos adicionados continuamente ao longo do tempo.

Todo campeão tem habilidades e poderes especiais com estilos de jogo únicos.

Antes de um jogo começar na seleção de campeões, cada equipe alterna a seleção dos campeões.

Existem muitas estratégias envolvidas ao trabalhar com sua equipe para criar equipes com campeões que funcionam bem juntos (mais sobre isso mais adiante).

Cada jogo que você joga pode ser muito diferente, pois todo campeão tem sua própria sensação e plano de jogo.

Como você vence?

O objetivo final do LoL é destruir a base do outro time, mas não é fácil.

Seus inimigos farão de tudo para matá-lo e destruir sua base.

Cada base tem uma série de torres e ondas de lacaios que aparecem constantemente.

Se você começasse um jogo e tentasse correr direto para a base inimiga, certamente morreria, não apenas porque o time inimigo tentaria detê-lo a todo custo, mas também porque você pode estar fraco demais e morrer.

League é como um RPG que ocorre em um período muito curto de tempo.

Você começa no nível 1 e gradualmente se fortalece ao longo do jogo, ganhando experiência e ganhando ouro para comprar itens.

As duas equipes crescem continuamente em poder e colidem. Eventualmente, uma equipe é capaz de obter vantagem e fazer um empurrão final para uma vitória.

O que é a Fenda do Invocador?

Este é o mapa padrão em que os profissionais jogam e é onde você estaria se estivesse tentando subir a escada classificada.

Existem outros mapas na Liga, mas, por enquanto, vamos nos concentrar na Fenda do Invocador, pois é onde você provavelmente passará a maior parte do tempo.

Mapa do Rift do Invocador

Aqui estão as noções básicas do mapa Rift do Invocador:

Existem duas equipes de cinco jogadores: a equipe azul (base no canto inferior esquerdo) e a equipe vermelha (base no canto superior direito).

Para alcançar a vitória, uma equipe precisa destruir o Nexus da equipe adversária (basicamente o núcleo de sua base).

Durante uma partida, lacaios geram continuamente do Nexus de cada base e prosseguem pelas três faixas (os caminhos são mostrados no gráfico acima).

Nexus e torres

As três faixas são conhecidas como faixa superior, faixa intermediária e faixa bot. Nas três pistas, há torres que atacarão campeões e lacaios inimigos.Os invocadores devem destruir todas as torres em pelo menos uma pista e depois destruir as duas últimas torres que protegem um Nexus antes de poder atacá-lo e destruí-lo.

Torres e Inibidores

Destruir torres e outras estruturas chamadas inibidores recompensa os jogadores com ouro e permite que as tropas invadam a pista (já que não há torres para detê-las).

Super minions

Inibidores são estruturas que estão atrás das torres iniciais dentro de uma base. Se um inibidor for destruído, lacaios aprimorados, chamados Super Minions, aparecerão até que um inibidor reaparece após alguns minutos. Uma equipe pode frequentemente usar os Super Minions para cercar com sucesso uma base que antes era difícil de atacar e criar uma oportunidade de avançar para a vitória.

A fonte e a loja

Fonte e loja

No início de cada jogo, você começará na sua fonte. Você revisitará sua fonte porque é onde você reaparecerá quando morrer e é onde sua loja está localizada. Você pode retornar à sua fonte a qualquer momento durante um jogo para curar ou comprar itens. Tudo o que você precisa fazer é usar a habilidade Recall à qual todos os convocadores têm acesso – apenas tome cuidado e use-a com segurança, pois você pode ser interrompido durante a transmissão.

Receitas e Itens

Como mencionamos anteriormente, matar um lacaio, estrutura ou campeão inimigo concede aos jogadores ouro que pode ser usado para comprar itens na loja da fonte.

O objetivo final do ouro é dar aos jogadores flexibilidade no crescimento de estatísticas e no estilo de jogo. Se você deseja mais danos, capacidade de sobrevivência ou utilidade, há uma grande variedade de itens para atender às suas necessidades.

Recomendamos verificar nossa série de guias de itens LoL se você quiser saber mais sobre o que os diferentes itens fazem e quando construí-los.

2. Fundamentos do LoL Champion

Agora que entendemos o básico do mapa, voltemos a falar sobre campeões. Os campeões são o coração e a alma de League of Legends, pois costumam ser o que os jogadores mais ressoam.

Enquanto o Rift do Invocador permanece constante, as diferentes combinações de campeões escolhidas pelos dez jogadores no jogo podem criar ritmos e sensações muito diferentes.

Todos os campeões LoL

Atualmente, existem atualmente mais de 140 campeões, cada um representando um estilo de jogo e experiência diferentes. Alguns são simples e fáceis de jogar, enquanto outros podem levar uma centena de jogos para dominar. Se você gosta de causar dano de longe, brigar de perto ou ajudar seu time com utilidade, existe um campeão para você.

Nas próximas seções, discutiremos diferentes aspectos dos campeões, como suas habilidades, estatísticas e escala.

Auto-ataques e habilidades

Todo campeão tem ataques automáticos e habilidades à sua disposição. Os ataques automáticos, também conhecidos como “ataques básicos”, ocorrem quando um jogador clica com o botão direito no alvo. Fazer isso fará com que um campeão ataque continuamente um alvo até que ele morra.

As habilidades são lançadas usando Q, W, E e R. Todo campeão tem habilidades únicas para cada um desses botões. Aqui está o W de Ashe, Volley, em ação abaixo:

W de Ashe, vôlei

Todos os campeões também têm acesso a duas habilidades, usando D e F, chamadas Magias de Invocador. Isso depende das preferências pessoais de um jogador, discutiremos mais adiante.

Por fim, os campeões também podem lançar habilidades de itens como Redenção e Tiamat, usando as teclas numéricas 1-7.

Estatísticas do Campeão

Um aspecto importante que diferencia os campeões é a distribuição de suas estatísticas. As estatísticas representam a maquiagem de um campeão na medida em que são difíceis de matar, quanto dano causam e quão rápido eles se movem ou atacam.

Estatísticas de campeões LoL

Da esquerda para a direita: dano de ataque, poder de habilidade, armadura, resistência mágica, velocidade de ataque, redução de recarga, chance de acerto crítico, velocidade de movimento.

Para os propósitos deste guia para iniciantes, não seremos muito técnicos sobre estatísticas. Aqui estão os princípios básicos:

Saúde (indicado por uma barra verde)

  • Saúde representa a quantidade de dano que você pode receber antes de morrer e ser enviado à sua fonte.

Recursos de habilidade: Mana, Energia e outros

  • As habilidades custam recursos para serem lançadas, a maioria dos campeões usa mana, energia ou fúria.
  • A maioria dos campeões, como Lux e Vel’Koz, usa mana.
  • Mana é indicada por uma barra azul abaixo da barra de vida e se regenera com o tempo.
  • Campeões como Akali e Kennen usam energia.
  • A energia é indicada por uma barra amarela e também se regenera ao longo do tempo, mas a uma taxa muito mais rápida. Esses campeões geralmente têm maneiras de recuperar a energia também, como no ataque automático./li>
  • A desvantagem é que, diferentemente da mana, você não pode aumentar a quantidade de energia que possui através da compra de itens.
  • Outros campeões usam outras fontes, como saúde, fúria, raiva ou coragem.
  • Usando a saúde é simples, seu campeão basicamente recebe dano para lançar seu feitiço.
  • Fúria, raiva e coragem dependem de seus campeões. Certifique-se de vê-los para mais detalhes.

Dano de Ataque (AD)

  • O dano de ataque, também conhecido como dano físico, representa o dano causado por ataques automáticos básicos.
  • Dependendo de um campeão, o AD também pode capacitar habilidades.
  • Os números de habilidades e itens que se referem ao dano de ataque são exibidos em laranja.

Poder da capacidade (AP)

  • O poder de habilidade principalmente torna suas habilidades (QWER) mais poderosas; no entanto, o PA também pode fortalecer alguns itens e runas.
  • Os números de habilidades e itens que se referem ao poder da habilidade são exibidos em verde.

armaduras

  • Armadura é uma estatística defensiva que mitiga danos físicos. Construí-lo o ajudará a sobreviver contra campeões com muitos danos de ataque.

Resistência Mágica (MR)

  • Você provavelmente adivinhou, mas a resistência mágica é a contrapartida da armadura que mitiga o dano do poder da habilidade.

Velocidade de ataque (AS)

  • A velocidade de ataque representa a rapidez com que o seu campeão ataca automaticamente. Em geral, esta é uma boa combinação com dano de ataque, se você estiver olhando para aumentar sua produção de dano físico.

Redução de Tempo de Recarga (CDR)

  • As habilidades têm “tempos de espera” representando quanto tempo levará para que você possa lançá-lo novamente. Os itens que oferecem CDR permitem conjurar habilidades com mais frequência.

Chance de acerto crítico

  • Essa estatística representa sua chance de realizar um ataque crítico – ataques críticos fazem com que seus ataques automáticos causem o dobro de dano.
  • Por exemplo, se você tem 50% de chance de crítico, seus ataques provavelmente serão críticos em 50% das vezes. Se você tiver 100% de chance de crit, eles serão sempre críticos.

Velocidade de Movimento (MS)

  • A velocidade de movimento representa a rapidez com que seu campeão se move pelo mapa. Isso pode ser aumentado com habilidades e itens como botas.

Experiência e Nivelamento de um Campeão

Em League of Legends, todo campeão começa no nível 1 e continua a subir de nível até o máximo do nível 18.

Os campeões ganham experiência cultivando lacaios e acampamentos na selva ou matando (ou ajudando na matança) campeões.

Note que matar acampamentos ou monstros na selva só proporcionará experiência ao jogador que acertou o golpe fatal.

A destruição de torres e inibidores concede experiência a uma equipe inteira em todo o mundo.

Gama de experiência

Mesmo nessa faixa, Aurelion Sol terá experiência quando o lacaio morrer.

Você também pode ganhar experiência estando ao alcance de lacaios inimigos ou campeões inimigos morrendo. Esse raio é quase igual a cerca de 3x o ataque automático de um campeão (exatamente o alcance de 1600).

Ganhar níveis e experiências permite que os campeões cresçam em poder. Enquanto a compra de itens permite que os campeões tenham liberdade na escolha de quais estatísticas ganhar, o aumento de níveis ativa aumentos pré-determinados nas estatísticas de um campeão.

Por exemplo, no nível 1, o Ashe terá cerca de 539 cv de base. No nível 18, ela terá 1984. Esse crescimento se aplica à saúde, regeneração de vida, mana, regeneração de mana, dano de ataque, velocidade de ataque, armadura e resistência mágica.

Subir de nível também concede pontos de habilidade que são usados ​​para aumentar o poder das habilidades QWER de um campeão.

O efeito dos pontos de habilidade pode depender do campeão e da própria habilidade. No exemplo acima para W, de Ashe, Volley, o aumento do nível de habilidade 1 para 2 trará um aumento de dano de 20 para 35 e uma redução no CDR de 15 para 12,5 segundos.

Feitiços de Invocador

Além de suas habilidades QWER, todo invocador também deve escolher dois feitiços de invocador para seu campeão. Feitiços de Invocador agem como duas habilidades adicionais com seus próprios propósitos e recargas.

todos os feitiços de convocação

Eles oferecem flexibilidade para ajudá-lo a se adaptar no champ select e permitem que você jogue no seu estilo de jogo preferido. Quando você começa a jogar, você os desbloqueia gradualmente ao longo do tempo (consulte a seção na parte inferior para mais informações). Nesta seção, veremos o que cada um faz e por que você deseja aceitá-lo.

Curar (240 segundos de recarga)

Curar
  • A cura recupera instantaneamente parte da sua saúde (com base no seu nível) e aumenta sua velocidade de movimento em 1%.
  • Também cura um outro aliado. Você pode escolher qual deles direciona o mouse ao lançá-lo. Se você não o fizer especificamente, ele curará automaticamente o armário aliado até a morte.
  • Isso geralmente é visto em uma pista de bot pela função ADC ou, às vezes, pela função Suporte. Isso ocorre porque cura dois aliados ao mesmo tempo, dando mais valor a ele do que em comparação com outros papéis.

Fantasma (180 segundos de recarga)

Fantasma
  • Este feitiço de invocador concede uma grande quantidade de velocidade de movimento aumentada (com base no nível) por 10 segundos e permite que você percorra unidades (campeões, monstros, lacaios).
  • O Ghost é uma ótima escolha para campeões que dependem de perseguir seus oponentes ou que desejam permanecer a uma distância segura.
  • É muito menos flexível que o seu homólogo, o Flash, por isso você o verá emparelhado com o Flash em vez de substituí-lo.

Barreira (180 segundos de recarga)

Barreira
  • A barreira instantaneamente concede a você um escudo (com base no seu nível) que é ótimo para atenuar o dano de explosão.
  • Você verá frequentemente a função Barreira para a faixa intermediária, mas também é adotada pelos ADCs e suportes.

Escape (210 segundos de recarga)

Escape
  • A exaustão reduz a velocidade de um campeão e reduz em 40% o dano causado por 2,5 segundos.
  • Isso é usado principalmente na defensiva, mas pode ser usado como uma opção de controle de multidão para perseguir oponentes.

Flash (300 segundos de recarga)

Instantâneo
  • Flash é de longe o feitiço de invocador mais popular. Ele permite que você pisque uma curta distância em qualquer direção.
  • Isso pode parecer muito simples no começo, mas a flexibilidade que o Flash oferece permite que seja igualmente viável em situações ofensivas e defensivas.
  • Você pode usá-lo para envolver e surpreender um inimigo, ou usá-lo para escapar por cima de um muro ou fora de perigo.

Teleporte (recarga de 360 ​​segundos)

teleporte
  • Esse feitiço de convocação permite que você se teleporte instantaneamente para uma ala, lacaio ou torre aliada.
  • Esteja ciente de que leva 4 segundos para canalizar e pode ser interrompido por um atordoamento ou outras formas de controle de multidões.

Smite (210 segundos de recarga)

Desbaratar
  • Ferir permite lançar instantaneamente um feitiço de alto dano de explosão a um lacaio, monstro ou animal de estimação (um lacaio controlado pelas habilidades de um campeão).
  • Este é o feitiço de invocador principal do jungler e é necessário para desempenhar o papel.
  • A realização de objetivos (consulte a seção de objetivos) permite protegê-los de maneira mais confiável para obter o último golpe antes de seus inimigos.
  • Também ajuda a limpar acampamentos na selva e oferece aumento de dano ou uma lenta com base na atualização de item da selva que você compra.

Limpeza (210 segundos de recarga)

Limpar
  • Esse feitiço de invocação é como um cartão de sair da prisão, pois remove todos os desabilitados (exceto por estar no ar devido a nocautes ou ser suprimido).
  • Ele permite que você saia de uma situação difícil e também aumenta sua tenacidade, o que significa que o torna temporariamente resistente a efeitos adicionais de controle de multidões.

Acender (180 segundos de recarga)

Acender
  • Incendiar é um feitiço que dura mais de 5 segundos e causa dano de queima.
  • Muitas vezes, pode ajudá-lo a garantir uma morte, pois um inimigo está tentando escapar, se você conseguir aterrissar a tempo.
  • Também diminui a quantidade de cura que um campeão pode receber, por isso é útil contra campeões com efeitos de cura.
  • Isso também implica que ele contraria o feitiço Heal, apenas certifique-se de lançar Ignite antes que o Heal seja disparado.

Runas

League of Legends é descobrir a melhor maneira de jogar com base em suas preferências pessoais. Além das magias de invocador, as runas oferecem outra maneira de você ajustar seu campeão para maximizar seus pontos fortes ou para ajudar a manter suas fraquezas sob controle.

Runas

Nesta seção, abordaremos os temas abrangentes de cada uma das cinco principais árvores de runas e explicaremos como equipar as páginas de runas.

As cinco árvores rúnicas são Precisão, Dominação, Feitiçaria, Resolução e Inspiração.

Precisão

Precisão
  • Concentra-se em capacitar ataques automáticos, tornando-o ideal para ataques à distância como Ashe ou um lutador corpo a corpo como Tryndamere.
  • Exemplo: pressionar o ataque recompensa você por atacar continuamente o mesmo alvo, aumentando sua produção de dano geral.

Dominação

Dominação
  • Melhora a sua capacidade de explodir ou matar instantaneamente um alvo, não é nenhuma surpresa que você verá assassinos como Katarina ou Talon assumirem o Domínio.
  • Exemplo: Predator concede a você uma enorme explosão de velocidade de movimento para permitir que você persiga rapidamente sua presa.

Feitiçaria

Feitiçaria
  • A feitiçaria aumenta suas habilidades, mas também fornece uma boa quantidade de utilidade. É mais comumente usado por magos e conjuradores como Karma ou Lux.
  • Exemplo: Evocar Aery melhora o impacto de seus feitiços e também aumenta a potência dos feitiços de apoio ao proteger um aliado no qual você lança.

Resolver

Resolver
  • Se você quer reforçar suas capacidades defensivas, esta é a sua runa. Tanques robustos e engajadores como Nautilus e Leona amam a árvore Resolve.
  • Exemplo: Aftershock fornece uma explosão de armadura de bônus e resistência mágica se você imobilizar um inimigo.

Inspiração

Inspiração
  • A inspiração é quebrar regras com poderes e capacidades malucos. Pode ser usado por muitos campeões diferentes, mas é muito situacional.
  • Exemplo: O livro de feitiços não lacrado permite que você troque seus feitiços de invocador por outros, recompensando sua capacidade de se adaptar e pensar no futuro.
Página Rune

No invocador nível 10, você receberá acesso total para personalizar sua página de runa. Você pode criar uma página de runa no seu cliente fora do jogo ou durante a seleção do campeão. De qualquer forma, sua página de runa criada permanecerá salva até que você a exclua por outra ou a altere.

Ao criar uma página de runa, existem três componentes principais:

  • Árvore primária
  • Árvore secundária
  • Estilhaços

Observe que escolher runas pode ser complicado porque você pode escolher apenas uma runa por linha, portanto, lembre-se disso.

A árvore principal concede acesso às opções mais poderosas de uma árvore rúnica, conhecidas como pedra angular. No total, você terá quatro opções de runas em sua árvore principal, para garantir que elas estejam alinhadas com o que seu campeão se destaca.

A árvore secundária fornece apenas duas opções. Você deseja usá-la para complementar sua árvore principal.

Por fim, você tem três opções de fragmentos. Os fragmentos fornecem um pouco de flexibilidade, independentemente das cinco árvores. Por exemplo, você pode escolher entre ter dano bruto adicional, mais velocidade de ataque ou recargas mais curtas.

Os fragmentos não são tão poderosos quanto sua árvore principal e secundária, mas podem permitir que você tenha mais flexibilidade para atender ao seu estilo de jogo ou ajudar a prepará-lo contra uma partida ruim.

Ashe Rune Build

Uma construção de runa sugerida na página de campeão de Ashe .

Entender a construção ideal de runas pode ser difícil, principalmente para iniciantes. Não deixe de experimentá-los e conferir nossas páginas de campeões, onde selecionamos e atualizamos constantemente as melhores páginas de runas para cada função.

3. Os Cinco Papéis LoL

Em um jogo padrão de League of Legends, cada um dos cinco jogadores de uma equipe é designado para uma das cinco funções específicas. Os cinco papéis são Top, Jungle, Mid, ADC e Support.

Antes de uma partida, você tem a oportunidade de selecionar uma função principal que indica a função que prefere desempenhar, bem como uma função secundária que representa uma opção de backup.

Como as funções variam em popularidade, lembre-se de que você não tem garantia de obter suas opções primárias ou secundárias. Você também pode escolher uma opção para “Preencher”, o que significa que você não se importa de desempenhar nenhum dos papéis.

Funções Posicionais

Da esquerda para a direita: Superior, Selva, Média, ADC, Suporte e, na parte inferior, Preenchimento.

Se você é um jogador novinho em folha, sugerimos que você dedique algum tempo jogando alguns jogos de cada papel para ter uma ideia de onde cada um deles opera e o que cada um deles faz. Eventualmente, você deseja optar por um papel “principal”, pois ele pode realmente ajudá-lo a melhorar mais rapidamente e aprender a especializar um conjunto de habilidades específico.

Por mais razões sobre por que você deve escolher uma função principal e algumas diretrizes para entender as expectativas das cinco funções, confira nosso infográfico abaixo:

Lembre-se de que essas foram apenas diretrizes referentes às cinco funções. Os campeões que são jogados em cada função e as expectativas para cada uma mudam com o tempo, à medida que os jogadores experimentam e otimizam.

Por exemplo, na 8ª temporada, muitos campeões que normalmente seriam encontrados no meio da pista tornaram-se temporariamente comuns no papel da ADC (esta é uma história para outra época).

Mapa de papéis de League of Legends

Use estas diretrizes para obter uma base sólida para cada função no estado atual do jogo (por volta da 9ª temporada) para descontrolá-lo, mas à medida que melhorar, não tenha medo de tentar as coisas em uma partida Normal. Se você encontrar uma nova maneira de desempenhar um papel que funcione bem, coloque-o à prova em uma partida classificada!

4. O que é um comp de equipe?

Como League of Legends é um jogo de equipe 5 x 5, as combinações de campeões que seu time reúne na seleção de campeões podem ser incrivelmente importantes. Muitas vezes, você pode aumentar bastante suas chances de ganhar, sinergizando as habilidades e os pontos fortes de suas escolhas.

Champ select

Um exemplo fácil de entender é uma composição da equipe de área de efeito (AoE). Esta equipe combina cinco campeões que possuem magias e habilidades que podem causar dano a vários campeões ou manter vários campeões no lugar com controle de multidão.

Todo comp de equipe tende a ter um objetivo em mente, conhecido como condição de vitória. A condição de vitória de um comp AoE é capturar e matar vários membros da equipe ao mesmo tempo. Se o comp AoE é capaz de fazê-lo, eles provavelmente vencerão uma luta.

Outro exemplo de um comp de equipe seria o skirmish comp. Os comparsas da equipe Skirmish utilizam campeões com alta mobilidade e gostam de lutar em lutas confusas de vários ângulos.

Um compulsor de equipe de skirmish provavelmente venceria um comp de equipe de AoE porque um comp de equipe de AoE se esforçaria para bloquear vários skirmishers de uma só vez se jogarem suas cartas corretamente.

Como a equipe de AoE confia em magias poderosas que têm tempos de recarga longos, enquanto os skirmishers têm ataques e habilidades mais fracos, mas podem ser lançados com mais frequência, o comp de equipe de skates pode brincar com as habilidades do comp de equipe de AoE.

Se você está aprendendo sobre o jogo como um novo jogador, não se preocupe muito em criar a equipe perfeita na champ select. Você quer se concentrar mais em jogar com seus campeões de conforto e dominá-los.

Nós apenas queríamos apresentá-lo, pois é algo que será mencionado com frequência no jogo e em outros lugares, como se você assista pro-play ou streamers.

5. Névoa da Guerra e Controle da Visão

Névoa da Guerra

Em League of Legends, você deve tomar decisões com informações incompletas. Isso ocorre porque você não pode ver tudo o que está acontecendo no mapa devido a algo chamado “névoa da guerra”

O nevoeiro da guerra é mostrado no minimapa como uma área escura, como mostrado à esquerda. Isso oculta o movimento do inimigo e você deve ter cuidado para não passear por ele, a menos que tenha companhia ou tenha um bom entendimento de onde estão seus oponentes.

Da mesma forma, seu time pode usar o nevoeiro da guerra para esconder seus movimentos e atacar seus inimigos das sombras.

Você e todos os seus campeões e estruturas aliadas fornecem visão para toda a equipe. Se você pode vê-lo, seus colegas também podem.

Fora dessas fontes de visão, você também tem a capacidade de criar mais visão usando itens chamados “alas”.

No início da partida, todos os jogadores no jogo têm acesso a um item gratuito, chamado Totem da Guarda, também conhecido como “ala amarela”.

Use a ala amarela para se proteger, alertando seu time de movimento inimigo. Na imagem abaixo, a ala colocada no mato vê um Vi inimigo que está se movendo pela pista superior.

Se a ala não estava lá, você ou seus colegas de equipe que estavam perto do lado superior do mapa podem ter sido surpreendidos e mortos.

O controle da visão aqui permite à sua equipe a oportunidade de recuar ou montar uma contra-armadilha para matar os Vi.

Bugiganga amarela

Essas enfermarias durarão um período limitado de tempo e eventualmente expirarão; portanto, fique de olho no tempo restante.

Você saberá quanto tempo resta em uma enfermaria clicando nela ou vendo a barra branca (vista na imagem acima), que diminui conforme o tempo passa. Se o tempo acabar, ele desaparecerá.

Observe que a ala também possui uma barra de saúde verde composta por três blocos. Este é um bom momento para informar que as alas podem ser destruídas pelo time inimigo. Cada bloco na barra verde representa um acerto de ataque automático, então seriam necessários três acertos para matar o Totem de Vigilância.

Existem diferentes tipos de alas no League of Legends (abordaremos eles neste artigo). Esse tipo de ala permanece invisível, a menos que seja revelado pelo time inimigo por uma ala de controle ou um berloque vermelho.

Ala de Controle

As alas de controle precisam de quatro ataques para serem destruídos, mas são visíveis a todos. Dentro de um certo raio, as alas de controle bloqueiam a visão das alas inimigas e revelam onde elas estão.

Você pode usar estrategicamente as alas de controle para negar a visão do inimigo de uma área importante no mapa ou para limpar uma ala que você sabe que foi colocada.

O outro método principal de limpeza de enfermarias é o Oracle Lens, também conhecido como bugiganga vermelha. A bugiganga vermelha permite que um jogador ande e exponha proteções inimigas ao seu redor (mostrado na imagem abaixo).

Bugiganga vermelha


Limpar as alas inimigas durante uma partida é incrivelmente importante, pois nega a capacidade de rastrear os movimentos de sua equipe e também permite que você encontre lacunas nas defesas para atacar.

É importante que todos contribuam para essa causa e é normal que cada equipe tenha eventualmente 1-2 bugigangas vermelhas dedicadas a procurar e destruir as alas inimigas.

O último tipo de ala é a Alteração Vidente, também conhecida como bugiganga azul. A bugiganga azul permite que um jogador coloque uma ala a uma distância muito maior, e ela permanecerá lá até ser destruída.

Bugiganga azul

A desvantagem é que é visível para o time inimigo e morre em um golpe – por causa disso, esta é a ala mais situacional e é usada principalmente apenas pelo membro mais vulnerável de sua equipe ou por um campeão que depende de ataques de longo alcance .

É um erro comum os jogadores mais novos esquecerem de lutar pelo controle da visão (mesmo jogadores experientes esquecem de priorizá-lo). Lembre-se de que quanto mais informações você tiver, melhores serão as decisões. Faça um esforço consciente para fazer sua parte na colocação de alas e negar seus inimigos da visão e, eventualmente, será uma segunda natureza.

6. O rio, a selva e os acampamentos

Entre as faixas, você pode notar o rio que atravessa o mapa, bem como grandes seções de áreas florestais.

Essas áreas são cruciais porque muita ação ocorre aqui, à medida que os jogadores avançam para lutar e contestar acampamentos e objetivos de monstros.

Acampamentos na selva

Ao contrário dos lacaios que pertencem a um time em particular, esses acampamentos de monstros são neutros e podem ser mortos por qualquer jogador.

Alguns campos são fracos o suficiente para que um campeão saia sozinho. Isso fornece à sua equipe uma fonte adicional de renda fora do fluxo constante de lacaios.

Como esses acampamentos reaparecem com o tempo, há um papel em League of Legends completamente dedicado a coletar esses acampamentos e a se movimentar pela floresta (confira jungler na seção de papéis).

Vários desses acampamentos também oferecem utilidades adicionais e atualizações temporárias chamadas “buffs”. É importante que sua equipe proteja esses buffs para dar a você vantagem sobre seus oponentes.

Imagem de lustre azul

Por exemplo, matar o Blue Sentinel concede o Crest of Insight (também conhecido como “blue buff”), que concede maior regeneração de mana e redução de recarga (mais sobre essas estatísticas de campeão posteriormente).

Matar o Red Brambleback dá ao Crest of Cinders (também conhecido como “red buff”) que concede maior regeneração de vida e faz com que seus ataques automáticos reduzam a velocidade do seu inimigo e causem dano adicional.

Plantas da selva

Enquanto você viaja pelo mapa através do rio e da selva, notará plantas interativas surgindo. Eles não fornecem ouro, experiência ou buffs, mas se você os usar corretamente, eles podem salvar sua vida ou ajudá-lo a facilitar uma boa luta.

The Blast Cone

A planta vermelha que você vê na selva é o cone da explosão. Os cones de explosão fazem com que qualquer campeão em seu raio voe e aterre a uma distância definida.

Na imagem abaixo, você pode ver Rammus ao lado de um cone e um contorno de círculo vermelho do outro lado da parede à direita.

Cone de explosão

Se Rammus ou qualquer outro campeão atacasse automaticamente o cone de explosão, Rammus trampolim e aterrissaria no contorno circulado em vermelho. Magias e habilidades não afetarão o cone de explosão.

O cone de explosão permite que os campeões que não poderiam saltar por cima ou através das paredes o façam, permitindo movimentos mais eficientes e ângulos criativos para emboscar os oponentes.

Um salto de cone de explosão bem-cronometrado muitas vezes pode lhe dar distância suficiente para escapar de um bando de inimigos atrás de você.

No entanto, tenha cuidado com o tempo de ataque automático, pois você pode acidentalmente se lançar contra seus perseguidores ou lançar um aliado em perigo.

Scryer’s Bloom

O Scryer’s Bloom dá a você um breve vislumbre da escuridão, pois revela campeões inimigos ou alas inimigas (itens que garantem visão).

Na imagem abaixo, se o Rammus atacar automaticamente o Bloom de Scryer, ele criará um cone de visão limpa na direção que o Rammus está enfrentando.

Scryer's Bloom

Embora possa não parecer muito no começo, não subestime a capacidade desta planta para ajudá-lo a rastrear um inimigo que teria escapado de outra forma ou permitir que você revele um assassino perseguindo você das sombras.

Honeyfruit

O último tipo de planta que você verá no mapa é a Fruta-Mel. Eles aparecem ao longo do rio e garantem saúde e mana se você estourar a planta com um ataque automático e andar sobre seus frutos.

Na foto abaixo, Sona atacou automaticamente o Honeyfruit e está reabastecendo seus recursos.

Isso concede uma oportunidade para ela voltar à batalha quando, caso contrário, precisaria voltar à base.

Mel de frutas

Agora, provavelmente parece um acéfalo tentar obter os Honeyfruits sempre que estiverem disponíveis, mas você terá que ter cuidado ao fazê-lo.

À medida que você caminha sobre as frutas, cada uma diminui sua velocidade de movimento. Se você está sendo perseguido, considere pular a fruta para maximizar suas chances de sobrevivência.

Isso também significa que, se um inimigo que você estiver caçando estiver perto o suficiente da planta, você poderá desacelerá-lo batendo no Honeyfruit.

O caranguejo Scuttle

Scuttle Crab

Ao longo dos rios, você verá um monstro neutro, chamado Scuttle Crab, que anda de um lado para o outro perto do poço do dragão e do barão. Matar o caranguejo concederá visão no rio perto das aberturas de cada poço respectivo.

O Scuttle Crab é incrivelmente fácil de matar, porque não revida, mas pode ser difícil de tomar de forma consistente, porque será altamente priorizado devido à visão livre que fornece. Se você é um jungler, certifique-se de priorizar este acampamento como uma parada enquanto viaja pelo mapa e, se você é outro papel, esteja pronto para ajudar seu jungler se a equipe inimiga estiver procurando pará-los.

Dragões Elementares

Todos os dragões de League of Legends aparecem no poço do dragão do lado bot. Os quatro dragões elementares, também conhecidos como dracos elementares, concedem buffs para toda a equipe a TODOS os jogadores do lado que os mata.

Aqui estão seus nomes, cores e seus efeitos:

  • Cloud Drake (branco) = velocidade de movimento aumentada quando você não está lutando
  • Drake Infernal (vermelho) = concede poder de habilidade e dano de ataque
  • Drake da Montanha (marrom) = aumenta o dano contra os objetivos (torretas, Dragão, Barão)
  • Ocean Drake (azul) = concede saúde e regeneração de mana perdidas quando você não está lutando
Dragão

Os drakes aparecem aleatoriamente e você pode obter o mesmo elemento várias vezes. Cada efeito acumula até três vezes e se torna mais poderoso. Por exemplo, matar um Cloud Drake concederá ao seu time +15 de velocidade de movimento bônus fora de combate – se você conseguir três, terá um total de +45 de velocidade de movimento de bônus.

Conseguir um dragão elementar não ajudará você a ganhar instantaneamente, mas pode tornar o jogo mais fácil para você e seus companheiros de equipe horas extras. Eles são bastante poderosos no início e no meio do jogo e, portanto, geralmente exigem que vários membros da equipe sejam mortos, principalmente se a outra equipe estiver tentando contestá-la.

O Dragão Mais Velho

O Elder Dragon, também conhecido como Elder Drake, aparece no final do jogo e é o dragão mais poderoso do jogo. Matar um Elder Drake concede um bônus que  multiplica os efeitos de todos os bônus de dragão elementar que seu time possui atualmente em 50%.

Se você conseguir matar dois Elder Dragons, todos os seus buffs elementares serão multiplicados por 100%. Ele também concede dano adicional a alvos que não são da torre (como campeões e monstros).

Isso faz do Elder Dragon um dos melhores monstros do final do jogo para ajudar seu time a garantir uma vitória em uma partida fechada, especialmente se você teve sucesso em levar dragões elementares no início do jogo.

Rift Herald

O Rift Herald é um monstro que reside no poço do Barão antes de ele ser morto ou aparecer perto de 20 minutos.

O Herald é bastante tanky, então você pode precisar de vários membros de sua equipe para matá-lo. Uma dica crucial a lembrar é que ele tem um ponto fraco nas costas que infligirá dano adicional se você o acertar.

Rift Herald

Depois que um time mata o Herald, um item roxo, chamado Eye of the Herald, deixa cair que  um membro da equipe aliado pode pegar (não pode ser tocado pelo time que não o matou). Quando recolhido, o item substituirá o compartimento de bugiganga do jogador e permanecerá lá até que seja usado.

O efeito do Eye of the Herald é um dos mais devastadores do jogo, por isso não é surpreendente que ele tenha apenas um uso. Ativar o Olho convocará o Herald para lutar por seu time, atacando estruturas inimigas até que ele morra. Aqui está abaixo:

Como você pode ver, o Rift Herald causa uma enorme quantidade de dano. Muitas vezes, pode ajudá-lo a usar a primeira torre do jogo, o que pode ajudar a equilibrar um jogo equilibrado a seu favor.

Uma última dica é que ativar o Eye requer um curto período de tempo de canalização – se o jogador usá-lo for interrompido por um forte efeito de controle de multidão, como atordoamento, silêncio ou nocaute, eles não conseguirão convocar o Rift.

Portanto, se você estiver usando, certifique-se de fazê-lo com segurança longe de combate. Se você sabe que a outra equipe está procurando usá-lo, tente manter a visão sobre eles e olhe para eles enquanto eles estão canalizando.

Baron Nashor

O último monstro que você precisa conhecer é o Baron Nashor, também conhecido como “Barão”. Baron é o monstro mais poderoso do Summoner’s Rift, então você precisará de vários membros da equipe para matá-lo, a menos que uma partida se prolonge por muito tempo (eventualmente, poucos ou até mesmo um campeão poderá matá-la por conta própria).

Baron Nashor

Como o Barão é tão forte, as equipes geralmente podem vencer matando uma equipe com pouca saúde porque tentaram levá-la em um momento ruim. Muitas vezes, pode ser o local de uma “batalha final” no final de um jogo fechado, pois a equipe vencedora pode usá-lo para obter uma vantagem grande o suficiente para garantir uma vitória.

Então, o que matar o Barão faz exatamente? Ele concede um bônus, chamado Mão do Barão, que é dado a todos  os membros vivos da equipe que matou o Barão. Isto significa que se você morreu enquanto lutava contra o Barão ou pelo Barão, você não receberá o bônus se ainda estiver morto quando o golpe final for feito.

Hand of Baron concede AD e AP temporariamente e fortalece lacaios que você está perto. Isso torna muito mais fácil avançar em direção ao Nexus inimigo, pois é mais difícil para o time inimigo matar os minions com poderes e mais fácil para seu time defendê-los.

Se você não vencer por completo pressionando com lacaios do Barão, a base inimiga provavelmente será destruída o suficiente para facilitar suas futuras tentativas. Portanto, não seja muito ganancioso e estenda demais. Se você conseguir apenas algumas torretas e inibidores, isso ainda é um bom ganho.

7. As três fases e escala

Esses conceitos estão mais inclinados a ser intermediários do que iniciantes, mas queremos analisá-los rapidamente, já que você provavelmente ouvirá a terminologia das três fases: jogo inicial, intermediário e final.

As fases não são definidas e agem mais como diretrizes, pois todos os jogos são diferentes à sua maneira, mas tendem a se manter fiéis ao que acontece com a maioria dos jogos:

Jogo inicial (os primeiros 15 minutos)

  • É quando todas as torres estão em pé e todos estão na sua pista, exceto os caçadores.
  • Até a chegada do jungler, o topo e o meio serão na maior parte 1v1 e a pista de bot será na maior parte 2v2.

Meio do jogo (15 a 30 minutos)

  • Cerca de 15 minutos, ou quando as primeiras torres começam a ser destruídas, o meio do jogo começa.
  • Durante o meio do jogo, uma partida se torna mais confusa do que a fase da pista, pois alguns jogadores permanecerão na pista enquanto outros começarão a percorrer o mapa para ajudar a destruir outras torres ou dragões de competição ou o Rift Herald.

Jogo atrasado (após 30 minutos)

  • O meio do jogo geralmente termina e em torno da marca dos 30 minutos, quando todas as primeiras torres nas pistas são destruídas (às vezes até mais já se foram). Este é o final do jogo.
  • Neste ponto, os campeões adquiriram muitos de seus principais itens e as equipes começam a se agrupar para grandes lutas de equipe em torno de Baron e Elder Dragons.

Então, por que as três fases são importantes? Em League of Legends, todo campeão é projetado para ser bom durante um determinado período de tempo. Alguns campeões são projetados para serem fortes no início do jogo, mas caem por mais tempo, enquanto outros são projetados para serem fracos no início, mas ficam continuamente mais fortes à medida que o jogo continua.

Quando um campeão é o mais forte, é conhecido como “pico de poder”. O processo de ficar gradualmente mais forte e atingir seu pico de energia é conhecido como “escala”. Não entraremos em detalhes demais aqui, mas sabemos que o dimensionamento geralmente é influenciado pelo kit de habilidades de um campeão e por suas proporções de estatísticas à medida que compram mais itens. Vamos cobrir alguns exemplos.

Blitzcrank: pico de poder no início do jogo

Pico de poder Blitzcrank


Blitzcrank é um dos suportes mais assustadores do jogo por causa de seu movimento de assinatura, Rocket Grab, que puxa um inimigo em sua direção. Uma garra em tempo oportuno pode puxar um alvo vulnerável e transformar um 2v2 em uma morte 1v2 muito rápida.

Todo o seu kit gira em torno de fazer escolhas e ganhar uma vantagem inicial para sua equipe. Enquanto o jogo continua, no entanto, a garra de Blitzcrank perde poder porque fica mais difícil para ele agarrar seu alvo ideal.

Em vez de se preocupar em tecer sua garra através de uma onda de lacaios, ele precisa se preocupar em passar por uma linha de frente de tanques durante as lutas em equipe. Sua habilidade também é superada por melhores opções de engajamento que podem atingir vários campeões em vez de apenas um.

Ahri: pico de potência no meio do jogo

Ahri power spike


O meio do jogo é sobre rotações rápidas com escaramuças desarrumadas e lutas imprevisíveis de equipes. Ahri atinge seu pico de poder durante esse tempo, porque ela é uma maga que utiliza uma grande quantidade de mobilidade e habilidades de recarga mais baixas que podem ser lançadas com frequência.

As lutas no meio do jogo são freqüentemente travadas de diferentes ângulos e números irregulares (3v2, 2v4, etc), portanto, ser móvel e flexível tem mais valor. Ela pode usar táticas de acertar e correr e se mover rapidamente pelo mapa para ajudar seus jogadores que ainda estão tentando pegar sua torre ou seu caçador que está contestando objetivos.

Ela não é necessariamente ruim no início do jogo, mas será prejudicada por campeões que têm menos mobilidade e mais força, e ela tende a cair no final do jogo, pois ela não possui uma forte escala de final de jogo em comparação com outros campeões.

Kog’Maw: pico de poder no jogo tardio

Pico de energia Kog'Maw

Quando chegar o final do jogo, você começará a ver lutas em equipe em larga escala com altos riscos. Uma jogada falsa pode significar que todos os seus cinco aliados estão morrendo e uma carga da equipe inimiga para destruir sua base.

Kog’Maw é um campeão que é fácil de matar quando está sozinho, mas é capaz de causar uma quantidade insana de dano quando está protegido (algumas composições de equipe são construídas em torno dele). Nas situações organizadas durante o final do jogo, onde você tem várias linhas de frente e uma fila de revendedores de danos, Kog’Maw está no seu melhor.

Ele atinge seu pico durante o final do jogo, porque ele também tem acesso à maioria ou a todos os seus itens. Durante o início do jogo, ele se concentra na agricultura e não causa tanto dano e, no meio do jogo, ele é vulnerável durante as escaramuças, pois geralmente acontecem de vários ângulos.

Como aprender picos de energia

Você pode aprender picos de energia ao longo do tempo apenas jogando, mas pode estudá-los a qualquer momento, verificando nossas páginas de campeões:

Página do campeão de Ashe

O ponto principal é procurar lutar quando o seu campeão estiver em seu estado mais poderoso e desconfiar dos inimigos quando eles estiverem prestes a atingir seu
pico de poder . Além disso, esteja ciente de fatores como fazenda e nível de experiência – se for o jogo final, mas um Kog’Maw não tiver se saído muito bem, é provável que eles estejam mais no estado amarelo do que no verde.

8. Como melhorar no League of Legends

Se você chegou até aqui no artigo, respeite! Você está realmente interessado em aprender LoL e se tornar um jogador melhor. Como você pode ver, o League é um jogo incrivelmente profundo, com muitas informações para entender e entender. Para realmente melhorar, você precisará dedicar tempo para alcançar seus objetivos.

Nesta seção, abordaremos alguns dos nossos recursos e como eles podem ajudá-lo a melhorar como jogador da Liga.

O Índice de Desempenho dos Jogadores (GPI)

Para se desenvolver de maneira consistente, é crucial entender sua identidade como jogador. Isso inclui poder avaliar seus pontos fortes, pontos fracos e o estilo de jogo geral. Afinal, se você não tem uma imagem clara do que é bom ou ruim, pode estar trabalhando em coisas que não precisa e ignorando lacunas em sua jogabilidade que talvez não tenha percebido.

TF Blade GPI

A GPI foi projetada para esta função específica, ilustrando sua impressão digital exclusiva como jogador, como um gráfico. Executamos todos os seus jogos e as estatísticas desses jogos através do nosso sistema GPI para definir este gráfico.

Acima, você pode constatar que o GPI é composto por 8 habilidades principais:

  • Agressão
  • Consistência
  • Agricultura
  • Brigando 
  • Objetivos
  • Capacidade de sobrevivência
  • Versatilidade
  • Visão

Essas 8 habilidades abrangem de forma abrangente todas as áreas de desempenho essenciais que são essenciais para ter sucesso no League of Legends. Com base nas suas pontuações, o GPI fornecerá conselhos específicos para ajudá-lo a melhorar suas áreas de fraqueza. Aqui está um exemplo:

Você verá todos os tipos de conselhos: dicas e truques, infográficos, vídeos, links para artigos, a lista continua! Depois de dominar uma área, você será guiado para outra habilidade para se concentrar. Então, o que você está esperando? vamos verificar esse GPI !

Pré-jogo

Criamos o GPI para ajudá-lo a entender quem você é como jogador e a melhorar suas habilidades individuais. A GPI, no entanto, exige vários jogos (geralmente entre 5 e 10) para ver as tendências em seu desempenho. Se você deseja se preparar para o próximo jogo, use nossa ferramenta Pré-jogo.

No lado esquerdo, há informações sobre todos os jogadores em sua partida, como suas classificações, taxas de vitórias e informações sobre seu estilo de jogo. À direita, você terá tudo o que precisa saber sobre como jogar seu campeão, como runas, ordem de habilidade e itens. Você também poderá ver conselhos para jogar contra a luta na pista e conselhos para jogar contra todos os campeões inimigos.

Moblaytics Pre Game

Pode parecer muita informação, mas a verdade é que queríamos equipar os jogadores com todas as informações que eles poderiam pedir. Na maioria dos casos, você só precisará retocar algumas coisas, como conselhos para o seu confronto na pista e picos de poder de observação. Como cada jogador é diferente e se prepara de maneiras diferentes, decidimos oferecer a você praticamente tudo o que você precisa e mais algumas.

Para ativar seu Pré-jogo, basta pressionar o botão quando a partida estiver carregando. Você receberá imediatamente as informações que vê acima, para que possa se aprimorar e jogar da melhor maneira possível.

Análise de Progresso

O último recurso Mobalytics que recomendamos para iniciantes é a Análise de Progresso, projetada para ajudá-lo a acompanhar seu crescimento e desenvolvimento como jogador ao longo do tempo. Usando esta ferramenta, você pode ver os altos e baixos de todas as suas oito habilidades.

Por exemplo, digamos que você queira melhorar você é um ADC e deseja aprimorar sua habilidade em Agricultura. A Análise de Progresso permitirá que você veja se suas pontuações em Agropecuária estão subindo ou descendo e até permite que você veja momentos específicos no tempo.

Análise de progresso de Mobalytics

Você teve um jogo em que pulou e cultivou quase perfeitamente? Você pode ir a essa partida específica e obter mais detalhes sobre esse desempenho. Outra coisa interessante da Análise de Progresso é que ela permite que você acompanhe quantas das oito habilidades ao mesmo tempo que desejar.

Por exemplo, não é de surpreender que a Sobrevivência esteja fortemente relacionada à Visão – quanto mais você se proteger, mais seguro estará, pois você terá mais informações sobre quando os inimigos estão olhando para matá-lo. A Análise de progresso permite destacar sua Sobrevivência e Visão simultaneamente e ver se elas estão tendendo juntas. É tudo sobre aprender mais sobre você e sobre como você cresceu, experimente!

9. Recursos Adicionais para Iniciantes

Lista de leitura recomendada:

Progressão de nível (a partir da 9ª temporada)

Se você está começando no nível 1, aqui estão as grandes coisas que você desbloqueará no caminho para o nível 30 (que é quando você pode jogar classificado).

Níveis:

1. Cooperativa vs IA, Cura e Fantasma (Magias de Invocador) e acesso à Rotação Livre de Novos Jogadores (basicamente)

2. Ashe (campeão)

3. Garen (campeão) e acesso ao Classic 5v5 (Pick Blind)

4. Marca (campeão) e acesso a Exaustão e Barreira (Magias de Invocação)

5. Chance de fragmento de Caitlyn, acesso ao Hextech Crafting, acesso ao Co-op vs AI (3v3)

6. Fragmento Xin Zhao, acesso ao ARAM, acesso ao Mark (Feitiço de Invocação somente para ARAM) e Clarity (Feitiço de Invocação)

7. Acesso ao Classic 3v3, Flash e Teleport (Magias de Invocação)

8. Janna shard, acesso às páginas rúnicas padrão (a pedra angular será bloqueada)

9. Acesso à ferramenta de prática, ferir, inflamar e limpar (feitiços de invocador)

10. Desbloqueie shards de pele Sherwood Forest Ashe ou Sanguine Garen, acesso a páginas de runas personalizadas, Classic 5v5 (Draft) e modos de jogo em destaque

11. Acesso à rotação padrão gratuita do campeão

13. Acesso à missão First Win of the Day

30. Acesso às filas classificadas

Obrigado pela leitura e bem-vindo à sua jornada como um jogador crescente de League of Legends! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui