Quantos anos para limpar o nome no SPC?

Você sabe quantos anos para limpar o nome no SPC? Neste artigo vamos trazer informações que vão te ajudar a saber os melhores procedimentos para ter seu nome limpo junto aos órgãos de proteção ao crédito. E consequentemente usufruir dos benefícios e vantagens de um bom nome.

Mesmo se tratando de um problema que faz parte da vida de milhões de brasileiros, muitos deles ainda não sabem como funciona em detalhes a questão de ter o nome sujo. Ou seja, como restrições e não ter condições de fazer compras usando o crédito.

Na verdade, o conhecimento de tal problema é muito pequeno para a maioria de nós. Justamente porque pensamos que depois de cinco anos as dívidas que constam em nossos nomes são canceladas e assim passamos a ter crédito novamente.

Mas veja bem, não é assim que acontece, porque mesmo depois de caducadas ficam os rastros de inadimplência em nosso histórico. Portanto, convidamos a todos os interessados no assunto a ler esse texto que tem como missão mostrar como limpar verdadeiramente seu nome junto aos órgãos, confira!

A Triste Realidade de Milhões de Brasileiros Que Estão Com Restrições em Seus Nomes

Atualmente são mais de 60 milhões de brasileiros que se encontram com algum tipo de restrição em seus nomes junto aos órgãos de proteção de crédito como o SPC e SERASA por exemplo. As razões de tamanha inadimplência são muito variadas:

  1. Falta de pagamento da fatura de cartão de crédito
  2. Não pagamento de parcelas em crediário.
  3. Inadimplência no pagamento de parcelas de financiamentos como casa, carros, motos.
  4. Inadimplência no pagamento de financiamento estudantil.
  5. Não pagamento de empréstimos
  6. Falta de pagamentos em cheques
  7. Etc…

Todas estas questões fazem o nome do inadimplente ser inserido no SPC e SERASA como mal pagador, e consequentemente não ter mais condições de fazer nenhum tipo de compra a prazo ou no cartão em atraso.

E como é do nosso conhecimento, o Brasil ainda está em recuperação de uma crise financeira e consequentemente de uma pandemia que praticamente quebrou nossa economia interna.

Por isso mesmo, milhões de pessoas “perderam” seus nomes não conseguindo honrar seus compromissos financeiros. E dessa forma tiveram o nome sujo. Mas também tem a questão da irresponsabilidade onde alguns compram sem ter condições, não pagam e perdem a credibilidade.

Quantos Anos Para Limpar o Nome no SPC?

Por lei são 5 anos, depois disso, qualquer dívida que constar no nome de uma pessoa através do CPF – Cadastro de Pessoas Físicas é caducada, e consequentemente ele fica livre das pendências.

E se dentro de 5 anos a empresa onde consta as dívidas não registrar o nome do inadimplente, ela não poderá mais incluí-lo.

Também existem as dívidas prescritas que são caducadas depois de 1 ano, elas estão relacionadas às estadias como aluguel e demais consumos de comidas e bebidas no nome do consumidor.

Além disso, existe a prescrição de 3 anos que está relacionada às dívidas de títulos de créditos como juros, lucros nos dividendos ou prestações acessórias.

O Prejuízo de Ter o Nome Sujo

Um dos maiores problemas de não ter nome limpo junto aos órgãos de proteção ao crédito é falta de aceitação quando o cliente deseja fazer alguma compra no crediário por exemplo. Ela não será liberada.

Também não é possível fazer a adesão de um cartão de crédito. Ou seja, a não ser que o cliente mantenha um cartão antigo, ele não consegue mais solicitar uma outra opção.

Além disso, os créditos para financiamentos não serão liberados. Por exemplo, o sonho de ter uma casa ou apartamento, ou até financiar a construção. O sonho de financiar uma moto ou carro, tudo isso fica impossibilitado de acontecer quando alguém está com restrições em seu nome.

Como podemos ver, ter o nome sujo é realmente constrangedor, e ainda por cima vergonhoso demais. Fica uma sensação de impossibilidade que machuca demais a auto estima de uma pessoa nessas condições.

Como Limpar o Nome Junto aos Órgãos de SPC e SERASA

Atualmente existem algumas plataformas que ajudam pessoas que se encontram com restrições em seus nomes a limpá-los de maneira rápida e segura. Além disso, elas mostram como entrar em contato com a empresa em que constam as dívidas em seu nome.

Uma das opções é fazer a instalação do aplicativo SERASA em seu aparelho celular, se trata de uma das melhores plataformas de negociações do Brasil na atualidade.

Assim que o cliente fizer a instalação do aplicativo, ele tem a opção de acessar a sessão de dívidas em seu nome, e ali ele pode fazer uma proposta onde constar as dívidas e consequentemente fazer uma negociação. Nessa negociação, ele pode parcelar suas dívidas.

Assim que o cliente efetuar o pagamento da primeira parcela, seu nome fica limpo na praça dentro de 5 a 7 dias úteis. Dessa forma, ele volta a se relacionar com o crédito e aos poucos consegue fazer compras, aderir cartões ou até mesmo financiamentos.

Quanto Tempo Demora Para o Cliente Voltar a Ter Crédito?

Atualmente existe um sistema de avaliação de crédito adquirido pelas empresas que dão conhecimento não somente ao momento do cliente, mas no histórico de pagamentos que o mesmo possui em suas compras ou cartões. Se trata do Score, que resumindo mostra a pontuação de crédito de cada cliente.

Ou seja, se você acabou de limpar seu nome, o ideal é aumentar essa pontuação mensalmente. Para isso, pague suas parcelas de uma negociação de dívidas rigorosamente em dia, pague as demais contas em seu nome, não deixe atrasar as parcelas. 

Dessa forma, sua pontuação de Score vai aumentar e dentro de poucos meses seu crédito volta a ficar livre. Consequentemente, as próprias instituições vão oferecer cartões de crédito, empréstimos consignados e até mesmo financiamentos com grande possibilidade de adesão e aceitação.

Conclusão

Muito bem, como podemos ver, é de suma importância ter o nome limpo e assim a possibilidade de comprar na opção de crédito, usando um bom cartão, ou crediário.

Portanto, se você está negativado, não deixe para depois a oportunidade de entrar em contato com as empresas e negociar suas dívidas para ter crédito novamente. Sucesso e boa sorte!

ARTIGOS RELACIONADOS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

MAIS POPULARES