Como saber se é conta corrente ou poupança?

BlogComo saber se é conta corrente ou poupança?

Como saber se é conta corrente ou uma conta poupança? Essa dúvida é comum entre os clientes de bancos, em grande parte pelo fato de muitas vezes um estar vinculado ao outro.

Contas corrente e contas poupança parecem iguais, mas suas diferenças são bastante sutis e a sua função torna seus objetivo mais claro. Acredite em mim, nem todo mundo sabe dizer qual conta é qual.

Embora a maioria dos brasileiros use os serviços bancários no dia a dia, inclusive a caderneta de poupanças ser uma velha conhecida, muitas pessoas têm dúvidas sobre a escolha entre conta corrente e poupança e divergem e muito sobre quais são suas diferenças.

Então, vamos explicar tudo sobre os dois tipos de contas bancárias. Se você sempre quis saber a diferença entre conta corrente e conta poupança.

  • O que é uma conta corrente?
  • O que é uma conta poupança?
  • Quais as principais diferenças entre elas?

Para acabar com essas dúvidas, neste artigo iremos, entre outras coisas, descrever em detalhes o que é conta-corrente, quais economias existem, quais diferenças existem, como identificá-las.

Quais as principais diferenças entre conta corrente e conta poupança?

Quando o assunto é o serviço que cada tipo de conta oferece, a principal diferença é que o dinheiro não é recebido na conta corrente e sim na poupança. Portanto, a conta corrente é recomendada para valores que são utilizados no curto prazo, ou seja, além do pagamento da diária, para transferência e recebimento de dinheiro.

A conta poupança deve ser usada para ativos que não serão usados ​​no curto prazo e é recomendada para economizar dinheiro. Além disso, normalmente não há taxas para contas de poupança, enquanto taxas de serviço podem ser aplicadas para contas correntes.

A conta corrente é criada para transações de dinheiro diárias, como transferências e pagamento de contas, recebimento de dinheiro, compras etc. É seguro e rápido, mas não gera receita

Por outro lado, a poupança gera rentabilidade, ou seja, é uma conta que o cliente merece. Se o cliente economizou uma quantia de dinheiro entre as duas contas, é melhor mantê-la na conta poupança.

Isso ocorre porque a poupança permite que o dinheiro se mova (embora seja limitado em alguns casos), mas, mensalmente, o banco depositará os juros sobre o dinheiro que ainda está lá em sua conta poupança.

Existem maneiras simples saber se é conta corrente ou poupança, A começar pelo o cartão. Eles podem parecer iguais dependendo da agência bancária, mas têm características visuais diferentes, como o número da transação que está sempre no seu cartão.

Como saber se é conta corrente ou poupança?

Caixa

A diferença entre uma poupança e uma conta corrente na Caixa Econômica Federal geralmente está no número de operação da conta, seja ela conta corrente ou poupança o número está grifado no seu cartão físico.

O número de operação geralmente esta situado na frente do cartão e é um número de três dígitos entre a agência e o código da conta.

Operador 001: contas correntes
Operador 013: contas poupanças

Itaú

Se os dígitos forem 5 + 1, por exemplo 00000 0, é uma conta corrente;
Se for uma conta poupança integrada, o número da conta corrente é o mesmo, com distinção do código / 500.

Banco do Brasil

As contas corrente e poupança do Banco do Brasil são integradas. Isso significa que os números da agência e da conta são os mesmos.

O que distingue as duas, porém, é a variação numérica a ser preenchida na hora do depósito bancário. Os depósitos para contas correntes não têm variação, enquanto para contas de poupança com variação 51 devem ser preenchidos.

Santander

Com o cartão é possível distinguir a conta corrente e poupança do Santander. Na frente, a meio entre a agência e o número da conta, existem três números que indicam se é poupança ou cheque.

1234 060 1234567 8: se os dígitos do meio forem 060, é uma conta poupança;
1234 010 1234567 8: Se os dígitos do meio forem 010, é uma conta corrente.

Bradesco

Por fim, no Bradesco, o número da operação no cartão indica se se trata de conta corrente ou poupança. Os três dígitos são separados dos outros.

Se a operação for 013, a conta é uma conta de poupança, enquanto em 001 (ou 00) é atual.

O que é conta corrente?

A conta corrente é um modelo de conta oferecido pelos bancos que permite ao cliente movimentar e utilizar o dinheiro disponível assim como preferir.

De acordo com o banco central, todas as instituições bancárias brasileiras devem oferecer menos um tipo de conta corrente gratuita. A única exigência é a garantia de que os depósitos mensais sejam realizados em um valor mínimo a ser determinado por cada banco.

A conta corrente é o tipo de conta mais popular e, portanto, é usada por milhões de brasileiros. As funções mais comuns para esse tipo de conta incluem: receber salário, pagar contas, fazer transferências e outros tipos de transações bancárias.

De acordo com a definição do banco central, todas as instituições bancárias brasileiras são obrigadas a oferecer pelo menos um tipo de conta corrente gratuita. A única exigência é a garantia de depósito de um valor mínimo mensal, a ser determinado por cada banco.

O pacote básico e gratuito deve conter pelo menos:

  • um cartão de débito;
  • quatro retiradas por mês;
  • dois extratos bancários por mês;
  • duas transferências gratuitas por mês entre contas do mesmo banco;
  • dez folhas de cheques por mês.
  • Outros serviços, no entanto, podem ser cobrados separadamente.

O que é conta poupança?

Quais as principais diferenças entre conta corrente e conta poupança?
imagem / reprodução: pixabay

A caderneta de poupança, também conhecida como conta poupança, apesar de ser uma conta não deixa de ser uma forma de investimento. Em outras palavras, ele foi criado para reter o dinheiro que é ganho ao longo do tempo.

A caderneta de poupança é um tipo de conta mais fácil de abrir porque não requer comprovação de rendimentos. Além disso, o valor depositado na conta poupança gera automaticamente um retorno após 30 dias do depósito.

Por mais que tenha sido criada para manter reservas, a conta poupança permite movimentos – parcialmente restritos. Ao contrário de uma conta corrente, no entanto, não é apenas uma conta de depósito, mas uma forma de obter mais do seu dinheiro.

poupança possui rentabilidade de 70% da taxa Selic, caso a taxa selic etsiver acima de 8,5% ao ano. Mas, se a taxa Selic estiver abaixo de 8,5%, então a poupança rende 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (6,17%).

Segundo dados do Banco Central, atualmente, a taxa Selic está em 2% ao ano, então o rendimento atual da poupança é de 0,11% ou 0,12%, ou seja, 1,40% ao ano. Ou seja, se alguém deixar R $ 100 na caderneta de poupança hoje, terá R $ 101,40 em um ano.

Luiz Cavalcantihttps://viucomosefaz.com/editor-luiz-cavalcanti
Olá, Seja bem vindo!  Sou editor do Blog viu como se faz desde 2019, e a idéia do “viu como se faz” surgiu dentro de uma roda de amigos que sentiram a necessidade de um blog que envolvesse noticias recentes sobre finanças, consórcios, financiamentos, consórcios e crédito.. O viu como se faz é um projeto colaborativo que visa divulgar, apresentar e publicar DIY, Tutoriais e dicas práticas para os leitores do site. Entre em contato comigo através do [email protected]
Seja bem vindo ao blog viu como se faz. Este é um projeto colaborativo que visa divulgar, apresentar e publicar DIY, Tutoriais e dicas práticas para os leitores do site e que podem ajudá-los em seu dia a dia

Confira Também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui