O presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, estabeleceu uma estrutura regulatória para a indústria de criptomoedas do país e designou uma Agência de Projetos Perspectiva recém-renomeada para supervisionar o setor.

Uzbequistão publica estrutura de regulamentação de criptomoedas e atribui agência de supervisão

Em uma diretiva publicada em 27 de abril, Mirziyoyev disse que as exchanges de criptomoedas, pools de mineração e custodiantes de criptomoedas que operam na república da Ásia Central devem ser registrados localmente.

A partir de 1º de janeiro de 2023, os residentes do Uzbequistão poderão comprar ou vender criptomoedas apenas nas exchanges locais, que devem verificar a identidade dos usuários por meio de um processo de conhecer seu cliente e armazenar dados sobre todas as transações por cinco anos. Os provedores de serviços de criptografia não podem facilitar a negociação com “ativos de criptografia anônimos”, um termo não explicado no documento.

A agência, anteriormente a Agência Nacional de Gerenciamento de Projetos, assume a indústria de criptomoedas após ser reestruturada e receber novas responsabilidades. Ela desenvolverá novas políticas para criptomoedas e garantirá que não seja usada para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, diz a diretiva.

A agência, que será financiada por doações, doações e empréstimos, também criará um sandbox regulatório para projetos de criptomoeda. Isso permitirá que os projetos operem sem licença e gozem de tratamento fiscal favorável por três anos. Depois disso, os projetos devem se tornar negócios regulamentados de pleno direito ou serem encerrados. O diretor da agência será designado pelo presidente.

A diretiva também exige que os mineradores de criptomoeda usem apenas energia solar de usinas de energia dedicadas. Os mineradores que se conectam à rede nacional devem pagar o dobro do preço normal.

O Uzbequistão é uma ex-república soviética que conquistou a independência após o colapso da União Soviética. O país faz fronteira com o Cazaquistão, ex-líder em mineração de criptomoedas . Mirziyoyev, que foi eleito presidente em 2016, é considerado um líder mais aberto e pró-inovação do que seu antecessor, Islam Karimov.

fonte: https://www.coindesk.com/policy/2022/05/03/uzbekistan-publishes-crypto-regulation-framework-assigns-supervising-agency/

Share.

0