Como jogar League of Legends – Guia Iniciante

setembro 22, 2020
Como jogar League of Legends - Guia Iniciante
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Guia LoL para iniciantes (tudo o que você precisa saber)

Bem-vindo ao nosso guia para iniciantes em League of Legends, neste guia, abordaremos os fundamentos básicos de como o LoL é jogado.

Esteja você pensando em jogar, baixando-o ou ainda aprendendo as cordas, este guia é para você!

Psss! Voc√™ n√£o est√° se perguntando por que os Mobalytics Summoners gostam mais do jogo e escalam mais r√°pido? Junte-se a n√≥s; 100% gr√°tis!

1. O que é League of Legends?

League of Legends √© uma arena de batalha online para v√°rios jogadores, tamb√©m conhecida como MOBA. Foi um dos jogos mais populares de todos os tempos e atualmente um dos maiores e-sports.

Em um jogo padrão da Liga, dez jogadores são divididos em dois times de cinco e batalham em um mapa chamado Summoner’s Rift.

Cada um desses jogadores controla um √ļnico personagem, conhecido como campe√£o.

O que é um campeão?

Todos os dez jogadores em uma partida do League of Legends controlam um √ļnico campe√£o.

Atualmente, existem mais de 140 campe√Ķes, sendo os novos adicionados continuamente ao longo do tempo.

Todo campe√£o tem habilidades e poderes especiais com estilos de jogo √ļnicos.

Antes de um jogo come√ßar na sele√ß√£o de campe√Ķes, cada equipe alterna a sele√ß√£o dos campe√Ķes.

Existem muitas estrat√©gias envolvidas ao trabalhar com sua equipe para criar equipes com campe√Ķes que funcionam bem juntos (mais sobre isso mais adiante).

Cada jogo que você joga pode ser muito diferente, pois todo campeão tem sua própria sensação e plano de jogo.

Como você vence?

O objetivo final do LoL é destruir a base do outro time, mas não é fácil.

Seus inimigos far√£o de tudo para mat√°-lo e destruir sua base.

Cada base tem uma série de torres e ondas de lacaios que aparecem constantemente.

Se você começasse um jogo e tentasse correr direto para a base inimiga, certamente morreria, não apenas porque o time inimigo tentaria detê-lo a todo custo, mas também porque você pode estar fraco demais e morrer.

League é como um RPG que ocorre em um período muito curto de tempo.

Você começa no nível 1 e gradualmente se fortalece ao longo do jogo, ganhando experiência e ganhando ouro para comprar itens.

As duas equipes crescem continuamente em poder e colidem. Eventualmente, uma equipe √© capaz de obter vantagem e fazer um empurr√£o final para uma vit√≥ria.

O que é a Fenda do Invocador?

Este é o mapa padrão em que os profissionais jogam e é onde você estaria se estivesse tentando subir a escada classificada.

Existem outros mapas na Liga, mas, por enquanto, vamos nos concentrar na Fenda do Invocador, pois é onde você provavelmente passará a maior parte do tempo.

Mapa do Rift do Invocador

Aqui est√£o as no√ß√Ķes b√°sicas do mapa Rift do Invocador:

Existem duas equipes de cinco jogadores: a equipe azul (base no canto inferior esquerdo) e a equipe vermelha (base no canto superior direito).

Para alcan√ßar a vit√≥ria, uma equipe precisa destruir o Nexus da equipe advers√°ria (basicamente o n√ļcleo de sua base).

Durante uma partida, lacaios geram continuamente do Nexus de cada base e prosseguem pelas três faixas (os caminhos são mostrados no gráfico acima).

Nexus e torres

As tr√™s faixas s√£o conhecidas como faixa superior, faixa intermedi√°ria e faixa bot. Nas tr√™s pistas, h√° torres que atacar√£o campe√Ķes e lacaios inimigos.Os invocadores devem destruir todas as torres em pelo menos uma pista e depois destruir as duas √ļltimas torres que protegem um Nexus antes de poder atac√°-lo e destru√≠-lo.

Torres e Inibidores

Destruir torres e outras estruturas chamadas inibidores recompensa os jogadores com ouro e permite que as tropas invadam a pista (já que não há torres para detê-las).

Super minions

Inibidores s√£o estruturas que est√£o atr√°s das torres iniciais dentro de uma base. Se um inibidor for destru√≠do, lacaios aprimorados, chamados Super Minions, aparecer√£o at√© que um inibidor reaparece ap√≥s alguns minutos. Uma equipe pode frequentemente usar os Super Minions para cercar com sucesso uma base que antes era dif√≠cil de atacar e criar uma oportunidade de avan√ßar para a vit√≥ria.

A fonte e a loja

Fonte e loja

No in√≠cio de cada jogo, voc√™ come√ßar√° na sua fonte. Voc√™ revisitar√° sua fonte porque √© onde voc√™ reaparecer√° quando morrer e √© onde sua loja est√° localizada. Voc√™ pode retornar √† sua fonte a qualquer momento durante um jogo para curar ou comprar itens. Tudo o que voc√™ precisa fazer √© usar a habilidade Recall √† qual todos os convocadores t√™m acesso ‚Äď apenas tome cuidado e use-a com seguran√ßa, pois voc√™ pode ser interrompido durante a transmiss√£o.

Receitas e Itens

Como mencionamos anteriormente, matar um lacaio, estrutura ou campe√£o inimigo concede aos jogadores ouro que pode ser usado para comprar itens na loja da fonte.

O objetivo final do ouro √© dar aos jogadores flexibilidade no crescimento de estat√≠sticas e no estilo de jogo. Se voc√™ deseja mais danos, capacidade de sobreviv√™ncia ou utilidade, h√° uma grande variedade de itens para atender √†s suas necessidades.

Recomendamos verificar nossa s√©rie de guias de itens LoL se voc√™ quiser saber mais sobre o que os diferentes itens fazem e quando constru√≠-los.

2. Fundamentos do LoL Champion

Agora que entendemos o b√°sico do mapa, voltemos a falar sobre campe√Ķes. Os campe√Ķes s√£o o cora√ß√£o e a alma de League of Legends, pois costumam ser o que os jogadores mais ressoam.

Enquanto o Rift do Invocador permanece constante, as diferentes combina√ß√Ķes de campe√Ķes escolhidas pelos dez jogadores no jogo podem criar ritmos e sensa√ß√Ķes muito diferentes.

Todos os campe√Ķes LoL

Atualmente, existem atualmente mais de 140 campe√Ķes, cada um representando um estilo de jogo e experi√™ncia diferentes. Alguns s√£o simples e f√°ceis de jogar, enquanto outros podem levar uma centena de jogos para dominar. Se voc√™ gosta de causar dano de longe, brigar de perto ou ajudar seu time com utilidade, existe um campe√£o para voc√™.

Nas pr√≥ximas se√ß√Ķes, discutiremos diferentes aspectos dos campe√Ķes, como suas habilidades, estat√≠sticas e escala.

Auto-ataques e habilidades

Todo campe√£o tem ataques autom√°ticos e habilidades √† sua disposi√ß√£o. Os ataques autom√°ticos, tamb√©m conhecidos como ‚Äúataques b√°sicos‚ÄĚ, ocorrem quando um jogador clica com o bot√£o direito no alvo. Fazer isso far√° com que um campe√£o ataque continuamente um alvo at√© que ele morra.

As habilidades s√£o lan√ßadas usando Q, W, E e R. Todo campe√£o tem habilidades √ļnicas para cada um desses bot√Ķes. Aqui est√° o W de Ashe, Volley, em a√ß√£o abaixo:

W de Ashe, v√īlei

Todos os campe√Ķes tamb√©m t√™m acesso a duas habilidades, usando D e F, chamadas Magias de Invocador. Isso depende das prefer√™ncias pessoais de um jogador, discutiremos mais adiante.

Por fim, os campe√Ķes tamb√©m podem lan√ßar habilidades de itens como Reden√ß√£o e Tiamat, usando as teclas num√©ricas 1-7.

Estatísticas do Campeão

Um aspecto importante que diferencia os campe√Ķes √© a distribui√ß√£o de suas estat√≠sticas. As estat√≠sticas representam a maquiagem de um campe√£o na medida em que s√£o dif√≠ceis de matar, quanto dano causam e qu√£o r√°pido eles se movem ou atacam.

Estat√≠sticas de campe√Ķes LoL

Da esquerda para a direita: dano de ataque, poder de habilidade, armadura, resistência mágica, velocidade de ataque, redução de recarga, chance de acerto crítico, velocidade de movimento.

Para os prop√≥sitos deste guia para iniciantes, n√£o seremos muito t√©cnicos sobre estat√≠sticas. Aqui est√£o os princ√≠pios b√°sicos:

Sa√ļde (indicado por uma barra verde)

  • Sa√ļde representa a quantidade de dano que voc√™ pode receber antes de morrer e ser enviado √† sua fonte.

Recursos de habilidade: Mana, Energia e outros

  • As habilidades custam recursos para serem lan√ßadas, a maioria dos campe√Ķes usa mana, energia ou f√ļria.
  • A maioria dos campe√Ķes, como Lux e Vel‚ÄôKoz, usa mana.
  • Mana √© indicada por uma barra azul abaixo da barra de vida e se regenera com o tempo.
  • Campe√Ķes como Akali e Kennen usam energia.
  • A energia √© indicada por uma barra amarela e tamb√©m se regenera ao longo do tempo, mas a uma taxa muito mais r√°pida. Esses campe√Ķes geralmente t√™m maneiras de recuperar a energia tamb√©m, como no ataque autom√°tico./li>
  • A desvantagem √© que, diferentemente da mana, voc√™ n√£o pode aumentar a quantidade de energia que possui atrav√©s da compra de itens.
  • Outros campe√Ķes usam outras fontes, como sa√ļde, f√ļria, raiva ou coragem.
  • Usando a sa√ļde √© simples, seu campe√£o basicamente recebe dano para lan√ßar seu feiti√ßo.
  • F√ļria, raiva e coragem dependem de seus campe√Ķes. Certifique-se de v√™-los para mais detalhes.

Dano de Ataque (AD)

  • O dano de ataque, tamb√©m conhecido como dano f√≠sico, representa o dano causado por ataques autom√°ticos b√°sicos.
  • Dependendo de um campe√£o, o AD tamb√©m pode capacitar habilidades.
  • Os n√ļmeros de habilidades e itens que se referem ao dano de ataque s√£o exibidos em laranja.

Poder da capacidade (AP)

  • O poder de habilidade principalmente torna suas habilidades (QWER) mais poderosas; no entanto, o PA tamb√©m pode fortalecer alguns itens e runas.
  • Os n√ļmeros de habilidades e itens que se referem ao poder da habilidade s√£o exibidos em verde.

armaduras

  • Armadura √© uma estat√≠stica defensiva que mitiga danos f√≠sicos. Constru√≠-lo o ajudar√° a sobreviver contra campe√Ķes com muitos danos de ataque.

Resistência Mágica (MR)

  • Voc√™ provavelmente adivinhou, mas a resist√™ncia m√°gica √© a contrapartida da armadura que mitiga o dano do poder da habilidade.

Velocidade de ataque (AS)

  • A velocidade de ataque representa a rapidez com que o seu campe√£o ataca automaticamente. Em geral, esta √© uma boa combina√ß√£o com dano de ataque, se voc√™ estiver olhando para aumentar sua produ√ß√£o de dano f√≠sico.

Redução de Tempo de Recarga (CDR)

  • As habilidades t√™m ‚Äútempos de espera‚ÄĚ representando quanto tempo levar√° para que voc√™ possa lan√ß√°-lo novamente. Os itens que oferecem CDR permitem conjurar habilidades com mais frequ√™ncia.

Chance de acerto crítico

  • Essa estat√≠stica representa sua chance de realizar um ataque cr√≠tico ‚Äď ataques cr√≠ticos fazem com que seus ataques autom√°ticos causem o dobro de dano.
  • Por exemplo, se voc√™ tem 50% de chance de cr√≠tico, seus ataques provavelmente ser√£o cr√≠ticos em 50% das vezes. Se voc√™ tiver 100% de chance de crit, eles ser√£o sempre cr√≠ticos.

Velocidade de Movimento (MS)

  • A velocidade de movimento representa a rapidez com que seu campe√£o se move pelo mapa. Isso pode ser aumentado com habilidades e itens como botas.

Experiência e Nivelamento de um Campeão

Em League of Legends, todo campeão começa no nível 1 e continua a subir de nível até o máximo do nível 18.

Os campe√Ķes ganham experi√™ncia cultivando lacaios e acampamentos na selva ou matando (ou ajudando na matan√ßa) campe√Ķes.

Note que matar acampamentos ou monstros na selva só proporcionará experiência ao jogador que acertou o golpe fatal.

A destruição de torres e inibidores concede experiência a uma equipe inteira em todo o mundo.

Gama de experiência

Mesmo nessa faixa, Aurelion Sol terá experiência quando o lacaio morrer.

Voc√™ tamb√©m pode ganhar experi√™ncia estando ao alcance de lacaios inimigos ou campe√Ķes inimigos morrendo. Esse raio √© quase igual a cerca de 3x o ataque autom√°tico de um campe√£o (exatamente o alcance de 1600).

Ganhar n√≠veis e experi√™ncias permite que os campe√Ķes cres√ßam em poder. Enquanto a compra de itens permite que os campe√Ķes tenham liberdade na escolha de quais estat√≠sticas ganhar, o aumento de n√≠veis ativa aumentos pr√©-determinados nas estat√≠sticas de um campe√£o.

Por exemplo, no n√≠vel 1, o Ashe ter√° cerca de 539 cv de base. No n√≠vel 18, ela ter√° 1984. Esse crescimento se aplica √† sa√ļde, regenera√ß√£o de vida, mana, regenera√ß√£o de mana, dano de ataque, velocidade de ataque, armadura e resist√™ncia m√°gica.

Subir de n√≠vel tamb√©m concede pontos de habilidade que s√£o usados ‚Äč‚Äčpara aumentar o poder das habilidades QWER de um campe√£o.

O efeito dos pontos de habilidade pode depender do campe√£o e da pr√≥pria habilidade. No exemplo acima para W, de Ashe, Volley, o aumento do n√≠vel de habilidade 1 para 2 trar√° um aumento de dano de 20 para 35 e uma redu√ß√£o no CDR de 15 para 12,5 segundos.

Feitiços de Invocador

Al√©m de suas habilidades QWER, todo invocador tamb√©m deve escolher dois feiti√ßos de invocador para seu campe√£o. Feiti√ßos de Invocador agem como duas habilidades adicionais com seus pr√≥prios prop√≥sitos e recargas.

todos os feitiços de convocação

Eles oferecem flexibilidade para ajud√°-lo a se adaptar no champ select e permitem que voc√™ jogue no seu estilo de jogo preferido. Quando voc√™ come√ßa a jogar, voc√™ os desbloqueia gradualmente ao longo do tempo (consulte a se√ß√£o na parte inferior para mais informa√ß√Ķes). Nesta se√ß√£o, veremos o que cada um faz e por que voc√™ deseja aceit√°-lo.

Curar (240 segundos de recarga)

Curar
  • A cura recupera instantaneamente parte da sua sa√ļde (com base no seu n√≠vel) e aumenta sua velocidade de movimento em 1%.
  • Tamb√©m cura um outro aliado. Voc√™ pode escolher qual deles direciona o mouse ao lan√ß√°-lo. Se voc√™ n√£o o fizer especificamente, ele curar√° automaticamente o arm√°rio aliado at√© a morte.
  • Isso geralmente √© visto em uma pista de bot pela fun√ß√£o ADC ou, √†s vezes, pela fun√ß√£o Suporte. Isso ocorre porque cura dois aliados ao mesmo tempo, dando mais valor a ele do que em compara√ß√£o com outros pap√©is.

Fantasma (180 segundos de recarga)

Fantasma
  • Este feiti√ßo de invocador concede uma grande quantidade de velocidade de movimento aumentada (com base no n√≠vel) por 10 segundos e permite que voc√™ percorra unidades (campe√Ķes, monstros, lacaios).
  • O Ghost √© uma √≥tima escolha para campe√Ķes que dependem de perseguir seus oponentes ou que desejam permanecer a uma dist√Ęncia segura.
  • √Č muito menos flex√≠vel que o seu hom√≥logo, o Flash, por isso voc√™ o ver√° emparelhado com o Flash em vez de substitu√≠-lo.

Barreira (180 segundos de recarga)

Barreira
  • A barreira instantaneamente concede a voc√™ um escudo (com base no seu n√≠vel) que √© √≥timo para atenuar o dano de explos√£o.
  • Voc√™ ver√° frequentemente a fun√ß√£o Barreira para a faixa intermedi√°ria, mas tamb√©m √© adotada pelos ADCs e suportes.

Escape (210 segundos de recarga)

Escape
  • A exaust√£o reduz a velocidade de um campe√£o e reduz em 40% o dano causado por 2,5 segundos.
  • Isso √© usado principalmente na defensiva, mas pode ser usado como uma op√ß√£o de controle de multid√£o para perseguir oponentes.

Flash (300 segundos de recarga)

Instant√Ęneo
  • Flash √© de longe o feiti√ßo de invocador mais popular. Ele permite que voc√™ pisque uma curta dist√Ęncia em qualquer dire√ß√£o.
  • Isso pode parecer muito simples no come√ßo, mas a flexibilidade que o Flash oferece permite que seja igualmente vi√°vel em situa√ß√Ķes ofensivas e defensivas.
  • Voc√™ pode us√°-lo para envolver e surpreender um inimigo, ou us√°-lo para escapar por cima de um muro ou fora de perigo.

Teleporte (recarga de 360 ‚Äč‚Äčsegundos)

teleporte
  • Esse feiti√ßo de convoca√ß√£o permite que voc√™ se teleporte instantaneamente para uma ala, lacaio ou torre aliada.
  • Esteja ciente de que leva 4 segundos para canalizar e pode ser interrompido por um atordoamento ou outras formas de controle de multid√Ķes.

Smite (210 segundos de recarga)

Desbaratar
  • Ferir permite lan√ßar instantaneamente um feiti√ßo de alto dano de explos√£o a um lacaio, monstro ou animal de estima√ß√£o (um lacaio controlado pelas habilidades de um campe√£o).
  • Este √© o feiti√ßo de invocador principal do jungler e √© necess√°rio para desempenhar o papel.
  • A realiza√ß√£o de objetivos (consulte a se√ß√£o de objetivos) permite proteg√™-los de maneira mais confi√°vel para obter o √ļltimo golpe antes de seus inimigos.
  • Tamb√©m ajuda a limpar acampamentos na selva e oferece aumento de dano ou uma lenta com base na atualiza√ß√£o de item da selva que voc√™ compra.

Limpeza (210 segundos de recarga)

Limpar
  • Esse feiti√ßo de invoca√ß√£o √© como um cart√£o de sair da pris√£o, pois remove todos os desabilitados (exceto por estar no ar devido a nocautes ou ser suprimido).
  • Ele permite que voc√™ saia de uma situa√ß√£o dif√≠cil e tamb√©m aumenta sua tenacidade, o que significa que o torna temporariamente resistente a efeitos adicionais de controle de multid√Ķes.

Acender (180 segundos de recarga)

Acender
  • Incendiar √© um feiti√ßo que dura mais de 5 segundos e causa dano de queima.
  • Muitas vezes, pode ajud√°-lo a garantir uma morte, pois um inimigo est√° tentando escapar, se voc√™ conseguir aterrissar a tempo.
  • Tamb√©m diminui a quantidade de cura que um campe√£o pode receber, por isso √© √ļtil contra campe√Ķes com efeitos de cura.
  • Isso tamb√©m implica que ele contraria o feiti√ßo Heal, apenas certifique-se de lan√ßar Ignite antes que o Heal seja disparado.

Runas

League of Legends √© descobrir a melhor maneira de jogar com base em suas prefer√™ncias pessoais. Al√©m das magias de invocador, as runas oferecem outra maneira de voc√™ ajustar seu campe√£o para maximizar seus pontos fortes ou para ajudar a manter suas fraquezas sob controle.

Runas

Nesta seção, abordaremos os temas abrangentes de cada uma das cinco principais árvores de runas e explicaremos como equipar as páginas de runas.

As cinco √°rvores r√ļnicas s√£o Precis√£o, Domina√ß√£o, Feiti√ßaria, Resolu√ß√£o e Inspira√ß√£o.

Precis√£o

Precis√£o
  • Concentra-se em capacitar ataques autom√°ticos, tornando-o ideal para ataques √† dist√Ęncia como Ashe ou um lutador corpo a corpo como Tryndamere.
  • Exemplo: pressionar o ataque recompensa voc√™ por atacar continuamente o mesmo alvo, aumentando sua produ√ß√£o de dano geral.

Dominação

Dominação
  • Melhora a sua capacidade de explodir ou matar instantaneamente um alvo, n√£o √© nenhuma surpresa que voc√™ ver√° assassinos como Katarina ou Talon assumirem o Dom√≠nio.
  • Exemplo: Predator concede a voc√™ uma enorme explos√£o de velocidade de movimento para permitir que voc√™ persiga rapidamente sua presa.

Feitiçaria

Feitiçaria
  • A feiti√ßaria aumenta suas habilidades, mas tamb√©m fornece uma boa quantidade de utilidade. √Č mais comumente usado por magos e conjuradores como Karma ou Lux.
  • Exemplo: Evocar Aery melhora o impacto de seus feiti√ßos e tamb√©m aumenta a pot√™ncia dos feiti√ßos de apoio ao proteger um aliado no qual voc√™ lan√ßa.

Resolver

Resolver
  • Se voc√™ quer refor√ßar suas capacidades defensivas, esta √© a sua runa. Tanques robustos e engajadores como Nautilus e Leona amam a √°rvore Resolve.
  • Exemplo: Aftershock fornece uma explos√£o de armadura de b√īnus e resist√™ncia m√°gica se voc√™ imobilizar um inimigo.

Inspiração

Inspiração
  • A inspira√ß√£o √© quebrar regras com poderes e capacidades malucos. Pode ser usado por muitos campe√Ķes diferentes, mas √© muito situacional.
  • Exemplo: O livro de feiti√ßos n√£o lacrado permite que voc√™ troque seus feiti√ßos de invocador por outros, recompensando sua capacidade de se adaptar e pensar no futuro.
P√°gina Rune

No invocador n√≠vel 10, voc√™ receber√° acesso total para personalizar sua p√°gina de runa. Voc√™ pode criar uma p√°gina de runa no seu cliente fora do jogo ou durante a sele√ß√£o do campe√£o. De qualquer forma, sua p√°gina de runa criada permanecer√° salva at√© que voc√™ a exclua por outra ou a altere.

Ao criar uma página de runa, existem três componentes principais:

  • √Ārvore prim√°ria
  • √Ārvore secund√°ria
  • Estilha√ßos

Observe que escolher runas pode ser complicado porque você pode escolher apenas uma runa por linha, portanto, lembre-se disso.

A √°rvore principal concede acesso √†s op√ß√Ķes mais poderosas de uma √°rvore r√ļnica, conhecidas como pedra angular. No total, voc√™ ter√° quatro op√ß√Ķes de runas em sua √°rvore principal, para garantir que elas estejam alinhadas com o que seu campe√£o se destaca.

A √°rvore secund√°ria fornece apenas duas op√ß√Ķes. Voc√™ deseja us√°-la para complementar sua √°rvore principal.

Por fim, voc√™ tem tr√™s op√ß√Ķes de fragmentos. Os fragmentos fornecem um pouco de flexibilidade, independentemente das cinco √°rvores. Por exemplo, voc√™ pode escolher entre ter dano bruto adicional, mais velocidade de ataque ou recargas mais curtas.

Os fragmentos não são tão poderosos quanto sua árvore principal e secundária, mas podem permitir que você tenha mais flexibilidade para atender ao seu estilo de jogo ou ajudar a prepará-lo contra uma partida ruim.

Ashe Rune Build

Uma constru√ß√£o de runa sugerida na p√°gina de campe√£o de Ashe .

Entender a constru√ß√£o ideal de runas pode ser dif√≠cil, principalmente para iniciantes. N√£o deixe de experiment√°-los e conferir nossas p√°ginas de campe√Ķes, onde selecionamos e atualizamos constantemente as melhores p√°ginas de runas para cada fun√ß√£o.

3. Os Cinco Papéis LoL

Em um jogo padr√£o de League of Legends, cada um dos cinco jogadores de uma equipe √© designado para uma das cinco fun√ß√Ķes espec√≠ficas. Os cinco pap√©is s√£o Top, Jungle, Mid, ADC e Support.

Antes de uma partida, você tem a oportunidade de selecionar uma função principal que indica a função que prefere desempenhar, bem como uma função secundária que representa uma opção de backup.

Como as fun√ß√Ķes variam em popularidade, lembre-se de que voc√™ n√£o tem garantia de obter suas op√ß√Ķes prim√°rias ou secund√°rias. Voc√™ tamb√©m pode escolher uma op√ß√£o para ‚ÄúPreencher‚ÄĚ, o que significa que voc√™ n√£o se importa de desempenhar nenhum dos pap√©is.

Fun√ß√Ķes Posicionais

Da esquerda para a direita: Superior, Selva, Média, ADC, Suporte e, na parte inferior, Preenchimento.

Se voc√™ √© um jogador novinho em folha, sugerimos que voc√™ dedique algum tempo jogando alguns jogos de cada papel para ter uma ideia de onde cada um deles opera e o que cada um deles faz. Eventualmente, voc√™ deseja optar por um papel ‚Äúprincipal‚ÄĚ, pois ele pode realmente ajud√°-lo a melhorar mais rapidamente e aprender a especializar um conjunto de habilidades espec√≠fico.

Por mais raz√Ķes sobre por que voc√™ deve escolher uma fun√ß√£o principal e algumas diretrizes para entender as expectativas das cinco fun√ß√Ķes, confira nosso infogr√°fico abaixo:

Lembre-se de que essas foram apenas diretrizes referentes √†s cinco fun√ß√Ķes. Os campe√Ķes que s√£o jogados em cada fun√ß√£o e as expectativas para cada uma mudam com o tempo, √† medida que os jogadores experimentam e otimizam.

Por exemplo, na 8¬™ temporada, muitos campe√Ķes que normalmente seriam encontrados no meio da pista tornaram-se temporariamente comuns no papel da ADC (esta √© uma hist√≥ria para outra √©poca).

Mapa de papéis de League of Legends

Use estas diretrizes para obter uma base s√≥lida para cada fun√ß√£o no estado atual do jogo (por volta da 9¬™ temporada) para descontrol√°-lo, mas √† medida que melhorar, n√£o tenha medo de tentar as coisas em uma partida Normal. Se voc√™ encontrar uma nova maneira de desempenhar um papel que funcione bem, coloque-o √† prova em uma partida classificada!

4. O que é um comp de equipe?

Como League of Legends √© um jogo de equipe 5 x 5, as combina√ß√Ķes de campe√Ķes que seu time re√ļne na sele√ß√£o de campe√Ķes podem ser incrivelmente importantes. Muitas vezes, voc√™ pode aumentar bastante suas chances de ganhar, sinergizando as habilidades e os pontos fortes de suas escolhas.

Champ select

Um exemplo f√°cil de entender √© uma composi√ß√£o da equipe de √°rea de efeito (AoE). Esta equipe combina cinco campe√Ķes que possuem magias e habilidades que podem causar dano a v√°rios campe√Ķes ou manter v√°rios campe√Ķes no lugar com controle de multid√£o.

Todo comp de equipe tende a ter um objetivo em mente, conhecido como condi√ß√£o de vit√≥ria. A condi√ß√£o de vit√≥ria de um comp AoE √© capturar e matar v√°rios membros da equipe ao mesmo tempo. Se o comp AoE √© capaz de faz√™-lo, eles provavelmente vencer√£o uma luta.

Outro exemplo de um comp de equipe seria o skirmish comp. Os comparsas da equipe Skirmish utilizam campe√Ķes com alta mobilidade e gostam de lutar em lutas confusas de v√°rios √Ęngulos.

Um compulsor de equipe de skirmish provavelmente venceria um comp de equipe de AoE porque um comp de equipe de AoE se esforçaria para bloquear vários skirmishers de uma só vez se jogarem suas cartas corretamente.

Como a equipe de AoE confia em magias poderosas que têm tempos de recarga longos, enquanto os skirmishers têm ataques e habilidades mais fracos, mas podem ser lançados com mais frequência, o comp de equipe de skates pode brincar com as habilidades do comp de equipe de AoE.

Se voc√™ est√° aprendendo sobre o jogo como um novo jogador, n√£o se preocupe muito em criar a equipe perfeita na champ select. Voc√™ quer se concentrar mais em jogar com seus campe√Ķes de conforto e domin√°-los.

Nós apenas queríamos apresentá-lo, pois é algo que será mencionado com frequência no jogo e em outros lugares, como se você assista pro-play ou streamers.

5. Névoa da Guerra e Controle da Visão

Névoa da Guerra

Em League of Legends, voc√™ deve tomar decis√Ķes com informa√ß√Ķes incompletas. Isso ocorre porque voc√™ n√£o pode ver tudo o que est√° acontecendo no mapa devido a algo chamado ‚Äún√©voa da guerra‚ÄĚ

O nevoeiro da guerra √© mostrado no minimapa como uma √°rea escura, como mostrado √† esquerda. Isso oculta o movimento do inimigo e voc√™ deve ter cuidado para n√£o passear por ele, a menos que tenha companhia ou tenha um bom entendimento de onde est√£o seus oponentes.

Da mesma forma, seu time pode usar o nevoeiro da guerra para esconder seus movimentos e atacar seus inimigos das sombras.

Voc√™ e todos os seus campe√Ķes e estruturas aliadas fornecem vis√£o para toda a equipe. Se voc√™ pode v√™-lo, seus colegas tamb√©m podem.

Fora dessas fontes de vis√£o, voc√™ tamb√©m tem a capacidade de criar mais vis√£o usando itens chamados ‚Äúalas‚ÄĚ.

No in√≠cio da partida, todos os jogadores no jogo t√™m acesso a um item gratuito, chamado Totem da Guarda, tamb√©m conhecido como ‚Äúala amarela‚ÄĚ.

Use a ala amarela para se proteger, alertando seu time de movimento inimigo. Na imagem abaixo, a ala colocada no mato v√™ um Vi inimigo que est√° se movendo pela pista superior.

Se a ala não estava lá, você ou seus colegas de equipe que estavam perto do lado superior do mapa podem ter sido surpreendidos e mortos.

O controle da visão aqui permite à sua equipe a oportunidade de recuar ou montar uma contra-armadilha para matar os Vi.

Bugiganga amarela

Essas enfermarias durarão um período limitado de tempo e eventualmente expirarão; portanto, fique de olho no tempo restante.

Voc√™ saber√° quanto tempo resta em uma enfermaria clicando nela ou vendo a barra branca (vista na imagem acima), que diminui conforme o tempo passa. Se o tempo acabar, ele desaparecer√°.

Observe que a ala tamb√©m possui uma barra de sa√ļde verde composta por tr√™s blocos. Este √© um bom momento para informar que as alas podem ser destru√≠das pelo time inimigo. Cada bloco na barra verde representa um acerto de ataque autom√°tico, ent√£o seriam necess√°rios tr√™s acertos para matar o Totem de Vigil√Ęncia.

Existem diferentes tipos de alas no League of Legends (abordaremos eles neste artigo). Esse tipo de ala permanece invis√≠vel, a menos que seja revelado pelo time inimigo por uma ala de controle ou um berloque vermelho.

Ala de Controle

As alas de controle precisam de quatro ataques para serem destru√≠dos, mas s√£o vis√≠veis a todos. Dentro de um certo raio, as alas de controle bloqueiam a vis√£o das alas inimigas e revelam onde elas est√£o.

Você pode usar estrategicamente as alas de controle para negar a visão do inimigo de uma área importante no mapa ou para limpar uma ala que você sabe que foi colocada.

O outro m√©todo principal de limpeza de enfermarias √© o Oracle Lens, tamb√©m conhecido como bugiganga vermelha. A bugiganga vermelha permite que um jogador ande e exponha prote√ß√Ķes inimigas ao seu redor (mostrado na imagem abaixo).

Bugiganga vermelha


Limpar as alas inimigas durante uma partida é incrivelmente importante, pois nega a capacidade de rastrear os movimentos de sua equipe e também permite que você encontre lacunas nas defesas para atacar.

√Č importante que todos contribuam para essa causa e √© normal que cada equipe tenha eventualmente 1-2 bugigangas vermelhas dedicadas a procurar e destruir as alas inimigas.

O √ļltimo tipo de ala √© a Altera√ß√£o Vidente, tamb√©m conhecida como bugiganga azul. A bugiganga azul permite que um jogador coloque uma ala a uma dist√Ęncia muito maior, e ela permanecer√° l√° at√© ser destru√≠da.

Bugiganga azul

A desvantagem √© que √© vis√≠vel para o time inimigo e morre em um golpe ‚Äď por causa disso, esta √© a ala mais situacional e √© usada principalmente apenas pelo membro mais vulner√°vel de sua equipe ou por um campe√£o que depende de ataques de longo alcance .

√Č um erro comum os jogadores mais novos esquecerem de lutar pelo controle da vis√£o (mesmo jogadores experientes esquecem de prioriz√°-lo). Lembre-se de que quanto mais informa√ß√Ķes voc√™ tiver, melhores ser√£o as decis√Ķes. Fa√ßa um esfor√ßo consciente para fazer sua parte na coloca√ß√£o de alas e negar seus inimigos da vis√£o e, eventualmente, ser√° uma segunda natureza.

6. O rio, a selva e os acampamentos

Entre as faixas, voc√™ pode notar o rio que atravessa o mapa, bem como grandes se√ß√Ķes de √°reas florestais.

Essas áreas são cruciais porque muita ação ocorre aqui, à medida que os jogadores avançam para lutar e contestar acampamentos e objetivos de monstros.

Acampamentos na selva

Ao contr√°rio dos lacaios que pertencem a um time em particular, esses acampamentos de monstros s√£o neutros e podem ser mortos por qualquer jogador.

Alguns campos s√£o fracos o suficiente para que um campe√£o saia sozinho. Isso fornece √† sua equipe uma fonte adicional de renda fora do fluxo constante de lacaios.

Como esses acampamentos reaparecem com o tempo, há um papel em League of Legends completamente dedicado a coletar esses acampamentos e a se movimentar pela floresta (confira jungler na seção de papéis).

V√°rios desses acampamentos tamb√©m oferecem utilidades adicionais e atualiza√ß√Ķes tempor√°rias chamadas ‚Äúbuffs‚ÄĚ. √Č importante que sua equipe proteja esses buffs para dar a voc√™ vantagem sobre seus oponentes.

Imagem de lustre azul

Por exemplo, matar o Blue Sentinel concede o Crest of Insight (tamb√©m conhecido como ‚Äúblue buff‚ÄĚ), que concede maior regenera√ß√£o de mana e redu√ß√£o de recarga (mais sobre essas estat√≠sticas de campe√£o posteriormente).

Matar o Red Brambleback d√° ao Crest of Cinders (tamb√©m conhecido como ‚Äúred buff‚ÄĚ) que concede maior regenera√ß√£o de vida e faz com que seus ataques autom√°ticos reduzam a velocidade do seu inimigo e causem dano adicional.

Plantas da selva

Enquanto voc√™ viaja pelo mapa atrav√©s do rio e da selva, notar√° plantas interativas surgindo. Eles n√£o fornecem ouro, experi√™ncia ou buffs, mas se voc√™ os usar corretamente, eles podem salvar sua vida ou ajud√°-lo a facilitar uma boa luta.

The Blast Cone

A planta vermelha que voc√™ v√™ na selva √© o cone da explos√£o. Os cones de explos√£o fazem com que qualquer campe√£o em seu raio voe e aterre a uma dist√Ęncia definida.

Na imagem abaixo, você pode ver Rammus ao lado de um cone e um contorno de círculo vermelho do outro lado da parede à direita.

Cone de explos√£o

Se Rammus ou qualquer outro campe√£o atacasse automaticamente o cone de explos√£o, Rammus trampolim e aterrissaria no contorno circulado em vermelho. Magias e habilidades n√£o afetar√£o o cone de explos√£o.

O cone de explos√£o permite que os campe√Ķes que n√£o poderiam saltar por cima ou atrav√©s das paredes o fa√ßam, permitindo movimentos mais eficientes e √Ęngulos criativos para emboscar os oponentes.

Um salto de cone de explos√£o bem-cronometrado muitas vezes pode lhe dar dist√Ęncia suficiente para escapar de um bando de inimigos atr√°s de voc√™.

No entanto, tenha cuidado com o tempo de ataque automático, pois você pode acidentalmente se lançar contra seus perseguidores ou lançar um aliado em perigo.

Scryer’s Bloom

O Scryer‚Äôs Bloom d√° a voc√™ um breve vislumbre da escurid√£o, pois revela campe√Ķes inimigos ou alas inimigas (itens que garantem vis√£o).

Na imagem abaixo, se o Rammus atacar automaticamente o Bloom de Scryer, ele criará um cone de visão limpa na direção que o Rammus está enfrentando.

Scryer's Bloom

Embora possa não parecer muito no começo, não subestime a capacidade desta planta para ajudá-lo a rastrear um inimigo que teria escapado de outra forma ou permitir que você revele um assassino perseguindo você das sombras.

Honeyfruit

O √ļltimo tipo de planta que voc√™ ver√° no mapa √© a Fruta-Mel. Eles aparecem ao longo do rio e garantem sa√ļde e mana se voc√™ estourar a planta com um ataque autom√°tico e andar sobre seus frutos.

Na foto abaixo, Sona atacou automaticamente o Honeyfruit e est√° reabastecendo seus recursos.

Isso concede uma oportunidade para ela voltar à batalha quando, caso contrário, precisaria voltar à base.

Mel de frutas

Agora, provavelmente parece um acéfalo tentar obter os Honeyfruits sempre que estiverem disponíveis, mas você terá que ter cuidado ao fazê-lo.

√Ä medida que voc√™ caminha sobre as frutas, cada uma diminui sua velocidade de movimento. Se voc√™ est√° sendo perseguido, considere pular a fruta para maximizar suas chances de sobreviv√™ncia.

Isso também significa que, se um inimigo que você estiver caçando estiver perto o suficiente da planta, você poderá desacelerá-lo batendo no Honeyfruit.

O caranguejo Scuttle

Scuttle Crab

Ao longo dos rios, voc√™ ver√° um monstro neutro, chamado Scuttle Crab, que anda de um lado para o outro perto do po√ßo do drag√£o e do bar√£o. Matar o caranguejo conceder√° vis√£o no rio perto das aberturas de cada po√ßo respectivo.

O Scuttle Crab √© incrivelmente f√°cil de matar, porque n√£o revida, mas pode ser dif√≠cil de tomar de forma consistente, porque ser√° altamente priorizado devido √† vis√£o livre que fornece. Se voc√™ √© um jungler, certifique-se de priorizar este acampamento como uma parada enquanto viaja pelo mapa e, se voc√™ √© outro papel, esteja pronto para ajudar seu jungler se a equipe inimiga estiver procurando par√°-los.

Drag√Ķes Elementares

Todos os drag√Ķes de League of Legends aparecem no po√ßo do drag√£o do lado bot. Os quatro drag√Ķes elementares, tamb√©m conhecidos como dracos elementares, concedem buffs para toda a equipe a TODOS os jogadores do lado que os mata.

Aqui est√£o seus nomes, cores e seus efeitos:

  • Cloud Drake (branco) = velocidade de movimento aumentada quando voc√™ n√£o est√° lutando
  • Drake Infernal (vermelho) = concede poder de habilidade e dano de ataque
  • Drake da Montanha (marrom) = aumenta o dano contra os objetivos (torretas, Drag√£o, Bar√£o)
  • Ocean Drake (azul) = concede sa√ļde e regenera√ß√£o de mana perdidas quando voc√™ n√£o est√° lutando
Drag√£o

Os drakes aparecem aleatoriamente e voc√™ pode obter o mesmo elemento v√°rias vezes. Cada efeito acumula at√© tr√™s vezes e se torna mais poderoso. Por exemplo, matar um Cloud Drake conceder√° ao seu time +15 de velocidade de movimento b√īnus fora de combate ‚Äď se voc√™ conseguir tr√™s, ter√° um total de +45 de velocidade de movimento de b√īnus.

Conseguir um drag√£o elementar n√£o ajudar√° voc√™ a ganhar instantaneamente, mas pode tornar o jogo mais f√°cil para voc√™ e seus companheiros de equipe horas extras. Eles s√£o bastante poderosos no in√≠cio e no meio do jogo e, portanto, geralmente exigem que v√°rios membros da equipe sejam mortos, principalmente se a outra equipe estiver tentando contest√°-la.

O Drag√£o Mais Velho

O Elder Dragon, tamb√©m conhecido como Elder Drake, aparece no final do jogo e √© o drag√£o mais poderoso do jogo. Matar um Elder Drake concede um b√īnus que  multiplica os efeitos de todos os b√īnus de drag√£o elementar que seu time possui atualmente em 50%.

Se voc√™ conseguir matar dois Elder Dragons, todos os seus buffs elementares ser√£o multiplicados por 100%. Ele tamb√©m concede dano adicional a alvos que n√£o s√£o da torre (como campe√Ķes e monstros).

Isso faz do Elder Dragon um dos melhores monstros do final do jogo para ajudar seu time a garantir uma vit√≥ria em uma partida fechada, especialmente se voc√™ teve sucesso em levar drag√Ķes elementares no in√≠cio do jogo.

Rift Herald

O Rift Herald é um monstro que reside no poço do Barão antes de ele ser morto ou aparecer perto de 20 minutos.

O Herald √© bastante tanky, ent√£o voc√™ pode precisar de v√°rios membros de sua equipe para mat√°-lo. Uma dica crucial a lembrar √© que ele tem um ponto fraco nas costas que infligir√° dano adicional se voc√™ o acertar.

Rift Herald

Depois que um time mata o Herald, um item roxo, chamado Eye of the Herald, deixa cair que  um membro da equipe aliado pode pegar (n√£o pode ser tocado pelo time que n√£o o matou). Quando recolhido, o item substituir√° o compartimento de bugiganga do jogador e permanecer√° l√° at√© que seja usado.

O efeito do Eye of the Herald √© um dos mais devastadores do jogo, por isso n√£o √© surpreendente que ele tenha apenas um uso. Ativar o Olho convocar√° o Herald para lutar por seu time, atacando estruturas inimigas at√© que ele morra. Aqui est√° abaixo:

Como jogar League of Legends - Guia Iniciante

Como voc√™ pode ver, o Rift Herald causa uma enorme quantidade de dano. Muitas vezes, pode ajud√°-lo a usar a primeira torre do jogo, o que pode ajudar a equilibrar um jogo equilibrado a seu favor.

Uma √ļltima dica √© que ativar o Eye requer um curto per√≠odo de tempo de canaliza√ß√£o ‚Äď se o jogador us√°-lo for interrompido por um forte efeito de controle de multid√£o, como atordoamento, sil√™ncio ou nocaute, eles n√£o conseguir√£o convocar o Rift.

Portanto, se voc√™ estiver usando, certifique-se de faz√™-lo com seguran√ßa longe de combate. Se voc√™ sabe que a outra equipe est√° procurando us√°-lo, tente manter a vis√£o sobre eles e olhe para eles enquanto eles est√£o canalizando.

Baron Nashor

O √ļltimo monstro que voc√™ precisa conhecer √© o Baron Nashor, tamb√©m conhecido como ‚ÄúBar√£o‚ÄĚ. Baron √© o monstro mais poderoso do Summoner‚Äôs Rift, ent√£o voc√™ precisar√° de v√°rios membros da equipe para mat√°-lo, a menos que uma partida se prolonge por muito tempo (eventualmente, poucos ou at√© mesmo um campe√£o poder√° mat√°-la por conta pr√≥pria).

Baron Nashor

Como o Bar√£o √© t√£o forte, as equipes geralmente podem vencer matando uma equipe com pouca sa√ļde porque tentaram lev√°-la em um momento ruim. Muitas vezes, pode ser o local de uma ‚Äúbatalha final‚ÄĚ no final de um jogo fechado, pois a equipe vencedora pode us√°-lo para obter uma vantagem grande o suficiente para garantir uma vit√≥ria.

Ent√£o, o que matar o Bar√£o faz exatamente? Ele concede um b√īnus, chamado M√£o do Bar√£o, que √© dado a todos  os membros vivos da equipe que matou o Bar√£o. Isto significa que se voc√™ morreu enquanto lutava contra o Bar√£o ou pelo Bar√£o, voc√™ n√£o receber√° o b√īnus se ainda estiver morto quando o golpe final for feito.

Hand of Baron concede AD e AP temporariamente e fortalece lacaios que voc√™ est√° perto. Isso torna muito mais f√°cil avan√ßar em dire√ß√£o ao Nexus inimigo, pois √© mais dif√≠cil para o time inimigo matar os minions com poderes e mais f√°cil para seu time defend√™-los.

Se voc√™ n√£o vencer por completo pressionando com lacaios do Bar√£o, a base inimiga provavelmente ser√° destru√≠da o suficiente para facilitar suas futuras tentativas. Portanto, n√£o seja muito ganancioso e estenda demais. Se voc√™ conseguir apenas algumas torretas e inibidores, isso ainda √© um bom ganho.

7. As três fases e escala

Esses conceitos est√£o mais inclinados a ser intermedi√°rios do que iniciantes, mas queremos analis√°-los rapidamente, j√° que voc√™ provavelmente ouvir√° a terminologia das tr√™s fases: jogo inicial, intermedi√°rio e final.

As fases não são definidas e agem mais como diretrizes, pois todos os jogos são diferentes à sua maneira, mas tendem a se manter fiéis ao que acontece com a maioria dos jogos:

Jogo inicial (os primeiros 15 minutos)

  • √Č quando todas as torres est√£o em p√© e todos est√£o na sua pista, exceto os ca√ßadores.
  • At√© a chegada do jungler, o topo e o meio ser√£o na maior parte 1v1 e a pista de bot ser√° na maior parte 2v2.

Meio do jogo (15 a 30 minutos)

  • Cerca de 15 minutos, ou quando as primeiras torres come√ßam a ser destru√≠das, o meio do jogo come√ßa.
  • Durante o meio do jogo, uma partida se torna mais confusa do que a fase da pista, pois alguns jogadores permanecer√£o na pista enquanto outros come√ßar√£o a percorrer o mapa para ajudar a destruir outras torres ou drag√Ķes de competi√ß√£o ou o Rift Herald.

Jogo atrasado (após 30 minutos)

  • O meio do jogo geralmente termina e em torno da marca dos 30 minutos, quando todas as primeiras torres nas pistas s√£o destru√≠das (√†s vezes at√© mais j√° se foram). Este √© o final do jogo.
  • Neste ponto, os campe√Ķes adquiriram muitos de seus principais itens e as equipes come√ßam a se agrupar para grandes lutas de equipe em torno de Baron e Elder Dragons.

Ent√£o, por que as tr√™s fases s√£o importantes? Em League of Legends, todo campe√£o √© projetado para ser bom durante um determinado per√≠odo de tempo. Alguns campe√Ķes s√£o projetados para serem fortes no in√≠cio do jogo, mas caem por mais tempo, enquanto outros s√£o projetados para serem fracos no in√≠cio, mas ficam continuamente mais fortes √† medida que o jogo continua.

Quando um campe√£o √© o mais forte, √© conhecido como ‚Äúpico de poder‚ÄĚ. O processo de ficar gradualmente mais forte e atingir seu pico de energia √© conhecido como ‚Äúescala‚ÄĚ. N√£o entraremos em detalhes demais aqui, mas sabemos que o dimensionamento geralmente √© influenciado pelo kit de habilidades de um campe√£o e por suas propor√ß√Ķes de estat√≠sticas √† medida que compram mais itens. Vamos cobrir alguns exemplos.

Blitzcrank: pico de poder no início do jogo

Pico de poder Blitzcrank


Blitzcrank √© um dos suportes mais assustadores do jogo por causa de seu movimento de assinatura, Rocket Grab, que puxa um inimigo em sua dire√ß√£o. Uma garra em tempo oportuno pode puxar um alvo vulner√°vel e transformar um 2v2 em uma morte 1v2 muito r√°pida.

Todo o seu kit gira em torno de fazer escolhas e ganhar uma vantagem inicial para sua equipe. Enquanto o jogo continua, no entanto, a garra de Blitzcrank perde poder porque fica mais dif√≠cil para ele agarrar seu alvo ideal.

Em vez de se preocupar em tecer sua garra atrav√©s de uma onda de lacaios, ele precisa se preocupar em passar por uma linha de frente de tanques durante as lutas em equipe. Sua habilidade tamb√©m √© superada por melhores op√ß√Ķes de engajamento que podem atingir v√°rios campe√Ķes em vez de apenas um.

Ahri: pico de potência no meio do jogo

Ahri power spike


O meio do jogo √© sobre rota√ß√Ķes r√°pidas com escaramu√ßas desarrumadas e lutas imprevis√≠veis de equipes. Ahri atinge seu pico de poder durante esse tempo, porque ela √© uma maga que utiliza uma grande quantidade de mobilidade e habilidades de recarga mais baixas que podem ser lan√ßadas com frequ√™ncia.

As lutas no meio do jogo s√£o freq√ľentemente travadas de diferentes √Ęngulos e n√ļmeros irregulares (3v2, 2v4, etc), portanto, ser m√≥vel e flex√≠vel tem mais valor. Ela pode usar t√°ticas de acertar e correr e se mover rapidamente pelo mapa para ajudar seus jogadores que ainda est√£o tentando pegar sua torre ou seu ca√ßador que est√° contestando objetivos.

Ela n√£o √© necessariamente ruim no in√≠cio do jogo, mas ser√° prejudicada por campe√Ķes que t√™m menos mobilidade e mais for√ßa, e ela tende a cair no final do jogo, pois ela n√£o possui uma forte escala de final de jogo em compara√ß√£o com outros campe√Ķes.

Kog’Maw: pico de poder no jogo tardio

Pico de energia Kog'Maw

Quando chegar o final do jogo, voc√™ come√ßar√° a ver lutas em equipe em larga escala com altos riscos. Uma jogada falsa pode significar que todos os seus cinco aliados est√£o morrendo e uma carga da equipe inimiga para destruir sua base.

Kog‚ÄôMaw √© um campe√£o que √© f√°cil de matar quando est√° sozinho, mas √© capaz de causar uma quantidade insana de dano quando est√° protegido (algumas composi√ß√Ķes de equipe s√£o constru√≠das em torno dele). Nas situa√ß√Ķes organizadas durante o final do jogo, onde voc√™ tem v√°rias linhas de frente e uma fila de revendedores de danos, Kog‚ÄôMaw est√° no seu melhor.

Ele atinge seu pico durante o final do jogo, porque ele tamb√©m tem acesso √† maioria ou a todos os seus itens. Durante o in√≠cio do jogo, ele se concentra na agricultura e n√£o causa tanto dano e, no meio do jogo, ele √© vulner√°vel durante as escaramu√ßas, pois geralmente acontecem de v√°rios √Ęngulos.

Como aprender picos de energia

Voc√™ pode aprender picos de energia ao longo do tempo apenas jogando, mas pode estud√°-los a qualquer momento, verificando nossas p√°ginas de campe√Ķes:

P√°gina do campe√£o de Ashe

O ponto principal é procurar lutar quando o seu campeão estiver em seu estado mais poderoso e desconfiar dos inimigos quando eles estiverem prestes a atingir seu
pico de poder . Al√©m disso, esteja ciente de fatores como fazenda e n√≠vel de experi√™ncia ‚Äď se for o jogo final, mas um Kog‚ÄôMaw n√£o tiver se sa√≠do muito bem, √© prov√°vel que eles estejam mais no estado amarelo do que no verde.

8. Como melhorar no League of Legends

Se voc√™ chegou at√© aqui no artigo, respeite! Voc√™ est√° realmente interessado em aprender LoL e se tornar um jogador melhor. Como voc√™ pode ver, o League √© um jogo incrivelmente profundo, com muitas informa√ß√Ķes para entender e entender. Para realmente melhorar, voc√™ precisar√° dedicar tempo para alcan√ßar seus objetivos.

Nesta seção, abordaremos alguns dos nossos recursos e como eles podem ajudá-lo a melhorar como jogador da Liga.

O √ćndice de Desempenho dos Jogadores (GPI)

Para se desenvolver de maneira consistente, √© crucial entender sua identidade como jogador. Isso inclui poder avaliar seus pontos fortes, pontos fracos e o estilo de jogo geral. Afinal, se voc√™ n√£o tem uma imagem clara do que √© bom ou ruim, pode estar trabalhando em coisas que n√£o precisa e ignorando lacunas em sua jogabilidade que talvez n√£o tenha percebido.

TF Blade GPI

A GPI foi projetada para esta fun√ß√£o espec√≠fica, ilustrando sua impress√£o digital exclusiva como jogador, como um gr√°fico. Executamos todos os seus jogos e as estat√≠sticas desses jogos atrav√©s do nosso sistema GPI para definir este gr√°fico.

Acima, você pode constatar que o GPI é composto por 8 habilidades principais:

  • Agress√£o
  • Consist√™ncia
  • Agricultura
  • Brigando 
  • Objetivos
  • Capacidade de sobreviv√™ncia
  • Versatilidade
  • Vis√£o

Essas 8 habilidades abrangem de forma abrangente todas as √°reas de desempenho essenciais que s√£o essenciais para ter sucesso no League of Legends. Com base nas suas pontua√ß√Ķes, o GPI fornecer√° conselhos espec√≠ficos para ajud√°-lo a melhorar suas √°reas de fraqueza. Aqui est√° um exemplo:

Voc√™ ver√° todos os tipos de conselhos: dicas e truques, infogr√°ficos, v√≠deos, links para artigos, a lista continua! Depois de dominar uma √°rea, voc√™ ser√° guiado para outra habilidade para se concentrar. Ent√£o, o que voc√™ est√° esperando? vamos verificar esse GPI !

Pré-jogo

Criamos o GPI para ajud√°-lo a entender quem voc√™ √© como jogador e a melhorar suas habilidades individuais. A GPI, no entanto, exige v√°rios jogos (geralmente entre 5 e 10) para ver as tend√™ncias em seu desempenho. Se voc√™ deseja se preparar para o pr√≥ximo jogo, use nossa ferramenta Pr√©-jogo.

No lado esquerdo, h√° informa√ß√Ķes sobre todos os jogadores em sua partida, como suas classifica√ß√Ķes, taxas de vit√≥rias e informa√ß√Ķes sobre seu estilo de jogo. √Ä direita, voc√™ ter√° tudo o que precisa saber sobre como jogar seu campe√£o, como runas, ordem de habilidade e itens. Voc√™ tamb√©m poder√° ver conselhos para jogar contra a luta na pista e conselhos para jogar contra todos os campe√Ķes inimigos.

Moblaytics Pre Game

Pode parecer muita informa√ß√£o, mas a verdade √© que quer√≠amos equipar os jogadores com todas as informa√ß√Ķes que eles poderiam pedir. Na maioria dos casos, voc√™ s√≥ precisar√° retocar algumas coisas, como conselhos para o seu confronto na pista e picos de poder de observa√ß√£o. Como cada jogador √© diferente e se prepara de maneiras diferentes, decidimos oferecer a voc√™ praticamente tudo o que voc√™ precisa e mais algumas.

Para ativar seu Pr√©-jogo, basta pressionar o bot√£o quando a partida estiver carregando. Voc√™ receber√° imediatamente as informa√ß√Ķes que v√™ acima, para que possa se aprimorar e jogar da melhor maneira poss√≠vel.

An√°lise de Progresso

O √ļltimo recurso Mobalytics que recomendamos para iniciantes √© a An√°lise de Progresso, projetada para ajud√°-lo a acompanhar seu crescimento e desenvolvimento como jogador ao longo do tempo. Usando esta ferramenta, voc√™ pode ver os altos e baixos de todas as suas oito habilidades.

Por exemplo, digamos que voc√™ queira melhorar voc√™ √© um ADC e deseja aprimorar sua habilidade em Agricultura. A An√°lise de Progresso permitir√° que voc√™ veja se suas pontua√ß√Ķes em Agropecu√°ria est√£o subindo ou descendo e at√© permite que voc√™ veja momentos espec√≠ficos no tempo.

An√°lise de progresso de Mobalytics

Voc√™ teve um jogo em que pulou e cultivou quase perfeitamente? Voc√™ pode ir a essa partida espec√≠fica e obter mais detalhes sobre esse desempenho. Outra coisa interessante da An√°lise de Progresso √© que ela permite que voc√™ acompanhe quantas das oito habilidades ao mesmo tempo que desejar.

Por exemplo, n√£o √© de surpreender que a Sobreviv√™ncia esteja fortemente relacionada √† Vis√£o ‚Äď quanto mais voc√™ se proteger, mais seguro estar√°, pois voc√™ ter√° mais informa√ß√Ķes sobre quando os inimigos est√£o olhando para mat√°-lo. A An√°lise de progresso permite destacar sua Sobreviv√™ncia e Vis√£o simultaneamente e ver se elas est√£o tendendo juntas. √Č tudo sobre aprender mais sobre voc√™ e sobre como voc√™ cresceu, experimente!

9. Recursos Adicionais para Iniciantes

Lista de leitura recomendada:

Progressão de nível (a partir da 9ª temporada)

Se você está começando no nível 1, aqui estão as grandes coisas que você desbloqueará no caminho para o nível 30 (que é quando você pode jogar classificado).

Níveis:

1. Cooperativa vs IA, Cura e Fantasma (Magias de Invocador) e acesso à Rotação Livre de Novos Jogadores (basicamente)

2. Ashe (campe√£o)

3. Garen (campe√£o) e acesso ao Classic 5v5 (Pick Blind)

4. Marca (campeão) e acesso a Exaustão e Barreira (Magias de Invocação)

5. Chance de fragmento de Caitlyn, acesso ao Hextech Crafting, acesso ao Co-op vs AI (3v3)

6. Fragmento Xin Zhao, acesso ao ARAM, acesso ao Mark (Feitiço de Invocação somente para ARAM) e Clarity (Feitiço de Invocação)

7. Acesso ao Classic 3v3, Flash e Teleport (Magias de Invocação)

8. Janna shard, acesso √†s p√°ginas r√ļnicas padr√£o (a pedra angular ser√° bloqueada)

9. Acesso à ferramenta de prática, ferir, inflamar e limpar (feitiços de invocador)

10. Desbloqueie shards de pele Sherwood Forest Ashe ou Sanguine Garen, acesso a p√°ginas de runas personalizadas, Classic 5v5 (Draft) e modos de jogo em destaque

11. Acesso à rotação padrão gratuita do campeão

13. Acesso à missão First Win of the Day

30. Acesso às filas classificadas

Obrigado pela leitura e bem-vindo √† sua jornada como um jogador crescente de League of Legends! 

Categoria:
Dicas · Gamers

Ol√°, Seja bem vindo!¬†Sou editor do Blog viu como se faz desde 2019, e a id√©ia do ‚Äúviu como se faz‚ÄĚ surgiu dentro de uma roda de amigos que sentiram a necessidade de um blog que envolvesse noticias recentes sobre eventos tech junto de artigos ensinando aos leitores do site dicas pr√°ticas. O viu como se faz √© um projeto colaborativo que visa divulgar, apresentar e publicar DIY, Tutoriais e dicas pr√°ticas para os leitores do site. Entre em contato comigo atrav√©s do [email protected]

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