Viu como se Faz
Viu como se Faz é um projeto colaborativo que visa construir e compartilhar artigos com instruções passo-a-passo | instruções e dicas em diversos assuntos.

Como Saber O Valor De Venda De Um Imóvel?

- Anúncio -

Se você está tentando vender a sua casa, deve se perguntar como saber o valor de venda de um imóvel, certo?

Claro que todos temos um pouco de noção dos fatores que influenciam o valor de um imóvel.

Mas, como de fato é feito esse cálculo? Como garantir que um imóvel tenha um valor justo e correto de acordo com o mercado imobiliário?

Para entender como esse processo de valorização do imóvel funciona, continue lendo esse artigo até o final.

Como Saber O Valor De Venda De Um Imóvel? 

Como Saber O Valor De Venda De Um Imóvel?
Como Saber O Valor De Venda De Um Imóvel?

Infelizmente, é muito comum você encontrar um imóvel com valor de venda acima do esperado.

Pois, muitas pessoas não sabem a maneira correta de se calcular. Então, qual é a melhor maneira de saber o valor de venda de um imóvel?

Na verdade, esse valor é também conhecido como valor venal, e vai depender de alguns fatores, como por exemplo:

· Área do terreno;

· Estado do imóvel;

· Utilização;

· Tipologia;

· Decoração do imóvel;

· Idade do imóvel;

· Entre outros.

Portanto, de acordo com esses fatores é possível saber o valor de venda e de compra do imóvel.

O Poder Público estima um valor para o imóvel, de acordo com uma análise do local e no mercado, definindo assim o valor de cada m² do imóvel.

Então, a primeira coisa a fazer é pesquisar os imóveis na sua região. Ou seja, ver mais ou menos a média de preço no bairro do imóvel.

O primeiro passo para saber como definir um preço de imóvel é pesquisando imóveis parecidos em regiões similares, mas de preferência na mesma região.

Assim, você terá uma noção de como está o mercado imobiliário no entorno do seu imóvel.

- Anúncio -

Já para saber o valor do metro quadrado do seu imóvel, você pode acessar os dados do mercado imobiliário.

Então, você saberá o valor do metro quadrado de um imóvel nessa região. Dessa maneira, você consegue multiplicar pela área do seu imóvel para saber quanto seria o seu valor.

Assim, você já tem um valor base para o seu imóvel. E esse valor irá aumentar ou diminuir, de acordo com demais características que irão valorizar ou desvalorizar o seu imóvel.

De qualquer maneira, o melhor jeito de você saber o valor de venda de um imóvel é contratando um profissional que saiba achar esse valor corretamente, como um perito de imóveis.

Como Se Calcula A Valorização De Um Imóvel? 

Então, a primeira coisa que devemos levar em conta na hora de calcular a valorização do imóvel é a sua localização.

Por exemplo, imóveis perto de locais de interesse, como shoppings, hospitais, parques, entre outros locais, podem ter um valor mais alto.

Pois, são regiões que tem vantagens comerciais. Um imóvel perto de um transporte público de qualidade, por exemplo, valoriza muito.

Além disso, o estado do seu imóvel pode valorizá-lo, e muito. Ou seja, se ele passou por uma reforma recente, com certeza seu valor será mais alto.

Afinal, imóveis que foram reformados recentemente irão durar mais tempo sem precisar de um novo investimento e sem dar dor de cabeça.

Ainda, devemos levar em consideração as características do imóvel e os itens e áreas de lazer que o imóvel oferece.

Por exemplo, se for um prédio que tenha área de jogos, de festa ou até mesmo uma piscina, o apartamento naturalmente será valorizado.

Quanto mais o imóvel tem a oferecer para melhorar a qualidade de vida dos seus moradores, mais caro ele será.

Também, como já foi falado anteriormente, quanto maior for o seu imóvel, mais caro ele será, pois você irá multiplicar o valor por metro quadrado.

Mas, só o tamanho do imóvel não é tudo. Conta muito como essa área é distribuída. Ou seja, a quantidade de dormitórios e de banheiros que o imóvel tem, podem fazer toda a diferença no seu valor.

Além disso, os imóveis valorizam também anualmente e tem como você fazer o cálculo dessa valorização em de acordo com as tendências do mercado.

Essa valorização irá depender de alguns fatores como Índica Nacional do Custo da Construção (INCC) e os Índices de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA).

Para finalizar 

Então, agora você sabe quais são os principais fatores que você precisa levar em conta para saber o valor de venda de um imóvel.

Mas, apesar de levar localização, utilização, estado de conservação, entre outros fatores em conta, não é tão simples. Por isso, o ideal é procurar um serviço de perito avaliador de imóveis para que você tenha um valor justo e certo.

E aí, esse artigo lhe ajudou a entender como funciona a valorização de um imóvel? Se sim, deixe aqui o seu comentário.

- Anúncio -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceitar Ler mais