Há pessoas, que cada vez mais buscam formas de fazer o dinheiro render mais. Uma procura válida e de grande importância. Afinal de contas, quanto melhor for o rendimento de seu capital, maior será a probabilidade de alcançar seus sonhos e então ter uma vida mais tranquila.

No entanto, apesar de ter a intenção de encontrar melhores rendimentos, é bem comum ter dúvidas sobre como alocar o dinheiro de uma maneira adequada.

Além disso, muitas pessoas se esquecem que para fazer o dinheiro render da melhor forma possível, é necessário levar outros hábitos em consideração. Portanto, se você deseja saber mais informações, confira!

Antes de entender como fazer o dinheiro render mais…

O primeiro passo antes de entender como fazer dinheiro render é entender o que realmente significa. Nesse sentido, rentabilizar um capital é monetizar o próprio dinheiro. Sendo assim, faz com que esse dinheiro aumente com o passar do tempo.

Para que isso seja possível é necessário adotar alguns hábitos financeiros e, especialmente, saber onde investir seu capital. Apesar de existir muitas opções conhecidas pelos brasileiros (como a poupança), não faz o dinheiro render de verdade.

Dessa forma, é fundamental analisar muito bem os diversos tipos de investimentos do mercado financeiro para identificar aqueles que podem trazer os resultados desejados e assim, fazer o dinheiro render mais.

O que é necessário para conquistar rendimentos?

Agora que você compreende o significado de como fazer o dinheiro render mais, é necessário saber como estruturar uma tática para conseguir alcançar a rentabilidade, portanto confira a seguir alguns passos importantes.

Organizar suas finanças

O primeiro passo para entender como fazer dinheiro render mais é organizar todas as suas finanças. Se você não tiver clareza em relação a maneira como lida com o dinheiro, não será possível pensar em estratégias para investir e atingir seus objetivos.

Assim, é essencial que você anote seus rendimentos (salário, benefícios, trabalho extras…), assim como suas despesas. A partir da compreensão completa de suas finanças, se organize para poupar com frequência, considerando sua realidade.

“Viver um degrau abaixo”

Você já ouviu falar nessa expressão? Para pagar todas as suas contas mensais e ter dinheiro para investir você deve viver um degrau abaixo.

Basicamente, significa manter um estilo de vida com custos menores ou que simplesmente se encaixe na sua renda mensal. Aplicando esse hábito, é possível fazer planejamentos financeiros com mais tranquilidade e poupar mais dinheiro para investir.

Estipule metas

Além de organizar sua vida financeira, estipular metas e objetivos é muito importante. Para isso, é necessário que você tenha em mente que o dinheiro é somente uma ferramenta.

Dessa maneira, mais importante que ampliar do apenas ampliar seu capital é saber o que realmente irá fazer com ele.

Se você não tem certeza sobre como pretende usar esse dinheiro, as chances de tomar decisões confusas em relação a eles são mais altas. Afinal de contas, há diferentes possibilidades para as carteiras de investimento, e cada uma delas pode ser mais adequada para cada tipo de objetivo financeiro.

Depois de definir quais são suas metas e objetivos, tente organizá-los de acordo com o prazo em que deseja enfim alcançar. Nesse ponto, vale pensar em diferentes momentos no futuro. Portanto, pense e estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo.

Como fazer o dinheiro render mais

Após compreender melhor os conhecimentos necessários para rentabilizar seu capital, está no momento de saber como colocar em prática. Nessa lógica, o segredo está em identificar os seus objetivos e estruturar estratégias para alcançá-los.

Como você já deve ter visto, existem muitas opções diferentes para fazer o seu dinheiro render. Confira algumas opções a seguir que podem fazer parte de sua carteira de investimento:

Tesouro Selic

O Tesouro Selic possui uma grande vantagem de render mais que a poupança, pois acompanha 100% da taxa Selic. Além do mais, essa é uma ótima alocação segura e com liquidez diária, sendo bem utilizada por quem está formando a reserva de emergência.

CDBs

Os certificados de depósitos bancários, mais conhecidos como CDBs, são títulos populares de renda fixa privada. São ofertadas por instituições financeiras e podem assegurar uma rentabilidade com mais segurança, principalmente devido à proteção do Fundo Garantidor de Créditos.

Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é uma outra opção de título público. O rendimento que ele oferece é de acordo com a taxa de inflação (IPCA) mais um valor prefixado.

Normalmente, esses tipos de investimentos são usados para quem procura objetivos com números maiores, como por exemplo a aposentadoria.

Ações

Diferente das opções mostradas anteriormente, que fazem parte de uma renda fixa, as ações são ativos de uma renda variável. Isso representa que elas apresentam uma maior volatilidade e imprevisibilidade em relação à rentabilidade.

Por intermédio de ações, você adquire uma parte das empresas negociadas na bolsa de valores. Dessa forma, é possível ter um lucro por meio da distribuição dos resultados da empresa ou vendendo os papéis após a valorização ao longo prazo.

O rendimento na poupança

Se você deseja ir ao mais tradicional, o recomendado é estudar se realmente vale a pena e compreender como funciona.

O cálculo do rendimento da poupança funciona por aniversários mensais da aplicação. Sendo assim, toda vez que o valor aplicado completa 30 dias, o juro é contabilizado e depositado ao titular da conta.

No entanto, se acontecer um saque (de parte do valor total) antes desses 30 dias, o rendimento não será contabilizado.

Como a poupança fica separada da conta de movimentação do orçamento mensal, pode ser mais fácil controlar os impulsos de gastos. Já por outro lado, ganhar mais com a aplicação automática pode ser um incentivo para gastar menos.

Além disso, é necessário considerar que os objetivos financeiros que envolvem aplicação automática e poupança, não é tão recomendado, como exemplo seria se tais aplicações sejam aplicadas ao longo prazo. Outros investimentos, principalmente conservadores, podem oferecer um desempenho mais interessante.

Conclusão

Vale considerar que essas são apenas algumas das inúmeras opções de renda fixa ou variável disponíveis no mercado financeiro.

Como vimos, aprender como fazer o dinheiro render mais pode ajudá-lo a alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.

Todavia, além de aprender onde investir, é preciso aprender bons hábitos financeiros e melhorar os conhecimentos. Não perca mais seu tempo e faça seu dinheiro render!

Share.

0