O desenvolvimento saudável de uma criança é a soma de vários fatores, como o sono, a promoção de diversas habilidades, estudo, aprendizado, e, claro, a comida. A dieta perfeita para a maturação das crianças é diferente da dieta ideal para adultos, que em um estágio de vida diferente, necessitam de diferentes alimentos para se manter saudável. A piramide alimentar infantil é a maneira mais simples e didática para saber o quanto os alimentos são essenciais na dieta das crianças.
Dieta equilibrada é a chave para a construção de adultos saudáveis. A infância é o período de muita aprendizagem e, sobretudo, a aquisição sabor dos alimentos funcionais para o corpo.
O momento de montar uma dieta para crianças não é nada fácil. Além do sabor, os hábitos alimentares são um empecilho enorme, entre tentações de alimentos ultraprocessados e muito mais.
A forma mais fácil de introduzir alimentos saudáveis na dieta da criança, é usando e abusando da criatividade e utilização de alimentos de forma lúdica.
Como explicar a piramide alimentar infantil
A piramide alimentar infantil auxilia nas medidas e quantidades adequadas dos grupos de alimentos. A piramide alimentar infantil é dividida em 3 grupos de alimentos, que juntos são capazes de proporcionar os nutrientes, vitaminas e fibras necessários para o crescimento saudável. Esses 3 grupos são: Alimentos energéticos, reguladores e construtores.
Alimentos energéticos
CARBOIDRATOS: É uma das principais fontes de energia, portanto para que estejamos sempre com energia é necessário o consumo de carboidrato em todas as refeições do dia.
Os carboidratos podem ser divididos em 2 grupos: simples e complexo. Os carboidratos simples são alimentos de rápida absorção no organismo, são encontrados em alimentos como: chocolate, mel, pães, arroz, açúcar refinado entre outros alimentos.
Já os carboidratos complexos são aqueles de lenta absorção no organismo e dão a sensação de saciedade por mais tempo, além de serem mais ricos em vitaminas e fibras. São encontrados em alimentos como banana, grão de bico, batata doce, feijão preto, entre outros alimentos.
VEGETAIS: Os mais procurados quando o assunto é dieta, os vegetais são fonte de vitaminas, fibras e minerais, essenciais para o crescimento e desenvolvimento das crianças. O ideal é que os vegetais sejam consumidos nas três principais refeições do dia (café da manhã, almoço e janta). São encontrados em alimentos como: Alface, cenoura, pepino, couve, rúcula, entre outros alimentos.
GORDURAS: As gorduras são geralmente associadas ao teor negativo, porém são essenciais no nosso dia a dia. O consumo de gorduras ao longo do dia é de extrema importância, pois é ela a responsável por fornecer energia para o crescimento e formação de hormônios. Claro como todos sabemos a gordura é um alimento muito calórico e por este motivo não deve ser consumida em excesso a fim de evitar a obesidade. São encontradas em alimentos como: manteiga, óleo, açúcar, chocolate, amêndoas, castanhas entre outros.
Alimentos reguladores
FRUTAS: Quando se fala de frutas automaticamente é associada a dietas das mais variadas, isso porque as frutas são pioneiras no fornecimento de fibras, vitaminas e minerais para o corpo humano, sendo assim indispensável na alimentação da piramide alimentar infantil. É indispensável o consumo de frutas diariamente, pois desta forma o corpo absorve corretamente todas as vitaminas necessárias para o corpo.
VEGETAIS: Assim como as frutas, os vegetais são indispensáveis quando se trata de dieta, pois são responsáveis pelo fornecimento de fibras, vitaminas e minerais fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do corpo das crianças. Alguns exemplos de vegetais são: Alface, cenoura, pepino, couve, rúcula, entre outros alimentos.
Alimentos construtores
PROTEÍNAS: Estes alimentos são a principal fonte de proteína para a nossa alimentação. As proteínas são fundamentais por fornecerem nutrientes que ajudam no crescimento e no fortalecimento do nosso corpo. As principais fontes de proteína de nossa dieta são: carnes, ovos e feijões e devem ser consumidas nas principais refeições do dia, como o almoço e jantar, por exemplo.
LATICÍNIOS: Os laticínios embora pouco falados são essenciais para o crescimento das crianças, pois são ricos em cálcio e oferecem os nutrientes necessários para uma boa formação dos ossos. Há crianças que são intolerantes a lactose, mas nesses casos os laticínios podem ser substituídos por outros alimentos ricos em cálcio como: sardinha, brócolis ou até mesmo couve.
Além disso, alguns suplementos específicos podem suprir a ausência dos nutrientes providos pelo leite, mas, tudo deve ser feito sob os cuidados de um especialista, nunca por conta própria.
Como montar uma piramide alimentar para educação infantil
É super fácil montar uma piramide alimentar infantil, basta fazer uma pirâmide que contenha todos os componentes acima na escala correta. sempre introduzindo todos os 3 grupos e os alimentos que fazem parte do grupos. Prontinho sua piramine alimentar para educação infantil está completa.
(IMAGEM DA PIRÂMIDE ALIMENTAR)
É fato que a alimentação dos nossos pequenos é de extrema importância para que eles cresçam e desenvolvam de forma adequada, Por isso nunca deixe de acrescentar os alimentos necessários para que isso aconteça.
Além de crescer e desenvolver de forma adequada nosso pequenos precisam de energia e força para suprir as necessidades do dia a dia, só assim podem passar por todas as barreiras com qualidade e alegria.
Focar na alimentação dos pequenos nunca é demais, um bom crescimento e desenvolvimento geram conforto e qualidade de vida, evitando complicações e problemas de saúde, e fazendo com que seu pequeno esteja sempre ativo, aprendendo e descobrindo o quanto é bom viver bem.
Você é o que você come, portanto sempre atentas e incisivas garantindo a qualidade de vida dos nossos pequenos!
