A análise financeira é uma importante ferramenta para avaliar a saúde de uma empresa. Os indicadores financeiros fornecem informações sobre o desempenho geral de uma empresa e ajudam os investidores a decidir se investirão. Esses indicadores também ajudam os gerentes a planejar e gerenciar o crescimento da empresa.

Os indicadores financeiros são geralmente divididos em três grandes grupos: indicadores de solvência, indicadores de rentabilidade e indicadores de liquidez. Quando os três grupos são usados ​​em conjunto, é possível avaliar e monitorar a saúde financeira de uma empresa.

Os indicadores de solvência fornecem informações sobre a estrutura financeira de uma empresa. Estes indicadores examinam a estrutura de capital, tais como a proporção de dívida para patrimônio líquido, e a razão de cobertura da dívida. Estes indicadores são usados ​​para avaliar se a empresa possui o capital adequado para financiar seus ativos.

Os indicadores de rentabilidade determinam o retorno dos ativos de uma empresa

Estes medem a capacidade da empresa de gerar lucro a partir dos ativos que possui. Tais indicadores incluem a relação preço-lucro, retorno sobre o patrimônio líquido, retorno sobre o investimento e outros índices. Estes indicadores ajudam os investidores a entender o quão lucrativa é uma empresa e seu desempenho em relação a outros investimentos.

Os indicadores de liquidez medem a capacidade de uma empresa de honrar suas obrigações a curto prazo. Estes incluem a razão corrente, que mede a liquidez da empresa, a relação de caixa, que mede a parcela de ativos de curto prazo em relação às dívidas de curto prazo e a razão de dívida bruta, que mede como a dívida está sendo financiada.

Tais indicadores permitem aos investidores ver se uma empresa tem a capacidade de satisfazer seus compromissos a curto prazo. Veja neste artigo algumas dicas que vão te ajudar imensamente na administração de uma empresa.

Os 8 principais indicadores financeiros para avaliar a saúde de uma empresa

1. Relação dívida-capital: a relação dívida-capital (D/C) mede quanto da dívida total da empresa é mantida em relação ao seu patrimônio líquido. É normalmente calculado dividindo a soma das dívidas da empresa pela soma do seu patrimônio líquido. Uma relação D/C maior significa que a empresa é mais endividada.

2. Lucro Líquido: Também chamado lucro líquido, é um indicador financeiro que representa o valor total das receitas da empresa, menos todos os custos e despesas pagos. Ele também pode ser usado para medir o sucesso de uma empresa em um período particular.

3. Relação de Liquidez Corrente/dívida: A relação de liquidez corrente/dívida é uma métrica usada para avaliar a capacidade de uma empresa de pagar as suas dívidas correntes. É calculada como a soma das contas a receber menos as contas a pagar pelo total das dívidas correntes.

4. Rentabilidade por Ação: A rentabilidade por ação ou lucro por ação (LPA) é o lucro líquido obtido em um determinado período, dividido pelo número total de ações em circulação da empresa. É um índice usado para avaliar o desempenho geral da empresa.

5. Margem Bruta: A margem bruta (GM) é uma métrica usada para avaliar a rentabilidade de uma empresa. Ela é calculada dividindo o lucro líquido pelo total das receitas da empresa, expressando a proporção de lucro de cada venda.

6. Retorno sobre o Investimento: O retorno sobre investimento (ROI) é usado para avaliar o desempenho geral dos investimentos feitos pela empresa. É calculado como o lucro líquido, dividido pelo valor total dos ativos nos quais a empresa investiu.

7. Giro dos Ativos: O giro dos ativos (ATO) é usado para medir a eficiência com que os ativos da empresa são utilizados. Ele é calculado dividindo os ativos circulantes pelo total dos ativos da empresa e expressa a quantidade inversa de vezes que os ativos foram utilizados no período.

8. Retorno sobre Patrimônio Líquido: O retorno sobre patrimônio líquido (ROE) é usado para medir o retorno dos investimentos para os investidores. Ele é calculado como o lucro líquido pelo total do patrimônio líquido da empresa.

Porque você deve usar indicadores financeiros para avaliar a saúde de uma empresa

Os indicadores financeiros oferecem aos gestores, investidores e analistas uma visão ampla da saúde financeira da empresa. Eles ajudam a avaliar o desempenho econômico, o crescimento do lucro e o sucesso da empresa em tomar medidas eficazes de gerenciamento de riscos.

Os principais indicadores financeiros utilizados para avaliar a saúde financeira de uma empresa incluem:

• Relação entre a dívida e o patrimônio líquido: Esta é uma métrica para medir a quantidade de dívidas que uma empresa tem em relação ao montante que ela possui de patrimônio líquido. Uma relação baixa significa que a empresa não está usando muitos recursos de terceiros para financiar seus negócios.

• Relação dívida/lucro: Esta é a relação entre a dívida total e o lucro líquido da empresa. Uma alta proporção significa que a empresa tem uma alta dívida em relação ao lucro.

• Lucro ajustado: O lucro ajustado é o lucro líquido após ajustes como depreciação, amortização e juros. É usado para medir o sucesso financeiro da empresa, pois descarta eventos não recorrentes e foca apenas no desempenho operacional.

• Fluxo de caixa: O fluxo de caixa líquido é usado para medir a quantidade de caixa que uma empresa tem para realizar seus objetivos. É a diferença entre os pagamentos e recebimentos, medindo a eficiência da empresa em gerenciar sua conta bancária.

• Margem de lucro: A margem de lucro é a relação entre o lucro líquido de uma empresa e seu faturamento total. É usado para medir a eficiência da empresa no uso de recursos para gerar lucro.

Conclusão

Em suma, os indicadores financeiros oferecem uma visão quantitativa e qualitativa da saúde financeira da empresa. Essas métricas permitem que os gestores tomem decisões e implementem estratégias mais eficazes para o sucesso da empresa.

Leia também| Como Investir Em Imóveis E Obter Renda Passiva

Share.

0