Qual é o melhor investimento hoje

O fato de saber “Qual é o melhor investimento hoje” ou ainda “Quais investimentos irá render mais” ou então a dúvida mais clássica ” Onde investir meu dinheiro”, são questionamentos recorrentes de iniciantes.

Se você é um iniciante no mundo vasto das finanças, é muito importante planejar de maneira consciente seus próximos passos.

Investir é uma decisão que exige do intelecto e dando esse passo tão importante já saiba que você está indo muito bem. Essa escolha te coloca em outro nível.

Mas antes de cair de cabeça, é necessário estudar o mercado e aprender o que são as oportunidades de investimentos e as boas aplicações financeiras. Portanto, confira abaixo, para começar nessa jornada do melhor jeito.

Como ter certeza do melhor investimento hoje?

Para saber qual é o melhor investimento não basta apenas buscar qual rende mais. Na realidade, a primeira coisa a se fazer é conhecer todos os objetivos claros.

Isso é de grande importância, pois não há uma fórmula pronta ou simplesmente um ranking de investimentos que será definido como melhor.

A resposta para a pergunta “onde investir meu dinheiro” é um pouco mais complexa do que pode parecer. Isso porque um bom investimento é aqueles em que essas características faça parte:

  • Capacidade de aportes;
  • suas metas;
  • estrutura emocional para lidar com os riscos;
  • o prazo que você deixa o dinheiro aplicado.

Na renda fixa quanto na renda variável, há oportunidades excelentes para rentabilizar esse dinheiro. O que irá definir qual será o modelo ideal é a necessidade de rentabilidade de capital que irá investir.

Se você faz parte do grupo de iniciantes, com certeza você deve estar se perguntando “como vou saber minha necessidade de rentabilidade?”.

Apenas comece pela matemática básica, se você sabe o tanto que possui hoje e o quanto deseja dentro de um determinado período, irá conseguir calcular o percentual que seu dinheiro precisa crescer no momento.

Qual o melhor investimento a curto prazo?

Se você já tem uma reserva de emergência, é hora de considerar incluir, em sua linha de investimentos, algumas outras modalidades de aplicação que sirvam para suas metas a curto prazo.

Certamente que a definição de metas e prazos para atingi-las é algo muito especial e cabe somente a você traçar um planejamento realista.

Além de facilitar sua organização, manter os pés no chão ao definir os prazos irá evitar que você se frustre e acabe gastando o dinheiro antes.

Geralmente, metas de curto prazo são aquelas que você pretende realizar no máximo em dois anos, por exemplo, uma viagem tão sonhada , uma reforma, renovar seu guarda-roupa, trocar de carro, um procedimento e muitas outras coisas.

Para metas assim há investimentos que podem ajudar a garantir a rentabilidade necessária dentro do horizonte que você traçou, sendo elas:

CDB e LC

Os CDBs e as LC são opções viáveis para aquele dinheiro que você irá usar em até dois anos. Hoje em dia, é possível encontrar CDBs para 2023 e 2024 com taxas de rentabilidade acima do CDI, nos pré quanto nos pós fixados.

Vale lembrar que incluir em seus cálculos, que o resgate feito em até dois anos sofrerá a incidência de 17,5% de alíquota de IR sobre a rentabilidade.

As letras de câmbio também funcionam como um empréstimo que você, investidor, realiza para a empresa emissora LC. O valor que foi investido apenas pode ser resgatado na data de vencimento abordada no momento da contratação, quando você recebe de volta o dinheiro com os respectivos juros.

Qual o melhor investimento a médio prazo?

Investimentos de médio prazo são aqueles cujo montante investido você pretende usar na realização de objetivos maiores, como por exemplo adquirir um imóvel, montar um negócio, mudar de país ou cidade, entre outras coisas.

As metas de médio prazo geralmente demandam um maior volume de recursos. Dessa forma, as aplicações financeiras que podem atender a esse tipo de necessidade são as que combinam com o baixo risco e com um prazo de vencimento propício que o efeito dos juros compostos proporcionem a acumulação necessária.

Fundos multimercado

Os fundos multimercados são uma ótima opção para quem busca diversificar os investimentos de uma maneira mais simples.

Trata-se de uma categoria de aplicação em que o gestor do fundo possui a liberdade de formar um portfólio com as ações, debêntures, papéis de renda fixa, moedas estrangeiras e outras coisas.

Contar com uma gestão mais profissional na administração de seus recursos pode ser uma grande estratégia. Todavia, é de grande importância escolher os fundos de gestão ativa e principalmente gestores com bom histórico.

Estude como o fundo costuma se comportar e invista apenas se tiver um prazo hábil para recuperar possíveis perdas. Conforme for se aproximando de sua meta, troque os investimentos mais arriscados pelos mais seguros.

Qual melhor investimento para longo prazo?

Os investimentos a longo prazo são aqueles em que você tem pelo menos dez anos até que precise utilizar o dinheiro.

Nesses momentos pode diversificar sua carteira com investimentos mais sujeitos à volatilidade dos ciclos econômicos, num lapso temporal maior, a volatilidade tende a desfazer, compensando pelas ações de juros compostos ou pelo crescimento da economia ao longo dos anos.

Ações

São os ativos com maior potencial de retorno de investimento. Certamente para ter um retorno elevado é importante investir em empresas com fundamentos sólidos e projetos a longo prazo consolidados.

Ao comprar as ações, você não faz apenas uma aplicação financeira, mas se torna sócio desses projetos e passa a ter participação na distribuição dos lucros das empresas.

Conclusão: Qual o melhor investimento hoje?

Se você chegou até aqui a resposta para atender as suas dúvidas devem que já foram entendidas, o melhor investimento para hoje é aquele que:

  • Atende às suas necessidades;
  • Tem o nível de risco adequado para suas metas e você;
  • Respeite seu nível de conhecimento.

Portanto, como você já pode notar, escolher a melhor aplicação financeira não é apenas seguir um conselho alheio, investir leva tempo e muita dedicação, assim como qualquer coisa que você queira fazer com qualidade.

Os melhores investimentos são aqueles que você faz quando possui conhecimento, portanto seja forte e se dedique a essa jornada.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

MAIS POPULARES