Quando os pneus devem ser substituídos?

março 15, 2021
Quando os pneus devem ser substituídos?
185
Views

Você sabe quando os pneus devem ser substituídos? Os pneus de um carro são uma das partes mais importantes do veículo, por isso é essencial que, de tempos em tempos, os pneus sejam substituídos por novos.

Você sabe quando os pneus devem ser substituídos? Os pneus de um carro são uma das partes mais importantes do veículo, por isso é essencial que, de tempos em tempos, os pneus sejam substituídos por novos.

Porém, muitas pessoas ainda não sabem quando os pneus devem ser substituídos.

Bem, caso essa seja a sua d√ļvida, ent√£o continue lendo esse conte√ļdo para descobrir!

Quando Os Pneus Devem Ser Substituídos?

Você sabe quando os pneus devem ser substituídos?
Você sabe quando os pneus devem ser substituídos?

Como dito antes, pneus em bom estado são importantes para garantir a segurança não só do motorista, mas como também de outras pessoas.

Afinal, um pneu muito gasto perde a sua aderência ao solo, estabilidade na estrada e até mesmo o seu desempenho.

Isso por acabar provocando acidentes e colocando a vida das pessoas em risco.

De acordo com o artigo 230 do c√≥digo de tr√Ęnsito brasileiro, o motorista que conduzir um ve√≠culo com pneus em mau estado de conserva√ß√£o, estar√° sujeito a sofrer uma penalidade de 5 pontos em sua carteira de habilita√ß√£o, uma multa de R$ 127,69 e at√© mesmo reten√ß√£o do ve√≠culo.

Sendo assim, reconhecer o momento exato para substituir os seus pneus é essencial! Porém, muitas pessoas ainda não sabem como descobrir quando um pneu está na hora de ser substituído.

Geralmente, um conjunto de pneus possui a validade de 5 anos. Mas, quantos quil√īmetros um pneu consegue rodar antes de ser trocado, ir√° depender de uma s√©rie de fatores diferentes.

Como por exemplo, os h√°bitos de condu√ß√£o do motorista, o clima da regi√£o, os tipos de estradas que dirige e os cuidados que tem com os pneus. Tudo isso acaba influenciando na vida √ļtil de um pneu.

Então, o ideal é ficar sempre atento quanto aos pneus para saber se já está no momento de substitui-los.

Fique atento ao TWI

Para isso, existe o TWI (Tread Wear Indicator), um indicador visual de quando o pneu j√° est√° bem gasto.

O TWI s√£o pequenas barras de borracha que ficam entre os sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade.

Quando chegam ao limite, isso significa que j√° est√° na hora de trocar os pneus, pois eles j√° est√£o bem gastos e sujeitos a sofrer uma autua√ß√£o a partir das autoridades de tr√Ęnsito, por estar infringindo a lei.

No entanto, a regra do TWI n√£o se aplica para pneus com bolhas, rasgos ou perfura√ß√Ķes. Em qualquer um desses casos, √© preciso trocar esse pneu de imediato.

Uma outra d√ļvida frequente √© sobre quantos pneus devem ser substitu√≠dos.

Bem, o ideal √© que seja feita a troca dos quatro pneus ao mesmo tempo, caso todos estejam nas mesmas condi√ß√Ķes de uso.

Porém, se não puder trocar os dois conjuntos de uma vez, então você deverá rocar os pneus do eixo traseiro, para melhor estabilizar o veículo.

Além disso, em alguns casos, é normal que um lado do pneu esteja mais próximo do TWI em comparação com outras partes.

Mesmo assim, ainda é essencial trocar o pneu para um novo. E, lembre-se de sempre mantê-lo calibrado de forma correta, para que o desgaste seja uniforme.

Portanto, se estiver precisando substituir os pneus de seu carro, vá até a Full Pneus, o maior centro automotivo da América Latina.

A loja oferece pneus de qualidade e de todas as marcas, por um preço ótimo, além de prestar um atendimento diferenciado para que você sinta-se à vontade e bem-vindo.

Conclus√£o

Você sabe quando os pneus devem ser substituídos?
Você sabe quando os pneus devem ser substituídos?

Em suma, substituir os pneus de seu carro quando os mesmos já estão gastos é essencial para garantir a sua segurança e conforto ao conduzir o veículo.

Caso o seu pneu j√° esteja bem gasto e, mesmo assim, voc√™ continuar usando, estar√° sujeito a sofrer uma multa e penalidade, se for pego por alguma autoridade de tr√Ęnsito.

Desse modo, é importante ficar sempre atento aos pneus, para saber quando devem ser substituídos.

Por fim, caso ainda tenha alguma d√ļvida em rela√ß√£o ao assunto, ou gostaria de acrescentar a sua opini√£o, ent√£o n√£o esque√ßa de deixar um coment√°rio!

Categoria:
Cars · Curiosidades · Dicas · Reviews · Technology

Olá tudo bem? Prazer Rafael Turbiani, estou aqui agradecendo por estar lendo mais um artigo de nosso site. Sou um dos redatores do viucomosefaz.com, vou lhe dizer um pouco sobre mim e meus interesses, tenho uma paixão gigantesca desde jovem por tecnologia e desenvolvimentos TEC. Sou amante da natureza. Sou estudante da área de tecnologia, e trabalho na área de criação de textos web baseados em SEO. Estou no viucomosefaz desde março de 2021. Estou aqui para lhe ajudar e proporcionar uma experiência completamente imersiva com nossos artigos e notícias TEC. Trazendo a você leitor a melhor experiência possível desde aprendizado a informação da atualidade. Assim podendo estar mais perto de vocês meus leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: © 2020 - Viu como se faz. All Rights Reserved.
Optimized with PageSpeed Ninja