INSS retira exigência de prova de vida presencial – entenda

Anunciado pelo presidente do Instituto Nacional de Seguridade social (INSS) e aprovado pelo então presidente Jair Bolsonaro, uma portaria colocando novas regras sobre a prova de vida do INSS.

A partir de então oficializou-se que dos cerca de 36 milhões de pensionistas, aposentados e outros titulares de benefícios pagos pelo INSS, não terão que fazer mais a prova de vida presencialmente.

Agora a prova de vida passa a ser realizada pelo governo que realizará consulta em base de dados públicos e privados para saber se a pessoa está vida.

O grande motivo para a prova de vida do INSS ter surgido era basicamente para se evitar fraudes contra o instituto nacional do seguro social, porém naquela época a tecnologia era outra.

O que é a prova de vida?

A prova de vida é uma exigência do INSS e deve ser feito anualmente por quem recebe um ou mais benefícios do INSS; Atenção! Quem não fizer a prova de vida terá sua atuação impedida.

O objetivo desse processo é proporcionar maior segurança ao cidadão brasileiro e ao Estado e prevenir fraudes e o pagamento de serviços indevidos.

São mais de 36 milhões de brasileiros que tinham obrigatoriamente fazer a prova de vida, exceto pessoas acamadas.

Segundo declaração do presidente do INSS, José Carlos oliveira deu a entender que o INSS utilizará consultas no SUS, comprovantes de votação, emissão e renovação de documento, registros de vacinação, como dados para atestar a vida dos segurados.

Quem tem que fazer a prova de vida?

Lembrando que:
Aqueles que não fizerem nenhuma dessas operações entre um aniversário e outro, não serão dispensados da prova de vida.

Casal de idosos indo fazer a prova de vida
imagem/reprodução: pixabay.com

Calendário prova de vida 2022

Nós, do Viu Como se Faz sabemos que a realidade dos últimos 2 anos ainda é alarmante e por isso foi criado um calendário com base no mês de nascimento dos beneficiários, para evitar lotação nas agências bancárias.

O INSS também divulgou o calendário complementar para aqueles que não realizavam o procedimento desde novembro de 2020.

Prova de vida vencida de Nov/2020 até Jun/2021Prazo final de recadastramento para Janeiro
Prova de vida vencida de Jul/2021 até Ago/2021 Prazo final de recadastramento para Fevereiro
Prova de vida vencida de Set/2021 até Out/2021 Prazo final de recadastramento para Março
Prova de vida vencida de Nov/2021 até Dez/2021 Prazo final de recadastramento para Abril

Você sabia ?

Os segurados que já possuem cadastrados a biometria facial no Denatran ou no TSE podem guardar e fazer a prova de vida eletronicamente; O comprovante de vida fica arquivo no aplicativo Meu INSS disponível nas principais lojas de aplicativos.

Lembre-se:

Tanto os idosos com mais de 80 anos ou as pessoas com mobilidade reduzida podem fazer o agendamento da visita em domicilio pelo telefone 135 ou pelo aplicativo MEU INSS.

Prova de vida para quem mora fora do país

Informamos que segundo informações fornecidas pelo INSS, para os que residem atualmente no exterior, você não tem a necessidade de seguir calendário divulgado anteriormente; Dentro dessa situação, a entidade de administração publica uma nova lei com diretrizes e prazos específicos para esses casos.

Se você procura um cartão de crédito sem taxas ou anuidade, leia: Cartão de crédito Nubank – Conheça o cartão de crédito sem taxas ou anuidade

ARTIGOS RELACIONADOS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

MAIS POPULARES