O auxílio Brasil é reconhecidamente o maior benefício social da atualidade, atende milhões de pessoas que se encontram em extrema pobreza e dessa forma ajuda as famílias em seus orçamentos financeiros.

No entanto, várias pessoas que estão inscritas no auxílio Brasil ainda tem dificuldades para fazer o acesso e consequentemente consultar os detalhes do benefício. Uma das maneiras mais usadas para fazer o acesso e saber os detalhes do auxílio Brasil é através do aplicativo oficial do benefício.

Portanto, aqui neste artigo vamos mostrar como consultar o auxílio Brasil pelo CPF. Vejam em detalhes como obter as informações que vão facilitar sua consulta. E assim saber como solicitar os melhores serviços do auxílio Brasil , confira!

O Que é o Auxílio Brasil

Um programa que agrega dentro de apenas um sistema de atendimento diversos outros programas que disponibilizam recursos para a população brasileira em geral como por exemplo:

  • assistência social,
  • saúde,
  • educação,
  • emprego,
  • e renda.

E o público específico que tem direito a participar do programa Auxílio Brasil, é a população que comprova baixa renda e é considerada em estado de extrema pobreza.

Mas o programa não se resume apenas a dar uma ajuda financeira aos pobres, a visão principal é dar oportunidade de crescimento e emancipação dessas famílias.

E o responsável pelo auxílio Brasil é o ministério da cidadania que tem como trabalho fazer o gerenciamento dos recursos e envios dos pagamentos mensais aos participantes.

Objetivos principais do programa Auxílio Brasil

Por se tratar de um programa vinculado ao governo federal, é bom sabermos quais são os principais objetivos do benefício e assim ver em detalhes como ele atua na população.

1 – Fazer a promoção da cidadania e assim garantir maior renda mensal e no orçamento financeiro das famílias. Todos esses detalhes fazem parte do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

2 – Trazer às crianças e adolescentes um crescimento em sua estrutura financeira mensal. Gestantes e famílias em estado de extrema pobreza podem participar ativamente no auxílio Brasil.

3 – Ajudar no desenvolvimento de crianças desde a primeira fase da infância, Seu foco principal é trazer mais saúde. Mas além disso, trazer mais desenvolvimento nas habilidades físicas, cognitivas, linguísticas e sócio afetivas.

4 – Fazer com que as crianças de creches tenham mais estruturas em suas dependências, e assim garantir mais desenvolvimento na educação.

5 – Fazer com que adolescentes e jovens em geral tenham mais envolvimento nas áreas de tecnologia científica de excelência.

6 – Gerar mais estrutura financeira às famílias que fazem parte do programa. Ou seja, dar mais condições e liberdade para quem se encontra em situação de extrema pobreza.

Mas afinal de contas, quem pode participar do programa

Para a população que deseja se inscrever no auxílio Brasil, é necessário preencher alguns requisitos que fazem parte do programa, como por exemplo.

  • Comprovar renda baixa. Ou seja, se adaptar ao requisito de extrema pobreza no Brasil.
  • Um nível acima de extrema pobreza também pode participar, é comprovando famílias em pobreza.
  • E também comprovar o estado de emancipação financeira.

Atualmente, a família que deseja se inscrever no auxílio Brasil deve ter renda percapta de apenas R $105,00 reais por mês. Dessa forma, ele vai conseguir fazer sua inscrição e consequentemente participar do benefício.

Como são feitos os pagamentos do Auxílio Brasil

Atualmente os pagamentos do auxílio Brasil são feitos através de contas que na maioria das vezes são digitais. Dessa forma, os participantes podem receber assim:

  • Poupança Social Digital;
  • Conta Corrente de Depósito à vista;
  • Conta Especial de Depósito à vista; e
  • Conta Contábil (plataforma social do Programa).

Caso o participante não tenha nenhuma outra modalidade de conta como as citadas acima, ele poderá receber o pagamento do benefício através da conta corrente.

Como consultar o auxílio Brasil pelo CPF

Pensando em facilitar os acessos dos usuários junto ao benefício do auxílio Brasil, o ministério da cidadania lançou um aplicativo que possibilita consulta feita através do CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.

Portanto, vamos mostrar em detalhes um pequeno passo a passo para fazer a consulta de saldo e como receber.

1 – Acesse sua loja de aplicativos em seu aparelho celular. O aplicativo está disponível para celulares android no Google play e para iOS Smartphones no Apple store.

2 – Depois de acessar, baixe o aplicativo e faça o download de maneira correta. Nesta etapa é preciso criar um nome de usuário e uma senha pessoal de acesso. Instale o aplicativo em sua tela inicial de celular.

3 – Informe os dados pessoais de acordo com que o aplicativo solicitar. Depois disso, basta inserir o número do CPF e consultar seu saldo, a data do pagamento e também quando estará disponível o saque.

O valor atual do benefício Auxílio Brasil é de R $600,00 reais por mês e a partir de setembro começam a ser pagos. Todos os participantes que estão inscritos de maneira legal podem receber.

Detalhes que fazem parte do Auxílio Brasil

Ficou decidido pelo ministério da cidadania que os cadastros serão reavaliados mensalmente pelo setor de administração do programa. Esta é uma maneira de verificar as condições de cada família participante e se eles ainda se encaixam nos requisitos que fazem parte do benefício social.

Também ficou decidido que as famílias inscritas legalmente no programa Bolsa Família serão migradas para o Auxílio Brasil. Para que os participantes tenham condições de receber é necessário estar cadastrado no CadÚnico de forma legal no programa.

Considerações Finais Sobre o Auxílio Brasil

A partir do dia 19 de setembro de 2022 os pagamentos da 9ª parcela deste ano vigente começam a ser realizados. Os beneficiários inscritos no NIS final 1 serão os primeiros a receber.

As contas do programa concluem que aproximadamente 20,2 milhões de participantes vão receber os pagamentos até o final de setembro.

Depois disso, o calendário de pagamentos vai se atualizando mensalmente e os participantes terão o direito de receber as demais parcelas.

Portanto, se você ainda não se inscreveu no programa Auxílio Brasil e tem condições de fazer parte do benefício, não perca mais tempo e inicie hoje mesmo seu cadastro.

Enfim, desejamos a todos os interessados que sejam bem sucedidos e assim consigam ter a disposição este grande benefício do governo federal. Boa sorte a todos!

Share.

0