Tendências de SEO em 2021

Dá uma força compartilhando :)

Para melhorar continuamente o SEO do seu site e manter com eficácia um excelente posicionamento nas páginas de resultados do Google, você precisa conhecer as atualizações feitas por este buscador e se adequar às suas novas demandas. Você também precisa se educar e implementar novas técnicas de SEO, bem como ferramentas que possam ajudá-lo a ganhar visibilidade nas SERPs. Para 2021, aconselhamos você a seguir algumas tendências de SEO para impulsionar efetivamente o SEO do seu site, seu tráfego e seu volume de negócios.

Google EAT: um elemento que não deve ser negligenciado para a otimização SEO do seu site

A cada ano, o Google realiza mais de 3.200 atualizações em seu algoritmo. Enquanto alguns deles não têm impacto real no SEO do seu site, outros devem ser levados em consideração na sua estratégia de SEO para melhorar sua visibilidade nas páginas de resultados ou, simplesmente, para evitar possíveis penalidades.

Em 2018, o mecanismo de busca da empresa de Mountain View fez uma melhoria significativa em seu algoritmo, com a implantação dos Avaliadores de Qualidade. A missão principal deles é avaliar seu conteúdo e seu site, e então atribuir uma pontuação de acordo com os critérios do Google EAT (Expertise, Authoritativeness, Trusworthiness).

Se o seu site tem uma excelente pontuação EAT, o mecanismo de busca pode oferecer um posicionamento vantajoso nas páginas de resultados. Caso contrário, sua visibilidade pode diminuir significativamente e, consequentemente, seu tráfego.

Para obter uma boa pontuação do Google EAT, você deve criar conteúdo de alto valor, entre outras coisas, para mostrar sua experiência, bem como sua autoridade, e provar aos usuários da Internet que podem confiar em você e em sua empresa.

Observe que avaliadores de qualidade podem priorizar determinados critérios e se concentrar em elementos específicos do seu site, dependendo do seu campo de atividade.

Se você é um e-comerciante, saiba que o Google não vai focar apenas nos seus textos. O mecanismo de busca também avaliará o design da sua loja e a interatividade. Para obter uma boa pontuação, deve, portanto, prestar especial atenção à ergonomia, à contabilidade da sua loja com dispositivos móveis e às suas funcionalidades: criação de lista de desejos, qualidade de imagem, filtragem de produtos por preço, por classificação, etc.

Além disso, se você for o proprietário de um site YMYL (Your Money, Your Life), recomendamos que você analise seriamente a relevância e a confiabilidade de cada conteúdo, igual que fizemos em uma empresa de mudanças em Portugal.

Google Discover: um canal a ter em conta na sua estratégia de SEO

Assim como o Google EAT, o Google Discover é uma das tendências que você deve seguir no próximo ano de 2021.

Lançado pelo mecanismo de busca em julho de 2018, com a atualização do Feed, o Google Discover é usado por mais de 800 milhões de usuários de Internet móvel. O seu principal objetivo é fornecer informação personalizada e relevante aos utilizadores, sem que estes tenham de lançar os chamados pedidos “típicos”.

Para garantir a qualidade dos resultados, o algoritmo Google Discover avalia a afinidade do conteúdo do seu site com os interesses dos internautas.

Para aumentar a sua visibilidade no Discover, aconselhamo-lo a criar conteúdos de qualidade, a promovê-los em plataformas como as redes sociais e a integrar imagens, bem como vídeos com informação de elevado valor acrescentado.

Você também precisa criar um conteúdo de tendência, conteúdo que fornece informações que podem permanecer válidas a longo prazo e atualizá-lo regularmente.

Finalmente, é necessário reter os usuários da Internet. Para fazer isso, você deve publicar frequentemente artigos relevantes que atendam às suas expectativas e enviar newsletters incluindo suas publicações mais recentes.

Para sua informação, o Google Discover é uma excelente fonte de geração de leads, pois oferece principalmente sites e plataformas que podem ser do interesse dos internautas.

Posição zero e pesquisa por voz: duas grandes tendências de SEO para 2021

A posição zero, posição # 0 ou classificação # 0, é hoje um dos objetivos mais importantes que você deve atingir neste ano de 2021. Corresponde a uma caixa colocada acima dos resultados clássicos do Google e pode assumir várias formas: Snippet, cartão de conhecimento ou resposta rápida em destaque.

Se o conteúdo do seu site conseguir atingir essa posição cobiçada, isso pode aumentar significativamente a sua visibilidade e, ao mesmo tempo, o seu tráfego.

Para chegar à posição zero, você deve criar um conteúdo que atenda efetivamente às expectativas dos usuários da Internet e seja adequado para pesquisa por voz.

Você deve saber que o Google deseja destacar o resultado mais relevante para uma consulta, graças à classificação # 0. O motor de busca, portanto, leva em consideração as consultas clássicas, bem como as consultas de voz para determinar se um artigo pode ocupar essa posição privilegiada.

Além de alcançar a posição # 0, esteja ciente de que as pesquisas por voz estão aumentando. Cerca de 27% dos internautas optam por esse tipo de solicitação pelo menos uma vez por mês. Por isso, deve ser levado em consideração na sua estratégia de SEO, a fim de aumentar suas chances de alcançar a posição zero e adaptar seu site a esta nova prática que pode evoluir ainda mais em um futuro próximo.

Google BERT: uma atualização importante para o motor de busca

Disponibilizado à comunidade científica desde 2018 e lançado no último trimestre de 2019, o Google BERT foi concebido para melhorar a compreensão das consultas dos utilizadores da Internet pelo algoritmo do motor de pesquisa e fornecer-lhes resultados ainda mais relevantes.

O BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers) permite ao Google melhorar os resultados entregues aos internautas que realizam buscas por voz, para melhor compreender as consultas feitas de forma natural, para vincular entidades a pronomes, para resolver problemas relativos ao desambiguação, prever sentenças e fornecer respostas diretamente em seus SERPs.

Segundo o Google, não é possível otimizar seus artigos para a nova atualização do BERT. No entanto, saiba que você pode melhorar o SEO do seu site e das suas páginas, priorizando a intenção de pesquisa dos internautas no design do seu conteúdo.

Ao escrever um artigo, consulte as seções People Also Ask e coloque-se no lugar dos usuários para saber com alguma precisão os objetivos que desejam alcançar ao fazer suas solicitações.

No caso de uma busca simples como “sorvete de baunilha”, os internautas, na maioria das vezes, desejam acessar um ou mais sites que oferecem receitas de sorvete de baunilha.

Por outro lado, para uma consulta direcionada a uma cidade como “advogado em Lyon”, os usuários desejam acessar os resultados destacando escritórios de advocacia localizados no município de destino.

Além das intenções de pesquisa, você pode impulsionar o SEO do seu site explorando palavras-chave de cauda longa.

A título de informação, o Google BERT foi implementado em mais de 70 idiomas até ao final de 2019. Esta nova tecnologia desenvolvida pela empresa Mountain View baseia-se em redes neurais, capazes de analisar as relações entre palavras e o contexto de uma frase.

Hoje existem várias variantes deste algoritmo, entre as quais podemos citar RoBERTa, MT-DNN, XLNet, ALBERT, Google T5, DistilBERT e BERT-mtl.

WebP: um formato de compressão de imagem a ser adotado para 2021

O tempo de carregamento de suas páginas pode desempenhar um papel importante na otimização de SEO e na experiência do usuário de seu site. Também pode afetar sua taxa de rejeição, uma vez que os usuários da Internet têm muito menos probabilidade de continuar navegando em um site que demora para carregar suas páginas.

Para acelerar a exibição do seu site e impulsionar o seu SEO, recomendamos que você use o WebP. Este formato de compressão desenvolvido pelo Google permite reduzir significativamente o tamanho de suas imagens e seu tempo de carregamento.

De acordo com o mecanismo de busca, o tamanho de uma imagem no formato WebP é de 27 a 30% menor do que o de uma imagem PNG ou JPEG.

Observe que o WebP do Google é uma excelente solução para reduzir o tempo de carregamento do seu site em computadores desktop, mas também em dispositivos móveis. Em outras palavras, permite que você otimize suas páginas para smartphones de maneira mais eficaz, o que pode ter efeitos benéficos no SEO geral de seu site.

O WebP foi projetado no início da década de 2010. Foi adotado pela primeira vez pelo Google Chrome e depois pelo Opera. Em seguida, tivemos que esperar pela atualização 1809 do Windows 10 para que o navegador Microsoft Edge a suportasse.

O formato WebP permite que você execute compressões de imagens com e sem perdas, aplique transparência e execute sequências de imagens. Precisa de mais dicas de SEO? Contrate nossa Agência de Marketing Digital em Campinas

Artigo Atualizado Em: novembro 16, 2020 7:57 pm

Luiz Cavalcanti

Olá, Seja bem vindo! Meu nome é Luiz Cavalcanti e sou editor e administrador do site. Me proponho a informar e publicar noticias, artigos e reviews sobre tecnologia e dicas úteis em geral. Sou editor do Blog viu como se faz desde 2019, e a idéia do “viu como se faz” surgiu dentro de uma roda de amigos que sentiram a necessidade de um blog que envolvesse noticias recentes sobre eventos tech junto de artigos ensinando aos leitores do site dicas práticas. O viu como se faz é um projeto colaborativo que visa divulgar, apresentar e publicar DIY, Tutoriais e dicas práticas para os leitores do site. Entre em contato comigo através do pc.luizcavalcanti@gmail.com

Deixe seu Comentário
Publicado Por:

Artigos Recentes

Whatsapp gb Download

O Whatsapp gb se tornou um dos aplicativos modificados mais conhecidos e baixados da internet.…

dezembro 1, 2020

Review Amazon Fire Stick

Você tem problemas quando convida a namorada para ir a sua casa e não tem…

novembro 30, 2020

Playstation Plus: Jogos Gratuitos Dezembro 2020

Dezembro já está na cola, férias da escola, última parcela do benefício de esmola e…

novembro 30, 2020

Após morte de maradona fifa 21 decide homenagear o craque

O FIFA 21 homenageia o astro Diego Maradona, que morreu na última quarta-feira (25/11/2020) aos…

novembro 28, 2020

Filmes da Disney para rever no Disney+

Com mais de um ano de espera, a chegada da Disney + ao Brasil movimentou…

novembro 28, 2020

Como fazer Doce de Leite em Pó

Você com toda a certeza já foi em pelo menos uma festa de aniversário ou…

novembro 28, 2020