Quem tem direito ao Auxílio Brasil

Você sabe quem tem direito ao auxílio Brasil? Como bem sabemos, atualmente no Brasil existem inúmeros benefícios sociais que atendem a população brasileira. Tanto é que quando os políticos para para discutir sobre as eleições, um dos assuntos principais é a quantidade de benefícios que cada um deles criou.

Em se tratando do auxílio Brasil, milhões de brasileiros estão sendo beneficiados desde a pandemia que causou uma grave crise financeira em nosso país. E o governo já adiantou que a duração do Auxílio será prorrogada até dezembro. Ou seja, um fôlego maior para os brasileiros em extrema pobreza está chegando.

Mas fica aqui uma questão, como saber se eu estou no Auxilio Brasil? Muitos cidadãos ainda não sabem se estão cadastrados, ou se podem fazer parte do benefício. Portanto. Aqui neste artigo vamos trazer informações sobre como é feito o cadastro e tirar suas dúvidas se você pode ou não participar. Confira!

O que é o auxílio Brasil?

Um benefício que foi criado para atender a população brasileira que comprova estado de extrema pobreza financeira. Dessa forma, milhões de famílias estão sendo ajudadas e assim conseguindo se manter nesse momento difícil.

Mas sua missão principal é incluir as famílias mais pobres não apenas na questão de ter uma ajuda em dinheiros todos os meses. Ou seja, neste benefício, os participantes terão acesso a emancipação, tenham alcance a autonomia e consigam romper a vulnerabilidade financeira em que se encontram.

O órgão do governo federal responsável pelo Auxílio Brasil é o ministério da cidadania, que faz todo o gerenciamento dos recursos destinados à população participante.

Metas e objetivos do programa auxílio Brasil

Assim como os demais programas do governo federal, o auxílio Brasil tem como principais objetivos as seguintes metas:

1 – Fazer a promoção da cidadania garantindo renda e apoio. Essas metas fazem parte dos benefícios fornecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

2 – Priorização do desenvolvimento das crianças e adolescentes. Nesta área o Auxílio Brasil ajuda financeiramente gestantes, nutrizes e demais cidadãos dessa faixa etária com situação de extrema pobreza.

3 – Ter como prioridade ajudar as crianças na primeira fase de infância focando no desenvolvimento da saúde e bem estar das físicas, cognitivas, linguísticas e sócio afetivas.

4 – Levar um maior desenvolvimento das creches, oferecendo mais educação para as crianças.

5 – Incentivo ao desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens nas parte tecnológicas científicas com total excelência.

6 – Levar as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza a emancipação da situação em que se encontram na atualidade.

Quem tem direito ao Auxílio Brasil?

Assim como nos demais benefícios que fazem parte do governo federal, o auxílio Brasil tem alguns requisitos que precisam ser preenchidos à risca daqueles que desejam fazer parte do programa. Atualmente o benefício atende as seguintes classe das pessoas:

1 – Famílias que comprovam situação de extrema pobreza financeira. Nessa parte, as famílias precisam ter como renda per capita o valor mensal de R $105,00 reais por pessoa que as compõem.

2 – Famílias em situação de pobreza que comprovam renda per capita mensal de R $210,00 reais mensais por pessoa que as compõem.

3 – E famílias em estado de emancipação. Ou seja, aquelas que estão em fase de transição da extrema pobreza para a pobreza.

O ministério da cidadania também decidiu que os participantes do programa Bolsa Família têm o direito de participar do auxílio Brasil. A participação funciona de forma automática. Ou seja, no dia do pagamento os beneficiários terão os valores depositados em suas contas correntes.

Como Receber o Benefício Auxílio Brasil?

Atualmente os beneficiários do auxílio Brasil recebem seus pagamentos através dos seguintes meios:

  • Poupança Social Digital;
  • Conta Corrente de Depósito à vista;
  • Conta Especial de Depósito à vista; e
  • Conta Contábil (plataforma social do Programa).

Caso o participante não tenha nenhuma dessas contas citadas acima, os valores do benefício serão depositados em conta contábil. Ou se ele escolher o recebimento através de conta contábil, ou ainda se ele tiver algum impedimento de receber pelos meios já citados.

Como funciona a conta digital do Auxílio Brasil

O responsável por cada família incluída no programa é quem faz a abertura e manutenção da conta digital que dá acesso aos recebimentos do benefício social. Portanto, ele deve baixar em seu aparelho celular o aplicativo cadÚnico e ali fazer todo o procedimento para abrir sua conta.

  • Nome completo do responsável e de cada participante da família.
  • Idade de cada participante.
  • Dados pessoais dos participantes
  • Comprovantes escolares dos filhos
  • Endereço
  • Telefone para contato.

Depois de fazer a instalação do aplicativo, o responsável deve criar uma senha e um nome de usuário de acordo com que o sistema solicitar. Também recomendamos que instale o aplicativo na tela inicial do celular.

Dessa forma, ele vai saber em detalhes as datas de pagamentos, e quaisquer outras dúvidas que façam parte do benefício social. Também fica à disposição dos participantes as informações sobre alterações nos valores e prazos de duração do benefício.

Porque participar do auxílio Brasil

Como bem explicamos aqui neste artigo, o auxílio Brasil é para quem não tem condições financeiras e precisa de ajuda em suas finanças pessoais. Portanto. Antes de fazer sua inscrição, veja se realmente você está precisando mesmo do benefício.

Vale lembrar que se trata de uma ajuda que tem feito a vida de milhões de brasileiros mais fácil. Muitas famílias estão conseguindo se reestruturar pós pandemia. 

Mas fica aqui uma dica importante sobre o Auxílio Brasil, o benefício tem data para terminar. Ou seja, não adianta querer fazer planos a longo prazo usando o dinheiro liberado pelo governo federal.

Sendo assim, o ideal é usar os valores para fazer alguma coisa que vai trazer benefícios reais para sua família. Principalmente no sustento das crianças.

O governo federal atualizou os valores do benefício para R $400,00 reais e assim também definiu a extensão da duração do programa até dezembro de 2022.

Portanto, veja se seu cadastro está rigorosamente em dia e faça parte do maior programa de benefícios sociais do Brasil. Por fim, desejamos a todos que sejam bem sucedidos e consigam participar do programa. Boa sorte a todos!

Veja também: Como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF

ARTIGOS RELACIONADOS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

MAIS POPULARES