Tesouro Selic o que é e como investir

InvestimentosTesouro Selic o que é e como investir

O Tesouro Selic é um dos investimentos de renda fixa mais conhecidos. Disponibilizado através do Tesouro Direto, um programa do tesouro nacional que permite que físicas e Jurídicas comprem títulos do governo emitidos pelo governo como investimento.

A plataforma do Tesouro Direto oferece aos investidores uma ampla variedade de títulos públicos. São aplicativos do governo federal para que você possa emprestar dinheiro e receber juros em troca. Uma das opções disponíveis é o Tesouro Selic.

Nos últimos anos, os brasileiros têm buscado alternativas da popular e velha poupança para investir. Além do baixo risco, a liquidez quase imediata, o tesouro Selic atrai muitos investidores que buscam melhor rentabilidade do que poupança, mas ao mesmo tempo podem precisar alterar o valor em curto prazo.

Sem falar que o investimento inicial nesse ativo é pequeno. Isso permite investir com pouco dinheiro.

O capital investido no Tesouro Selic pode ser usado pelo governo federal para financiar importantes áreas do país como educação, saúde e infraestrutura.

No passado esse título também era conhecido como LFT, que correspondia a contas financeiras do tesouro.

O que é o Tesouro Selic?

O que é o Tesouro Selic?

O Tesouro Selic é um título público emitido pelo governo. Isso significa que, quando você investe nele, está pedindo dinheiro emprestado ao governo. Tem o mesmo nome de taxa de juros, pois sua rentabilidade está atrelada à própria Selic – a taxa básica da economia brasileira.

Títulos públicos são oferecidos a investidores em larga escala desde 2002, a partir de uma parceria entre o governo federal e a Bolsa de Valores do Brasil. Antes dessa data, apenas pessoas jurídicas podiam fazer esse tipo de investimento.

Diversos aplicativos estão disponíveis na plataforma Tesouro Direto com diferentes condições e formas de rentabilidade. O Tesouro Selic é um título com remuneração que depende das variações da taxa Selic.

O maior benefício para esse tipo de investimento é a segurança e a lucratividade relativa. Nesse caso, o primeiro pesa mais do que o segundo: Afinal, praticamente não há risco de perda com o Tesouro do Selic, independentemente do prazo de aplicação e da data de amortização.

  • tipo: título público, renda fixa;
  • tomador: governo federal;
  • risco: baixíssimo;
  • liquidez: D+1 (dia útil seguinte ao resgate);
  • rentabilidade: taxa Selic + taxa fixa;
  • custos: IOF (30 primeiros dias), IR (tabela regressiva) taxa de custódia da B3 de 0,25% ao ano (para valores acima de 10 mil reais).

Em suma, o Tesouro Selic é um investimento de baixa complexidade e alta segurança, ideal para investidores iniciantes.

Tesouro Direto x Tesouro Selic?

A sigla SELIC se refere ao Sistema Especial de Liquidação e Custódia, taxa básica do país, por curiosidade. É utilizado pelo mercado bancário nacional e internacional para realizar operações em que Bunds são concedidos em garantia.

Tesouro Direto: é um programa lançado em 2002 pelo governo federal e pela bolsa de valores (B3) para a venda de títulos do governo a investidores privados por meio de uma plataforma simples e de fácil acesso.

Tesouro Selic: é um dos títulos do governo à disposição dos investidores para aplicar seu dinheiro.

Como investir no Tesouro Selic?

O primeiro passo para investir no Tesouro Selic é encontrar uma instituição financeira, uma corretora de valores pode lhe auxiliar. o investimento no tesouro Selic também pode ser realizado diretamente pelo site do Tesouro Direto, basta seguir as instruções.

O Tesouro Selic funciona de forma simples: você pede dinheiro emprestado para recuperá-lo com juros. Por ser gasto pela instituição mais segura do país, o governo federal, sua receita ficará sempre próxima a 100% do CDI.

você pode investir diretamente pelo site do Tesouro Direto, ou encontrar uma instituição financeira qualificada, que pode ser um banco ou uma corretora de valores. Se você não conhece nenhuma corretora de valores recomendamos a leitura do nosso artigo: As 3 melhores corretoras de valores em 2021-2022

A partir daí, todos os títulos comprados pelo investidor ficarão em sua conta de custódia na BM & FBovespa em seu nome e fluirão até o momento do pagamento.


Muitos Bancos Digitais atualmente estão facilitando o acesso a investimentos por meio de seus aplicativos, como a Nubank e o Inter, que estão se tornando referência no setor.

A corretora de valores será responsável por intermediar seus negócios, hoje a maioria dos corretores cobra Taxa 0 de administração para compras diretas de títulos do governo. A maneira mais fácil e recomendada é abrir uma conta no site de um corretor. Você pode fazer tudo online, de forma fácil e segura, sem sair de casa.

Qual a Rentabilidade do Tesouro Selic?

Os títulos do Tesouro Direto são aplicações em títulos de renda fixa e podem ter dois tipos de retorno: fixo e variável.

Com o prefixo, você investe nesse título sabendo que ele vai gerar uma certa taxa de retorno ao longo do tempo. Com o Postfixed, este valor é definido quando você opta por reembolsar.

No caso da Selic do Tesouro, a taxa de juros está atrelada a uma taxa de juros que pode ou não variar a cada 45 dias é pós-fixada. Ou seja: Essa remuneração consiste em uma remuneração fixa anual acrescida do valor da cotação Selic nesse período.

A variação da Selic entre o momento da aplicação e o vencimento do título é aquela que é paga em adição à remuneração fixa.

Considere a taxa básica de 4,25% ao ano. Divida por 12 e o retorno bruto é de 0,354% ao mês.

O Tesouro Selic traz 100% da taxa Selic, que nada mais é, a taxa básica fixada pelo Copom (Comitê de Política Monetária), que é responsável pela fixação da taxa básica em nosso país.

Para entender melhor como funciona a rentabilidade do Tesouro Selic, é importante entender como funciona os títulos de renda fixa. Afinal, é uma alternativa a essa classe de ativos. Neste, a lógica da rentabilidade é conhecida no momento da aplicação.

No caso do Tesouro Selic, é possível conhecer a taxa de juros anual – com base em 100% da Selic. Como você viu, esse é um tipo de retorno pós-fixado. Isso significa que não sabemos exatamente qual é a porcentagem de retorno dos títulos ao longo do tempo.

Como é cobrado o IR (imposto de renda) do Tesouro Selic?

o Imposto de Renda do tesouro Selic é calculado sobre os rendimentos e a sua alíquota regressiva pode ser vista na tabela a seguir:

Prazo de investimentoAlíquota de IR (%)
Até 180 dias22,5
De 181 até 360 dias20,0
Entre 361 até 720 dias17,5
Acima de 721 dias15,0

Alíquota de Imposto de Renda para o Tesouro Selic – Fonte: Receita Federal

Perceba que quanto mais tempo manter o Tesouro Selic na sua carteira, menor será a alíquota de IR a ser paga.

Qual a liquidez do Tesouro Selic?

Liquidez: D+1

A Liquidez do Tesouro Selic (prazo de resgate do investimento) é o dia em que o resgate é solicitado mais 1 (um) dia útil, após esse período o dinheiro fica disponível para saque da sua conta. Isso significa que se você solicitar o resgate hoje, o dinheiro estará em sua conta no final do próximo dia útil.

Se você ainda estiver com medo e for mais conservador, pode investir em fundos mútuos, como fundos de ações ou fundos imobiliários – FIIs porque eles têm menos volatilidade.

O importante é que você possa evoluir no seu conhecimento e inseri-lo cada vez mais em um portfólio de investimentos diversificado que corresponda aos seus objetivos.

Por isso, você deve se informar sobre o mercado financeiro e se manter atualizado mesmo depois de começar a investir.

Luiz Cavalcantihttps://viucomosefaz.com/editor-luiz-cavalcanti
Olá, Seja bem vindo!  Sou editor do Blog viu como se faz desde 2019, e a idéia do “viu como se faz” surgiu dentro de uma roda de amigos que sentiram a necessidade de um blog que envolvesse noticias recentes sobre finanças, consórcios, financiamentos, consórcios e crédito.. O viu como se faz é um projeto colaborativo que visa divulgar, apresentar e publicar DIY, Tutoriais e dicas práticas para os leitores do site. Entre em contato comigo através do [email protected]
Seja bem vindo ao blog viu como se faz. Este é um projeto colaborativo que visa divulgar, apresentar e publicar DIY, Tutoriais e dicas práticas para os leitores do site e que podem ajudá-los em seu dia a dia

Confira Também...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui