Viu como se Faz
Viu como se Faz é um projeto colaborativo que visa construir e compartilhar artigos com instruções passo-a-passo | instruções e dicas em diversos assuntos.

Saiba como tirar a sua carteira de motorista!

- Anúncio -

Conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o sonho de muitas pessoas, porém, há muitas dúvidas sobre esse processo e quais são os passos necessários para conseguir ter a habilitação para dirigir.

Um marco na vida de muitos é conseguir a carteira de motorista, pois com esse documento em mãos é possível conseguir controlar a condução de um automóvel que proporciona diversas facilidades no dia a dia.

Portanto, quem deseja resolver qualquer problema com comodidade, rapidez e conforto, certamente, conseguirá com as CNH em mãos, já que é a única maneira de você dirigir um carro legalmente.

Contudo, o processo para conseguir a habilitação ainda é responsável por causar vários receios em algumas pessoas, porém, acredite, não é tão complicado quanto parece ser.

Ficou interessado em saber tudo sobre esse assunto? Continue acompanhando o artigo para mais informações e consiga a sua CNH ainda esse ano.

Boa leitura!

Guia completo para tirar sua Carteira de Motorista

Escolha da autoescola:

A primeira etapa é optar por qual Centro de Formação de Condutores fazer, escolha bem, pois é ela que te dará guiará durante todo o processo para obtenção da carteira de motorista.

Realização de Exames Médicos:

A segunda etapa é realizar os exames de aptidão física, mental e psicológica que são solicitados pelo DETRAN.

Estes exames são obrigatórios e devem ser realizados em um dos postos credenciados e indicados pelo próprio DETRAN.

Aula teórica:

- Anúncio -

A terceira etapa consiste em realizar 45 horas de aulas teóricas que abordaram conteúdos estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como:

  • Direção defensiva
  • Normas básicas do Código de Transito Brasileiro
  • Primeiros socorros,
  • Mecânica básica,
  • Cidadania
  • Meio ambiente

 Prova teórica DETRAN:

A quarta etapa consiste na 1° avaliação do DETRAN, a prova teórica que medirá se o conhecimento adquirido nas aulas teóricas são o suficiente para a próxima etapa.

É essencial que o aluno se prepare com o simulado detran para esta etapa, haja vista que a reprovação além de prolongar o tempo necessário para obtenção da carteira, envolve custos adicionais!

Aula no Simulador:

Na quinta etapa o aluno além de começar a adquirir conhecimentos básicos quanto ao controle de um veículo, poderá viver diferentes situações no simulador, como dirigir na serra, na chuva, sob neblina, alcoolizado, entre outros.

Aula prática de direção:

A sexta etapa é onde o aluno terá contato com o carro e começara a dirigir o automóvel em vias públicas, essa fase consiste em 20 aulas onde o aluno poderá vivenciar a rotina no trânsito, com o fluxo de carros e pedestres.

O instrutor responsável com base no relatório de erros emitido pelo simulador na etapa anterior terá uma melhor noção de quais pontos devem ser enfatizados no ensinamento de cada aluno.

Prova prática de direção:

A sétima e última etapa, é onde será realizado o exame de direção e testada a capacidade de dirigir do motorista.

O condutor deverá realizar baliza e dirigir em um percurso pré-determinado sem perder mais de três pontos em infrações.

É bem simples, certo?

Agora você consegue entender o que deve ser feito para conseguir a CNH? Esse processo é bem simples, com força de vontade você conseguirá a sua carteira de motorista para aproveitar os benefícios de poder dirigir!

- Anúncio -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceitar Ler mais