O que é melhor, milhas ou cashback?

Muitas pessoas pesquisaram no Google o termo cashback, que significa cashback em português. Este é um dos muitos benefícios que muitas lojas online oferecem a seus clientes recentemente.

Resumindo, o cashback funciona como uma espécie de abatimento – mas ao invés de pagar um valor com desconto, você paga o preço normal e depois recebe uma porcentagem de volta.

Esse benefício se soma a alguns outros benefícios já oferecidos por diversas empresas, como: oportunidade de acumular pontos e trocá-los por milhas aéreas. Fica a dúvida: é melhor comprar de quem oferece cashback ou milhas? E a resposta, de forma direta e condensada, é: Depende.

Neste texto vamos explicar rapidamente sendo cada um desses benefícios, como aproveitá-los e dar algumas dicas para avaliar qual é o melhor para você. Venha conosco!

O que é Cashback?

Cashback é a devolução de parte do valor que você pagou por um produto ou serviço. A porcentagem que volta para o seu bolso varia de loja para loja. Há alguns que oferecem 0,5 enquanto outros oferecem até 100 cashback.

A busca crescente por essa vantagem fez surgir empresas especializadas nesse tipo de serviço – como a Méliuz por exemplo. Até mesmo alguns bancos e cartões de crédito entraram na onda.

O que são milhas?

No caso das milhas, se trata de um serviço fornecido há vários anos por empresas que trabalham com pontuação no cartão de crédito. Um dos grandes benefícios e mais conhecidos das milhas são descontos em passagens aéreas.

O cliente usa o cartão para fazer compras em seu dia a dia e conforme acumula pontos ganha descontos quando for fazer uma viagem de avião.

Mas as milhas também possui outras formas de recompensar os pontos acumulados por clientes em seus cartões de crédito, descontos em compras de produtos vinculados ao cartão. Cada empresa determina quantos pontos ou cashback deseja oferecer de acordo com sua estratégia comercial e comercial.

Mas você deve estar se perguntando: o que isso traz para as empresas? Simplesmente, quando o consumidor sabe que vai colher esses benefícios, ele tende a gastar mais e voltar a comprar naquela loja com mais frequência – é um mecanismo de fidelização do cliente entende?

Cashback ou milhas – Qual a melhor opção?

Para te ajudar a saber qual a melhor opção, vamos analisar em detalhes alguns pontos das características de cada serviço, confira:

1 – Qual seu objetivo ao usar as Milhas ou Cashback?

Se você planeja viajar em breve ou gosta de viajar com frequência, participar de programas de milhagem e cartões que oferecem esses tipos de benefícios é o ideal.

Bom, se você prefere descontos e não tem planos de viagem a curto ou médio prazo (porque as milhas têm validade curta na maioria dos casos), optar por programas de descontos e cashback é a melhor opção.

2 – Como você se comporta ao fazer compras em seu dia a dia?

Você também precisa avaliar quanto e como gasta seu dinheiro e usa seus cartões de crédito. Em geral, você deve ter uma despesa mensal alta para acumular milhas suficientes para trocar por passagens aéreas.

Isso ocorre porque a maioria dos programas faz a troca em dólar. Como a moeda americana ficou mais cara nos últimos anos, você precisará gastar mais para ganhar mais milhas.

Portanto, se você não usa o cartão de crédito com muita frequência ou gasta pouco, é provável que demore muito para acumular as milhas necessárias para viajar. E não se esqueça que eles têm uma data de validade.

Nesse caso, o cashback pode ser uma solução interessante, já que o dinheiro recuperado pode ser investido para ganhar e você não arrisca ficar sem ele.

3 – O que você pode fazer com as opções de milhas ou cashback?

Esse é outro ponto importante a ser avaliado: Quais são as possíveis utilizações de cada programa?

É que nem todos os programas de milhas e cashback permitem que você troque seus pontos do programa de milhas por milhas em qualquer companhia aérea ou retire dinheiro do cashback.

Portanto, se você já sabe o que precisa (milhas ou cashback), avalie o programa que atende plenamente às suas expectativas para não se frustrar.

Bancos que fornecem opções de milhas e cashback

Assim como existem cartões que oferecem cashback, também existem cartões que oferecem a oportunidade de trocar pontos por milhas. Veja as melhores opções para fazer adesões de cartões que fornecem os serviços:

  • Cartão Azul Itaucard Visa Infinite;
  • Cartão Porto Seguro Visa Infinite;
  • O cartão American Express Platinum;
  • Cartão Bradesco Elo Nanquim Diners Club;
  • Cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black;
  • Cartão Latam Pass Itaucard Visa Infinite;
  • Cartão C6 Carbon Mastercard Black;
  • Retire o cartão Santander Visa Infinite;
  • Cartão Santander Ilimitado;
  • Latam Pass Itaucard Mastercard Platinkarte;
  • Cartão Decolar Santander Visa Platinum;
  • Cartão ouro Latam Pass Itaucard Mastercard;
  • Retirar Cartão Santander Visa Gold;
  • Cartão Latam Pass Itaucard International Mastercard.

Observe que a maioria dos cartões de crédito de companhias aéreas são emitidos em parceria com bancos e financeiras – os chamados cartões private label. Essa é uma forma das companhias aéreas oferecerem mais milhas para quem utiliza os cartões de suas bandeiras, estimulando uma maior fidelização dos clientes.

Mas além dos cartões, existem programas especiais que permitem acumular milhas sem precisar de cartão de crédito. É o caso dos programas das próprias companhias aéreas, como Latam Pass da Latam, Smiles da Gol e Tudo Azul da Azul.

Nestes programas pode acumular milhas independentemente do método de pagamento utilizado. Outra alternativa são os programas especializados em acumular pontos que podem ser trocados por milhas, como; Livelo e Dotz. Também nestes casos acumula pontos independentemente do método de pagamento utilizado.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

MAIS POPULARES