Como organizar sua vida financeira e como isso pode ajudar sua saúde.

0
5
Como organizar sua vida financeira

O dinheiro causa muito estresse. Poucas pessoas tem controle e organização em sua vida financeira pessoal e a maioria das pessoas nunca foi ensinada a administrar seu dinheiro.

Descobrir quanto dinheiro ou dívidas você tem e onde você gasta seu dinheiro coloca você em uma posição para pensar sobre o que você quer mudar ou como vai organizar sua vida financeira.

  • Você tem um plano de aposentadoria?
  • Com que urgência você precisa pagar suas dívidas?
  • Você deve diversificar seus investimentos?
  • Quanto dinheiro você deve poupar para um fundo de emergência?

Sempre que aparece um problema buscamos solucioná-lo o mais rápido possível e da melhor maneira possível. Mais acredite, procurar saber como anda sua vida financeira somente em situações difíceis pode lhe trazer grandes distúrbios em sua saúde.

Indiretamente, a saúde financeira também ajuda na saúde do corpo humano, pois evitamos muitos descontroles emocionais e desgastes que podem ser facilmente resolvidos.

De acordo com uma pesquisa das Universidades do Arizona (University of Arizona) e Virginia (Virginia Tech University) mostraram que 82,5% dos entrevistados já relataram sofrer ou ter sofrido algum problema de saúde causado por sua situação financeira.

A pesquisa foi registrada em 2014, mas ainda mostra um cenário bem real nos dias de hoje.

Na época, a pesquisa detalhou quais eram as doenças mais relatadas pelos entrevistados. Confira:

1. Estresse profundo: 46,3%;

2. Preocupação, nervosismo, tensão e ansiedade: 11,9%;

3. Depressão: 10%;

4. Distúrbios do sono e insônia: 9,2%;

5. Dores de cabeça e enxaqueca: 7,3%;

6. Pressão alta e hipertensão: 7,2%;

7. Distúrbios alimentares acompanhados de ganho ou perda de peso: 3,5%;

8. Distúrbios digestivos e dores de estômago ou abdominais: 2,9%.

Na maioria dos casos, as doenças são causadas pela pessoa não possuir qualquer controle sobre seus gastos.

Dicas para organizar sua vida financeira

Para que você possa ter um controle sobre suas finanças, trazemos algumas dicas para você seguir e mantém seu dinheiro bem gasto:

– Saiba quais são suas receitas e despesas

saude financeira

A primeira ação a ser feita é entender toda a sua vida financeira. Saiba quais contas você já possui, seja aquelas do cartão de crédito ou mesmo pagamentos como água, luz e telefone, essenciais no dia a dia. Se necessário, crie uma planilha ou coloque tudo no papel para saber seus gastos mensais. Caso haja necessidade de gastar mais naquele mesmo, você saberá o quanto tem de finança para poder usar.

Uma pesquisa de 2018 realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou quem 33% dos consumidores usaram o cartão de crédito no mês anterior sem conhecer o valor da fatura.

– Planejar suas ações

Como dito, planejar as ações é importante para não ficar apertado durante o mês. Ao pagar todas as contas naquele mês, ou deixar tudo separado do que ficará comprometido, você terá uma melhor visão do que vai ficar como reserva. Mas, atenção: não ache que essa sobra pode ser gasta tudo uma vez. Às vezes, para alguma emergência, esse caixa será muito útil. Nunca saberemos quando vamos precisar gastar a mais devido a algum imprevisto.

Uma boa dica é utilizar parte desse rendimento para investimento. Pode ser em uma poupança, que renderá uma percentual baixo durante o ano, ou até mesmo um investimento maior, que renderá bem mais. Caso necessário, reveja alguns gastos para que sua finança possa ser investida. Se achar mais seguro, coloque uma quantia em uma poupança ou faça até mesmo o velho “cofrinho” em casa. É uma boa dica para quem deseja poupar dinheiro para um investimento futuro.

– Faça o investimento acontecer

Investimento

Não deixe de poupar o seu dinheiro, seja guardando-o apenas ou investindo no seu banco. Saiba as condições necessárias para o investimento e, se for o caso, até abra outra conta em outro banco para isso, mas sempre estude as possibilidades para este tipo de ação.

Existem diversos modelos para este tipo de negócio e, atualmente, os bancos virtuais são uma ótima opção. Qualquer dúvida, consulte o gerente do seu banco para saber todas as vantagens, os planos disponíveis e as condições necessárias. A partir disso, faça os cortes necessários em seus gastos mensais e comece o investimento.

– Foco e comprometimento

Por outro lado, não adianta você encontrar alternativas para investir seu dinheiro e aumentar seu rendimentos sem ter foco e comprometimento. Com isso, mantenha sempre os investimentos no banco ou instituição financeira, não gaste além do necessário, evite gastos fúteis e pague suas contas em dia. Em último caso, utilize uma parte do dinheiro investido para pagar contas, mas não faça disso uma rotina. O descontrole surge justamente da necessidade de gastar mais e não podemos esquecer que o dinheiro investido é para ser gasto apenas em uma urgência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui