O que é PIS para que serve? Bem, o programa de integração social, ou PIS, é o local onde que as empresas privadas contribuem mensalmente para um fundo vinculado aos seus funcionários.
Esse dinheiro é transferido para o FAT/Fundo de Amparo ao Trabalhador, é esse fundo que paga os benefícios como seguro-desemprego e salários aos antigos servidores do setor privado.
O PIS foi criado com o objetivo de promover a integração do trabalhador na vida e no desenvolvimento das empresas, isso quer dizer que na prática, ele consistia em um programa de transferência de dinheiro que permitiria uma melhor distribuição da renda nacional.
A inscrição no programa ocorre no momento da sua primeira admissão, visto que essa inscrição é realizada pela empresa contratante por meio do NIS, o Número de Identificação Social.
Programa de Integração Social Cadastro
Como dito anteriormente, assim que o trabalhador consegue o primeiro emprego com a sua carteira assinada, o empregador já deve inscrever o seu novo trabalhador no PIS da Caixa.
Esse cadastro é normalmente feito através do DCN, este é um documento em que o empregador registra as informações sobre a relação de trabalho de um funcionário com sua empresa, o que por sua vez exige a necessidade do Número de Identificação Social do funcionário.
Como saber o número do PIS na carteira digital?
Para você ter acesso ao seu número do PIS na carteira digital é bem fácil, mas será necessário que você já tenha feito um cadastro antecipado no sistema do Governo Federal, é bem fácil de fazer isso, clique aqui em, Gov.br, e já te direcionaremos diretamente para o local onde você deve criar sua conta.
Em seguida, procure na loja de aplicativos do seu celular pelo aplicativo, Carteira de Trabalho Digital, faça o download e inicie o aplicativo, clique no botão entrar e preencha os dados solicitados.
Dentro do aplicativo você deve procurar pela sessão Contratos, você deve encontrar o seu contrato de trabalho atual e clicar no botão +, feito isso o seu PIS irá aparecer juntamente a outros dados da empresa que você trabalha.
Como se inscrever no Instituto Nacional do Seguro Social
Para você se inscrever no INSS o processo é um pouco trabalhoso, mas caso você queira saber quando será pago o pis pasep 2022, vai valer a pena seguir os passos a seguir:
- Clique em, Meu INSS, que já te direcionamos para o site do instituto;
- Assim que estiver dentro do site, clique no botão, Inscrever no INSS;
- Preencha o formulário que aparecer para você com todos os dados requisitados;
- Por último, após o preenchimento do formulário, a resposta do sistema deverá ser instantânea, pois o número de registro é gerado ao final da sua solicitação.
Você sabia?
Se a inscrição disser respeito a uma pessoa que não é contribuinte, como por exemplo, crianças ou até mesmo advogados, o processo deve ser realizado ligado para o 135.
Em caso de o acesso ao site do Meu INSS não estiver disponível você pode ligar também para o 135 ou baixar o aplicativo, Meu INSS – Central de Serviços, na loja de aplicativos do seu celular.
Você pode calcular inss através do aplicativo e com isso saber como simular os seus ganhos relacionados ao seu tempo de contribuição.