Categorias: CuriosidadesNoticias

Cuidados com a tatuagem

Dá uma força compartilhando :)

Imagine que você acaba de sair de um estúdio bastante empolgado com a sua nova tatuagem e depois se da conta que não sabe os cuidados com a tatuagem que são necessários.

Saiba que é necessário tomar todos os cuidados com a tatuagem para uma cicatrização saudável e um resultado livre de complicações.

A boa notícia é que se você fizer tudo conforme manda o manual, dificilmente você terá algum problema.

A notícia ruim é que se você perceber qualquer sinal de complicação, você deverá imediatamente procurar por ajuda médica, dado que pequenos problemas podem ocasionar em grandes gravidades a sua saúde.

Cuidados com a tatuagem recém feita

Tempo necessário: 8 dias.

cuidados com a tatuagem necessários para tatuagens recém feita:

  1. Siga a Orientação do seu Tatuador: Tudo o que o tatuador fala deve ser feito, seguindo a risca. Ocorre muito de pessoas não seguirem o que os tatuadores recomendam e isso pode ocasionar uma série de problemas.
  2. Lave a Mão Antes de Tocar: O ideal é você evitar ao máximo tocar a sua nova tatuagem. Mas se o for fazer por algum motivo, mesmo que de cuidados, você deve lavar bem a sua mão com um sabonete antibacteriano.
  3. Após Algumas Horas, Lave: Outro ponto em comum encontrado na maioria dos procedimentos pós-tatuagem é o de lavá-la após algumas horas que você a fez.
  4. Evite o Sol: Esse conselho serve somente para o período em que a sua tatuagem estiver cicatrizando.
  5. Paciência é Tudo: É preciso ser muito paciente e nunca deixar de lado os cuidados necessários para evitar complicações.

O que poucos têm em mente é que uma tattoo nada mais é do que uma ferida aberta na sua pele, dado que a agulha do tatuador perfura a sua pele e deixa o seu organismo exposto às bactérias, vírus, micróbios e outros micro-organismos que podem ocasionar uma infecção. Por conta disso, é fundamental que você tome todos os cuidados com a tatuagem e siga todo o protocolo de limpeza, cuidados e manutenção para evitar as complicações.

O sucesso de uma tatuagem não depende apenas dos cuidados com a tatuagem após fazê-la. Ele começa muito antes, nos dias que antecedem a sua tattoo e no momento em que ela é feita. Algumas precauções são tomadas logo nos dias que antecedem, como por exemplo não ingerir bebidas alcoólicas por 48 horas antes de realizar o procedimento, dado que o álcool pode afinar o seu sangue e dificultar o trabalho do tatuador, podendo resultar em um desenho diferente do esperado.

E a importância do “durante” também é relevante, dado que o seu tatuador deve utilizar um material devidamente esterilizado, com tintas de qualidade e em um ambiente limpo. É por isso que deve-se buscar estúdios de tatuagens que cuidam de todos os procedimentos de segurança e saúde exigidos pela vigilância sanitária.

Você pode conferir se o estabelecimento apresenta os certificados e devidas autorizações para funcionar, que geralmente ficam pregados a parede.

Como Cuidar da sua Tatuagem ?

Após o procedimento, você deve seguir um conjunto de dicas, orientações e cuidados com a tatuagem para ter sucesso em sua empreitada.

Segue abaixo um pequeno manual de cuidados com a tatuagem que voce precisa ter, passo a passo. Devemos ressaltar que este guia não substitui, de forma alguma, uma orientação do seu profissional ou do seu médico. É apenas um guia complementar para te ajudar a entender alguns processos e fixar alguns cuidados.

Siga a Orientação do seu Tatuador

O profissional que faz a sua tatuagem provavelmente fez centenas de muitas outras e acompanhou o período de cicatrização de diversos clientes. Dado isso, ele entende muito sobre os cuidados com a tatuagem necessários e o que as pessoas deixam de fazer, problemas recorrentes causados durante o período de cicatrização.

Essa experiência pode te ajudar a entender quais são seus maiores riscos e o que você deve, de fato, se preocupar.

Tudo o que o tatuador fala deve ser feito, seguindo a risca. Ocorre muito de pessoas não seguirem os cuidados com a tatuagem que os tatuadores recomendam e isso pode ocasionar uma série de problemas. Aquelas orientações não estão ali por acaso e você não deve relaxar quanto a isso.

Pode ocorrer que algum artista tenha alguma ideia diferente de cicatrização que outro, mas a maioria vai indicar os mesmos cuidados com a tatuagem que são universalmente testados e comprovados pelo tempo.

Geralmente, você vai receber um pequeno folheto com todos os cuidados com a tatuagem que precisa ter. Leia este folheto várias vezes, fixe as informações, compre o que você vai precisar e tire todas as dúvidas que surgirem com o seu tatuador.

Mais algumas dicas

Sempre Lave a Mão Antes de Tocar na Tatuagem

O ideal é você evitar ao máximo tocar a sua nova tatuagem. Mas se o for fazer por algum motivo, mesmo que de cuidados, você deve lavar bem a sua mão com um sabonete antibacteriano.

Isso porque as mãos estão em contato com o mundo rotineiramente e elas atraem muitas bactérias presentes nas coisas. Lavar bem as mãos antes de tocar na sua tatuagem é fundamental para evitar uma infecção. Praticamente todos os profissionais de tatuagens vão recomendar isso.

Após Algumas Horas, Lave a tatuagem

Outro ponto em comum encontrado na maioria dos procedimentos pós-tatuagem é o de lavá-la após algumas horas que você a fez. O tempo varia de profissional para profissional, mas costuma ser entre duas a cinco horas após fazê-la.

A lavagem não é simplesmente lançar a sua pele na água e esfregar com um sabonete. Você provavelmente vai receber orientações de como fazê-la do seu profissional. Mas geralmente é feita com água morna, não fria e não muito quente, e utilizando um sabonete neutro.

Após a lavagem, você vai precisar passar um hidratante (recomendado pelo o seu profissional). Existem bons hidratantes presentes no mercado que são voltados exclusivamente para serem utilizados em peles tatuadas. Mas caso não queira usá-los, opte por hidratantes mais puros possíveis, com o mínimo de substâncias químicas, aromatizantes e tóxicos.

Esse processo de lavagem e hidratação deve ser feito de 3 a 5 vezes por dia durante o período de cicatrização. Ele serve justamente para livrar a sua “ferida aberta” de possíveis bactérias.

É importante também não deixar outras pessoas tocarem na sua nova tatuagem. Se isso ocorrer por algum motivo, certifique-se que o sujeito lave bem as mãos com um sabonete anti-bacteriano.

Evite o Sol

Esse conselho serve somente para o período em que a sua tatuagem estiver cicatrizando. Mas os cuidados com o sol você levará para o resto da vida.

O contato de uma tatuagem recém feita com o sol pode levar ao desbotamento e a perda da cor. O mesmo ocorre após a cicatrização, mas nesse período posterior é possível utilizar um bom protetor solar para evitar que isso ocorra.

Lembre-se que você pode queimar a sua pele mesmo estando na sombra, em um dia ensolarado.

Existem, também, protetores específicos para peles tatuadas que costumam ter uma composição mais branda e adequada para uma pele tatuada.

Lembre-se: Paciência é Tudo

A cicatrização de uma nova tatuagem pode demorar algumas semanas, como pode durar alguns meses. Esse tempo vai depender de diversos fatores, como a capacidade do seu sistema imunológico regenerar a pele, a região tatuada, o seu organismo, como o procedimento foi feito e quais foram os cuidados tomados.

É preciso ser muito paciente e nunca arrendar a guarda quanto aos cuidados necessários para evitar complicações.

Outro fato é que novas tatuagens podem descascar e coçar bastante. Você deve ter a paciência de não coçá-las e muito menos remover a casca que se forma – que deve ser removida sozinha. Coçar uma tatuagem pode prejudicar o desenho e infectar a região com bactérias presentes na suas mãos.

Essas são as nossas dicas. Como você pode ver, é muito simples cuidar de uma nova tatuagem durante o período de cicatrização. O importante é ter a disciplina de fazer o que deve ser feito e, principalmente, não fazer aquilo que não deve ser feito.

Se você perceber qualquer sinal de complicação, deve buscar por ajuda médica imediatamente porque com a saúde não se brinca.

No fim, o tempo vai passar e você vai ver que foi tudo simples e rápido, e que a dedicação e as precauções valeram a pena. Espero que dê tudo certo! Comente abaixo as suas dúvidas e te ajudaremos!

Artigo Atualizado Em: novembro 21, 2020 7:33 pm

Luiz Cavalcanti

Olá, Seja bem vindo! Meu nome é Luiz Cavalcanti e sou editor e administrador do site. Me proponho a informar e publicar noticias, artigos e reviews sobre tecnologia e dicas úteis em geral. Sou editor do Blog viu como se faz desde 2019, e a idéia do “viu como se faz” surgiu dentro de uma roda de amigos que sentiram a necessidade de um blog que envolvesse noticias recentes sobre eventos tech junto de artigos ensinando aos leitores do site dicas práticas. O viu como se faz é um projeto colaborativo que visa divulgar, apresentar e publicar DIY, Tutoriais e dicas práticas para os leitores do site. Entre em contato comigo através do pc.luizcavalcanti@gmail.com

Deixe seu Comentário

Artigos Recentes

Review Amazon Fire Stick

Você tem problemas quando convida a namorada para ir a sua casa e não tem…

novembro 30, 2020

Playstation Plus: Jogos Gratuitos Dezembro 2020

Dezembro já está na cola, férias da escola, última parcela do benefício de esmola e…

novembro 30, 2020

Após morte de maradona fifa 21 decide homenagear o craque

O FIFA 21 homenageia o astro Diego Maradona, que morreu na última quarta-feira (25/11/2020) aos…

novembro 28, 2020

Filmes da Disney para rever no Disney+

Com mais de um ano de espera, a chegada da Disney + ao Brasil movimentou…

novembro 28, 2020

Como fazer Doce de Leite em Pó

Você com toda a certeza já foi em pelo menos uma festa de aniversário ou…

novembro 28, 2020

Como organizar sua vida financeira

Se você está procurando a melhor maneira de como organizar sua vida financeira você chegou…

novembro 27, 2020