A inatividade de serviços empregatícios que é como conhecemos a aposentadoria, é considerada por muitos, o sonho que gostariam de um dia testemunhar e aproveitar sem se preocupar com horários e outras dificuldades antes encontradas durante a jornada da vida profissional.

É fato que com certeza muitos vão estar querendo ter uma boa renda e quem sabe até alcançar o teto estabelecido pelo INSS; Hoje no Viu Como se Faz, estamos dispostos a ensinar você algumas dicas básicas que caso você as aprenda corretamente, você terá uma probabilidade muito alta de saber como expandir o valor da sua aposentadoria.

  1. Através da revisão de aposentadoria, o ex funcionário atualmente inativo, tem a capacidade de solicitar ao INSS que revise o seu ganho atual e autorize um aumento significativo e maior que o atual;
    1. Recomendamos apenas que você vá atrás de um profissional com especialidades em direitos previdenciários para te ajudar nessa causa e lembrando que é preciso cumprir o prazo de 10 anos para pedir tal revisão.
  2. Existe a possibilidade de solicitar um acréscimo de 25% do valor atual de sua aposentadoria;
    1. Esse adicional é comumente aprovado para aqueles que se aposentaram com o motivo apresentado de invalidez, ou seja, é preciso que você você tenha a ajuda de alguém, como é o caso de cuidadores para ser garantido a você tal direito.
    2. Após a morte constatada do aposentado, o valor da aposentaria retorna ao valor recebido antes do acréscimo, visto que os seus dependentes não terão o acréscimo concedido.
  3. A qualquer momento o aposentado poderá solicitar a sua revisão de aposentadoria caso o mesmo consiga comprovar que o seu ganho estabelecido pelo INSS esteja incoerente com o que estava estipulado.

Quem está obrigado a contribuir para o INSS?

A obrigação é prevista para todo aquele a qualquer um que presta ou prestou serviços ao Brasil de forma remunerada, sendo assim o todo trabalhador é obrigado a pagar e contribuir para o INSS;

Trabalhando para aumentar o valor da aposentadoria
imagem/reprodução: Pixabay.com

Há uma exceção à regra, está é destinada ao MEI cujo o mesmo poderá optar pelo Simples Nacional, pois a contribuição social devida ao INSS já está incluída no valor do imposto único que é pago até o dia 20 de cada mês.

Como Calcular a sua Aposentadoria?

O primeiro passo e também, o mais importante, é que você tenha em mãos a relação de todos os salários recebidos; É importante que você saiba que será válido a penas a partir de quando você começar a contribuir para o INSS, feito isso tenha em mente que a alíquota seguirá 70% + 1% para cada ano de contribuições, esse percentual deve então ser aplicado sobre a média dos salários de contribuição feitos por você.

Valor da aposentadoria 2022

Informações cedidas pelo Governo Federal citam que em 2022 haverá um acréscimo no valor dos benefícios para aquele que já estão aposentados ou são pensionistas do INSS; O novo Teto estimado é que ele vá crescer de R$6.433,57 para um total de R$ 7.087,22

Essas informações estarão disponíveis no Diário Oficial da União permitindo com que todos acessem e entendam melhor os reajustes realizados nos últimos anos, já para os que a anuidade acima do salário mínimo fora a partir de fevereiro de 2021, haverá um ajuste diferenciado.

Nesses casos, o reajuste é baseado no primeiro mês em que os benefícios serão concedidos.

Chegou até aqui e gostou? Confira mais conosco sobre: Direitos que aposentados do INSS têm e nem imaginam

Share.

0