Publicidade

Não é novidade que a internet e tecnologia vem facilitando tarefas do nosso cotidiano cada vez mais. Agora é possível até fazer um empréstimo pelo WhatsApp.

No entanto, você deve estar se perguntando se solicitar empréstimo pelo WhatsApp é algo seguro, e a resposta para isso é sim, entretanto é necessário ficar atento.

Nessa lógica, o WhatsApp possui um papel muito importante, dado que é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no mundo. Desse modo, é possível afirmar que é seguro realizar um empréstimo pelo app, por mais que existam diversos tipos de golpes pelo aplicativo.

Publicidade

Portanto, se você deseja conhecer algumas dicas essenciais para se proteger de golpistas e fazer o empréstimo da maneira mais segura, confira abaixo!

Fazer empréstimos pelo WhatsApp é realmente seguro?

Em uma primeira análise, é necessário que você tome algumas precauções, assim fazer o empréstimo via WhatsApp pode se tornar seguro.

Quando você for contratar o serviço pela Internet, a primeira coisa a se fazer é confirmar que está realmente lidando com uma empresa confiável, que possui um claro objetivo de fornecer o empréstimo com boas condições e taxas de juros e não apenas com pessoas que têm o objetivo de dar um golpe.

As empresas sérias que criam sua plataforma virtual valorizam muito a segurança da sua base de dados. Dessa forma, quando você desejar contratar um empréstimo pessoal online no WhatsApp, as informações que você enviar serão encaminhadas  diretamente a uma equipe da própria empresa, sendo confiável.

Mas uma pergunta recorrente das pessoas interessadas em fazer o empréstimo é “como saber se estou lidando com empresas sérias ou com golpistas?” Veja a seguir.

Dicas que garantirá que o empréstimo via WhatsApp seja seguro

1.Nunca faça o pagamento antecipado

Você deve ter em mente que financeiras e bancos sérios não possuem o costume de solicitar o pagamento de nenhum tipo de taxa de conveniência para a liberação do empréstimo. Inclusive, essa regra vale para modalidades de crédito também.

Quando você estiver no processo de empréstimo pelo WhatsApp e a empresa estiver cobrando algum tipo de depósito antecipado para garantir a liberação do crédito, não pense em pagar em qualquer circunstância, pois pode ser um risco de cair em um golpe.

2. Tenha certeza que o WhatsApp é oficial

Para ter certeza de que fazer o empréstimo pelo WhatsApp é seguro, antes de solicitar o empréstimo pelo aplicativo, tenha certeza que está em contato com o número oficial da empresa.

Para isso, você pode pesquisar na internet e nas páginas oficiais dos bancos ou instituições financeiras. Certamente, você irá encontrar o número oficial apresentado. Assim, tente observar se o selo de verificação consta no nome do contato.

3. Desconfie de ofertas muito atraentes

Mantenha-se atento na oferta feita de maneira direta a você, visto que quanto mais atraente ela for, maiores são as chances de que seja um golpe.

Nesse momento, é preciso manter a calma e respirar, consultar mais informações sobre a empresa antes de solicitar o crédito.

Afinal de contas, se você parar para pensar, não faz muito sentido uma empresa do nada entrar em contato com você oferecendo algo tão alto.

4. Cuidado com os links que você clica

Os golpistas utilizam o WhatsApp para promover muitos tipos de golpes distintos. Muitos deles conseguem clonar seu número de telefone ou sequestrar seus dados pessoais, o que pode gerar muita dor de cabeça e impactar financeiramente.

A maioria dos golpes é aplicada por meio do envio de um link via WhatsApp, que pode servir como uma “porta de entrada”, facilitando aos golpistas.

Em consequência de clicar nele, pode estar abrindo espaço para um desses criminosos virtuais e aplicar os mais diversos tipos de golpes não apenas em você e em seus contatos também.

5. Saiba como proteger o WhatsApp

Você pode proteger o seu WhatsApp contra fraudes sem ser necessário a espera do aperfeiçoamento na segurança do processo de transferência por parte das operadas de um número para outro chip. Para isso, há 4 pequenas dicas para te ajudar, veja:

5.1 Evite usar a verificação via SMS em duas etapas

Hipoteticamente, sequestrar uma linha não é um processo muito complicado. Qualquer um pode ter acesso ao número da vítima e consegue passar pela recuperação da senha, ainda mais caso essa seja configurada via SMS duas etapas.

5.2 Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp

A verificação em duas etapas do WhatsApp irá possibilitar ao usuário definir um código de seis dígitos que será exigido quanto ao mensageiro for instalado em outro dispositivo. Veja o passo a passo de como fazer:

  1. Acessa o aplicativo e toque em “Configurações”;
  2. Já em seguida clique em “Contas”;
  3. E agora em “Confirmação em duas etapas”;
  4. Clique em “Ativar”;
  5. Defina um código de seis dígitos;
  6. Prontinho, a verificação está ativada.

Vale ressaltar que em algumas situações pode ser que o WhatsApp peça para que seja adicionado um e-mail de recuperação caso você tenha esquecido o código que criou.

Nesse tipo de caso, é de extrema importância que esse e-mail esteja protegido pela verificação de duas etapas e que não seja via SMS.

5.3 Proteja seu Chip

Ativar um PIN de segurança ou um código PUK do seu chip, faz com que cada vez que o aparelho for reiniciado ou caso o chip seja colocado em outro dispositivo seja necessário inserir a senha do Sim Card para que o serviços da operadora funcione.

Esse tipo de proteção é muito recomendado em casos de roubo ou a perda do chip. Todavia, mesmo assim, é uma medida de segurança que não deve ser negligenciada.

5.4 Mantenha-se atento aos sinais

Se por acaso seu chip for clonado, seu smartphone não terá mais sinal disponível para acessar a internet ou realizar ligações. Portanto, se estiver sem conexão com a sua operadora por um longo tempo, tente ter conhecimento sobre o funcionamento da empresa.

Se estiver realmente constando que os serviços da empresa estão perfeitamente normais, entre em contato por algum canal da empresa para relatar o possível crime.

6. Pesquise antes

Se porventura, uma empresa entrou em contato com você pelo WhatsApp oferecendo um empréstimo e você se interessou, pesquise completamente na internet.

Esteja ciente que realizar empréstimos com instituições que possuem uma boa reputação no mercado são autorizadas pelo Banco Central.

Conclusão Sobre o Empréstimo no WhatsApp

Portanto, após esse artigo e todas as dicas apresentadas fica nítido que fazer empréstimo pelo WhatsApp é seguro sim, desde que você tome muito cuidado.

Assim, lembra-se de seguir de maneira atenta às dicas e dessa forma não acabar caindo e um golpe e acabar com prejuízos.

Abraço!

Share.

0