O que é PIS para que serve?

DicasO que é PIS para que serve?

O que é PIS para que serve? Bem, o programa de integração social, ou PIS, é o local onde que as empresas privadas contribuem mensalmente para um fundo vinculado aos seus funcionários; Esse dinheiro é transferido para o FAT/Fundo de Amparo ao Trabalhador, é esse fundo que paga os benefícios como seguro-desemprego e salários aos antigos servidores do setor privado.

O PIS foi criado com o objetivo de promover a integração do trabalhador na vida e no desenvolvimento das empresas, isso quer dizer que na prática, ele consistia em um programa de transferência de dinheiro que permitiria uma melhor distribuição da renda nacional.

A inscrição no programa ocorre no momento da sua primeira admissão, visto que essa inscrição é realizada pela empresa contratante por meio do NIS, o Número de Identificação Social.

Programa de Integração Social Cadastro

Como dito anteriormente, assim que o trabalhador consegue o primeiro emprego com a sua carteira assinada, o empregador já deve inscrever o seu novo trabalhador no PIS da Caixa.

Esse cadastro é normalmente feito através do DCN, este é um documento em que o empregador registra as informações sobre a relação de trabalho de um funcionário com sua empresa, o que por sua vez exige a necessidade do Número de Identificação Social do funcionário.

pispasep e dinheiro
imagem/reprodução: pixabay.com

Como saber o número do PIS na carteira digital?

Para você ter acesso ao seu número do PIS na carteira digital é bem fácil, mas será necessário que você já tenha feito um cadastro antecipado no sistema do Governo Federal, é bem fácil de fazer isso, clique aqui em, Gov.br, e já te direcionaremos diretamente para o local onde você deve criar sua conta.

Em seguida, procure na loja de aplicativos do seu celular pelo aplicativo, Carteira de Trabalho Digital, faça o download e inicie o aplicativo, clique no botão entrar e preencha os dados solicitados; Dentro do aplicativo você deve procurar pela sessão Contratos, você deve encontrar o seu contrato de trabalho atual e clicar no botão +, feito isso o seu PIS irá aparecer juntamente a outros dados da empresa que você trabalha.

Como se inscrever no Instituto Nacional do Seguro Social

Para você se inscrever no INSS o processo é um pouco trabalhoso, mas caso você queira saber quando será pago o pis pasep 2021, vai valer a pena seguir os passos a seguir:

  1. Clique em, Meu INSS, que já te direcionamos para o site do instituto;
  2. Assim que estiver dentro do site, clique no botão, Inscrever no INSS;
  3. Preencha o formulário que aparecer para você com todos os dados requisitados;
  4. Por último, após o preenchimento do formulário, a resposta do sistema deverá ser instantânea, pois o número de registro é gerado ao final da sua solicitação.

Você sabia?

Se a inscrição disser respeito a uma pessoa que não é contribuinte, como por exemplo, crianças ou até mesmo advogados, o processo deve ser realizado ligado para o 135.

Em caso de o acesso ao site do Meu INSS não estiver disponível você pode ligar também para o 135 ou baixar o aplicativo, Meu INSS – Central de Serviços, na loja de aplicativos do seu celular.

Você pode calcular inss através do aplicativo e com isso saber como simular os seus ganhos relacionados ao seu tempo de contribuição.

Seja bem vindo ao blog viu como se faz. Este é um projeto colaborativo que visa divulgar, apresentar e publicar DIY, Tutoriais e dicas práticas para os leitores do site e que podem ajudá-los em seu dia a dia

Confira Também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui